Dízimo, uma experiência de Fé

Publicado em 28/02/2012 | Categoria: Destaques Editorial |

No segundo domingo de cada mês, a Paróquia São Francisco Xavier – Matriz , celebra a Partilha, mais conhecida por todos como Missa do Dizimista.

Coordenadora da Pastoral do Dízimo, Lucília Araújo

Leitura do texto do mês

Neste dia, é feito a leitura, pela coordenadora da pastoral, Lucília Oliveira Araújo, de um texto escrito pelo Pe. Josumar dos Santos, sobre a importância de ser dizimista.

Texto do domingo, 12 de fevereiro de 2012

Dízimo, uma experiência de Fé

O dízimo é experiência de fé que torna concreto e possível o sonho de fraternidade. Da consciência e prática do dizimista dependem em grande parte o dinamismo e a vida da comunidade.

O amor e a generosidade têm de caracterizar a nossa contribuição. Não se contribui para querer receber algo em troca, mas porque somos gratos a Deus, que nos dá tudo. O amor evidencia a nossa necessidade de agradecer.

Nosso coração deve ser a medida da entrega. O dízimo tem de provocar em nós um compromisso social de fé. Cada cristão precisa sentir no seu coração o apelo para se comprometer com a sua Igreja.

É uma oferta espontânea, comunitária, alegre e generosa, consciente e sistemática. Não é uma taxa, tributo para alívio da consciência. Contribuindo com o dízimo, o cristão está sendo ajudado e ajudando a sua Igreja a ser mais missionária e testemunhando e expressando sua fé.