Dom José divulga carta alentando iniciativas para Mês Missionário

Publicado em 25/09/2018 | Categoria: Notícias |


O arcebispo Dom José Francisco apresentou uma carta sobre o Mês Missionário,  alentando a todos os cristãos em participarem dessa vocação primeira de cada batizado, a Missão de Evangelizar.

 

 

 

Niterói, 17 de setembro de 2018.  

 

Campanha Missionária 2018

 

Prezados irmãos,

Aproxima-se o mês missionário. Sabemos que a missão é de Deus e nós somos chamados a ser seus colaboradores. Os batizados receberam “a missão de anunciar o Reino de Cristo e de Deus” e “de estabelecê-lo em todos os povos” (LG 5). Não podemos fugir dessa responsabilidade. Assim, “todas as Igrejas particulares, todas as Instituições e Associações eclesiais e cada cristão membro da Igreja têm o dever de colaborar para que a mensagem do Senhor se difunda e chegue até os últimos confins da terra” (CMi 1).  Em nossas comunidades apenas alguns missionários e missionárias partem para outras terras, porém, toda a comunidade tem o dever de participar ativamente na missão universal.

O mês de outubro é a rica oportunidade para nos animar na realização das atividades missionárias no Brasil e no mundo. Com o tema “Enviados para testemunhar o Evangelho da paz”, o objetivo do mês missionário é sensibilizar, despertar vocações missionárias e realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo de outubro (nos dias 20 e 21). Pedimos o seu empenho para que neste mês sejam feitas as novenas missionárias, a Oração dos fiéis específica e a Coleta. Por ocasião do encerramento do Ano Nacional do Laicato, durante a semana de 18 a 25 de novembro, também serão realizadas atividades missionárias: visita às famílias, palestras de conscientização missionária, celebrações nas paróquias.

A fim de incentivar uma melhor participação, o Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) preparou um roteiro, que segue em anexo, com sugestões para o uso do material da campanha, seja no mês de outubro, seja durante a Semana Missionária. O Conselho Missionário Diocesano coloca-se à disposição para maiores orientações.

Além do material que cada paróquia receberá, os materiais estão disponíveis na internet e podem ser multiplicados livremente: http://www.pom.org.br/campanha-missionaria-2018/

Certos de seu empenho nesse trabalho essencial na vida da Igreja, despedimo-nos com o abraço fraterno e o pedido a Deus que abençoe sua missão junto da paróquia.

 

                                 + José Francisco Rezende Dias                           Pe. Willian Cesar Teixeira da Silva

                           Arcebispo Metropolitano de Niterói               Assessor Eclesiástico do COMIDI

 

 

 

 

 

Sugestão para o uso do material da Campanha Missionária 2018

O material da Campanha Missionária contém: Cartaz, Novena, Mensagem para Dia Mundial das Missões, Santinhos, Envelopes, Orações dos fiéis e DVD. Pelo segundo ano, o cartaz e outros materiais da Campanha trazem o Zapcode. Para utilizá-lo basta baixar gratuitamente o Aplicativo Zappar no Smartphone (celular e tablet). Depois, ao direcionar o aparelho para o QRCode do material é possível assistir a um vídeo e acessar os conteúdos da Campanha Missionária.

Cartaz

Em comunhão com a arte dos materiais da Campanha Missionária de 2017, neste ano destacamos a alegria do Evangelho de uma Igreja em constante movimento. A arte mostra a Igreja, Povo de Deus, formada por diferentes sujeitos da missão (leigos e leigas, consagrados e consagradas, diáconos, padres, bispos e o papa), representantes de todas as idades e etnias. É a Igreja em saída, ad gentes, enviada a testemunhar a alegria do Evangelho em todo o mundo. O povo traz a Palavra de Deus, fonte da missão. As cores missionárias recordam a dimensão universal da missão.

Novena

O livrinho da Novena Missionária contém o roteiro de 9 encontros, com cantos e orações. Inclui a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões e vem acompanhada de um DVD. É um dos principais subsídios para animar a Campanha Missionária do mês de outubro. Em cada dia da Novena, sugerimos que seja trabalhado o método da Leitura Orante da Palavra que ilumina e orienta a nossa vida, na missão. O objetivo é criar comunhão, rezar, refletir e incentivar para o compromisso, tendo presente os diversos aspectos da Missão. A Novena pode ser feita pelos grupos de reflexão, grupos de rua, nas casas de família, nas comunidades ou escolas.

Mensagem do papa para o Dia Mundial das Missões

Com o título “Juntamente com os jovens, levemos o Evangelho a todos”, a Mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2018 encontra-se nas páginas centrais do livrinho da Novena. “Muitos jovens encontram, no voluntariado missionário, uma forma para servir aos “mais pequenos” (cf. Mt 25, 40), promovendo a dignidade humana e testemunhando a alegria de amar e ser cristão. Nossa sugestão é que a mensagem seja trabalhada com os grupos jovens em unidade com o Sínodo da Juventude que estará acontecendo na mesma época, e juntamente com a dimensão missionária da paróquia, motive-os a planejar e realizar ações de caráter missionária.

Santinho dos Padroeiros da Missão

O material traz a Oração da Campanha Missionária e sugerimos que seja distribuído na acolhida do Dia Mundial das Missões em cada paróquia.  

Envelopes para a coleta do Dia Mundial das Missões

O envelope deve ser utilizado exclusivamente para a Coleta do Dia Mundial das Missões, feita nas celebrações do penúltimo final de semana de outubro (este ano, dias 20 e 21). As ofertas devem ser integralmente enviadas às Pontifícias Obras Missionárias (POM) que as repassam ao Fundo Universal de Solidariedade para apoiar projetos em todo o mundo. Caso não receba envelopes pode fazer a coleta normalmente e enviar à diocese.

Orações dos fiéis                                                                                                                                                   

As orações dos fiéis para os cinco domingos de outubro incluem um comentário inicial e a Oração da Campanha. As orações encontram-se disponíveis em PDF e podem ser projetadas através de aparelho multimídia para que a comunidade, reunida em celebração, acompanhe e reze em sintonia com a temática da Campanha Missionária.

DVD

A Novena Missionária vem acompanhada do DVD, com destaque para os testemunhos missionários que vivem a alegria de anunciar o Evangelho em diversos contextos de missão. Os vídeos da Campanha  Missionária serão publicados semanalmente no Canal das POM no Youtube e na página das POM no Facebook.

 

Por Padre Ricardo Mota

Fonte: Arquidiocese e Niterói



Os comentários estão desativados.