Dia do Catequista

Publicado em 26/08/2012 | Categoria: Destaques Editorial |


 

Gratidão e Reconhecimento

 

O último domingo de agosto é o DIA DO CATEQUISTA. É com gratidão e reconhecimento que a Igreja comemora este dia. Ao celebrar o DIA DO CATEQUISTA queremos ressaltar que a vocação do catequista é a vocação do Profeta, aquele (a) que fala em nome de Deus e da comunidade a que pertence. Portanto, o chamado a ser catequista não é algo pessoal, mas obra divina, graça.

Queridos Catequistas de nossa paróquia, quero saudá-los e parabenizá-los pela bonita e importante missão que desempenham na ação evangelizadora da Igreja. O catequista deve ser sempre um discípulo e missionário de Jesus Cristo que procura viver na proximidade e intimidade do Mestre. Por isso a catequese deve propiciar este encontro com Jesus através da partilha da Palavra, dos momentos de oração e da vivência fraterna, pois a fé é, antes de tudo, um encontro com o nosso Mestre e Senhor.

Queridos Catequistas, o Senhor os chama para que, através da sua vida, da sua pessoa, da sua comunicação, a Palavra seja proclamada, Jesus Cristo seja anunciado e testemunhado. Vocês não são apenas transmissores de ideias, conhecimentos, doutrina, pois sua experiência mais importante está no encontro pessoal com Jesus. Sua VOCAÇÃO foi concebida no coração do Pai, para que pudesse chegar a todos a mensagem da vida: Jesus Cristo.

Sabemos das dificuldades que vocês enfrentam para realizar a sua missão. É a experiência do discípulo missionário que vai se conformando a Jesus, em meio a avanços, desafios e alegrias. É a experiência muitas vezes da cruz, do desencanto, da incompreensão e da sensação de abandono. Mas é acima de tudo a experiência da ação amorosa do Deus da Vida que os chama a continuar em pé, a serviço da vida e da esperança.

Queridos Catequistas, nesse dia acolha o abraço de gratidão de milhares de pessoas, vidas agradecidas, pela sua presença na educação da fé de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Parabéns catequistas, vocês que responderam Sim ao chamado de Deus e assumiram com amor a missão de serem catequistas em nossa paróquia, recebam a nossa gratidão e a nossa prece ao bom Deus, para que derrame bênçãos, saúde e paz em seus corações.

A benção amorosa do PAI, que cuida com carinho dos seus filhos e filhas, que um dia nos chamou a viver com alegria a vocação do discípulo missionário, esteja na sua vida hoje e sempre.

Pe. Josumar



Leia a saudação do Arcebispo Dom José Francisco para o dia dos catequistas:

Queridos Catequistas de nossa Arquidiocese de Niterói,

 

Na caminhada do Mês Vocacional celebramos, hoje, o Dia do Catequista. Nesta oportunidade, reafirmemos com São Pedro que só Cristo tem palavras de vida eterna, acreditando firmemente e reconhecendo que Ele é o Santo de Deus. Com essa certeza de fé, revigoremos nossa disposição para a vivência de nossa vocação de catequistas, chamados a testemunhar o sonho lindo de Deus, que se realiza no anúncio e no seguimento de Jesus em comunidade, participando da construção de uma sociedade justa e solidária, a caminho do Reino definitivo.

 

Em nome de Jesus – o Catequista do Pai -, quero agradecer de coração, a todos vocês Catequistas que exercem este importante ministério em nossa Arquidiocese de Niterói, colaborando em nossas comunidades e prolongando a presença do amor de Jesus.

 

Parabéns, queridos Catequistas, que Deus os abençoe e os recompense.

 

Com o carinho,

Dom José Francisco Rezende Dias

– Arcebispo Metropolitano de Niterói –

 

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jacinto Bergmann, também divulgou uma mensagem parabenizando e abençoando todos os catequistas.

 

 

Na mensagem, o presidente refere-se aos catequistas como discípulos, e agradece o trabalho de evangelização prestado. “Só podemos louvar a Deus pelo indispensável serviço prestado ao nosso povo de Deus, como catequistas, na educação da fé iniciando à vida cristã”, mencionou dom Jacinto no texto.

Veja abaixo a íntegra da mensagem

 Mensagem aos/às catequistas do Brasil

Neste ano de 2012, o que dizer, de coração, celebrando o Dia do/a Catequista dentro do Mês Vocacional, a todos/as os/as catequistas do nosso querido Brasil? Ano de 2012: ano que teve como Tema Central da 50ª Assembléia Geral da CNBB e resultou no Documento 97: “Discípulos e Servidores da Palavra de Deus na Missão da Igreja”?; ano que vivenciará o início do “Ano da Fé”, proclamado pelo Papa Bento XVI, marcando o 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II e o 20º aniversário da publicação do Catecismo da Igreja Católica?; ano que terá a XIII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos com o tema “A Nova Evangelização para a Transmissão da Fé Cristã”? Só estes três eventos, ligados diretamente ao nosso ministério bíblico-catequético, já fazem esse ano de 2012 especial!

Tendo tudo isso presente, só podemos louvar a Deus pelo indispensável serviço prestado ao nosso povo de Deus, como catequistas, na educação da fé iniciando à vida cristã. E, louvando a Deus, quero, em nome da “Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética” da CNBB, parabenizar a todos/as catequistas: o nosso Deus Trindade lhes cumule de toda a benção, sim, no sentido mais bíblico de benção: “garantia da Sua presença”. Nós precisamos, continuamente, no árduo ministério bíblico-catequético, desta “presença garantida do Senhor”!

E por falar em Bíblia, que contem a Palavra de Deus, reforça e anima o nosso ministério as palavras do Papa Bento XVI, escritas na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini: “A atividade catequética implica sempre abeirar-se das Escrituras na fé e na Tradição da Igreja, de modo que aquelas palavras sejam sentidas vivas, como Cristo está vivo hoje onde duas ou três pessoas se reúnem em seu nome (cf. Mt 18,20). A catequese deve comunicar com vitalidade a história da salvação e os conteúdos da fé da Igreja, para que cada fiel reconheça que a sua vida pessoal pertence também àquela história” (VD, n. 74).

Um abraço fraterno e caloroso,

Dom Jacinto Bergmann,

Arcebispo de Pelotas e presidente da Comissão Episcopal Pastoral Bíblico-Catequética da CNBB.



Uma resposta para “Dia do Catequista”

  1. marisa disse:

    Agradeço a Deus todos os dias por ter me chamado para tal missao.Rezo para que muitos venham caminhar conosco.
    Hoje foi um dia especial. estivemos juntos na manha de formaçao, e foi um encontro muito bom.
    Agradeço também ao Pe.Jô,Pe.Majela e Pe.Jorge pela dedicaçao e o carinho.
    Aproveito para deixar o meu respeito, o meu carinho a todos os catequistas de nossa paróquia. Deus é bom! Precisamos cada vez mais promover o encontro daqueles que ainda não O conhecem.
    Estamos precisando muito de irmaos que venham nos ajudar nesta missao EVANGELIZAR! Marisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Vídeos


Assista mais...

Notícias em Destaque

Encerramento das Festividades de São Luis Orione Celebrando a Caridade: São Luis Orione! Festa de Natal 2016: sua doação com destino certo Festejando o dia de São Francisco Xavier Assembleia Paroquial 2016 Capela das Almas Mês Vocacional Dia dos Pais Dia do Padre Festa Junina 2016 da Paroquia São Francisco Xavier Missa em memória de Santo Antônio Festa do Imaculado Coração de Maria Festividades em Honra ao Sagrado Coração de Jesus Padre Jô visita a Paroquia e nos encanta com seu canto e seu carinho. Dia da Ascensão do Senhor, dia das Mães e 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Nosso novo Pároco, padre Magno, seja bem-vindo! Batizados: os novos membros da Comunidade Paroquial Henrique: “Viver e dar a vida cantando o Amor!” Salve São Francisco Xavier, Padroeiro das Missões! Paroquianos homenageiam São Francisco Xavier Pe. Anísio fala da importância da confiança e dependência em Deus. Viva a Vida do Pe. Geraldo Dias! Romaria da Família Orionita ao Santuário de Aparecida do Norte Paroquianos participam da Romaria Arquidiocesana a Aparecida Missa na Capela Imaculado Coração de Maria: “Criai ânimo, não tenhais medo!” Missa da Ascensão do Senhor, Dia das Comunicações Sociais e Dom Orione Missa na capela São João Paulo II Festa na Capela Bom Pastor e Homilia do papa Francisco Assembleia Paroquial 2015 Missa de São Francisco Xavier Paróquia em Fests Missa de Nossa Senhora das Graças Movimento Shoenstatt unido pela Catedral O desafio da solidariedade Um dia voltado à ação social na Cachoeira Vigília Missionária, mais um passo rumo a unidade! Pascom comemora com missas o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais Caminhando rumo a Fraternidade Posse do Pe. Geraldo Dias, novo pároco da Paróquia. Inaugurada a Capela São Luiz Orione Pe. Jô é homenageado no “Encontro Musical” Novo endereço do site da Paróquia Novo Pároco da Paróquia São Francisco Xavier Dia de São Francisco Xavier Missa de Nossa Senhora das Graças Nossos jovens, protagonistas da história Assembleia Paroquial 2013: Recomeçar em Jesus Cristo! As Vocações na Igreja Semana da Família: o valor do testemunho transmitido Semana da Família 2013 Visita do Papa ao Brasil- Jornada Mundial da Juventude 2013 Missa dominical, com muitos motivos para render Graças Assembleia Paroquial - 2013 Peregrinação da Paróquia São Francisco Xavier Cristo ressuscitou! Feliz Páscoa! Caminhada da juventude com Cristo! Primeira Missa do Papa Francisco Primeiro Angelus – Papa Francisco Habemus Papam !!! Jorge Mario Bergoglio – Papa Francisco Bento XVI comunica a sua renúncia como Papa Paroquianos acolhem o novo Vigário Paroquial Saudade-Missao-Disponibilidade Celebração Eucarística - São Francisco Xavier Festejando São Francisco Xavier Celebração Eucarística da Crisma Festa da Pastoral de Conjunto Ano da Fé Uma análise geral do Sínodo Mensagem final do Sínodo O silêncio e a nova evangelização O papel o leigo na missão da Igreja Paróquia em Ação no mês das missões Paróquia Celebra o Dia Mundial da Missões Série 50 anos do Vaticano II Dia do Catequista Paróquia realiza assembleia para a construção da unidade paroquial Semana da Família Mensagem de agradecimento aos dizimistas Pastoral da Juventude Renovada Festa Junina 2012 Apresentação da Pastoral do Meio Ambiente Corpus Christ Em comunhao com a Santissima Trindade Apresentacao da pascom 20 de maio 2012 Missa de Pentecostes Missa da Ascensao do Senhor Festival de Massas Comunidade Dom Orione em Festa Missa Solene em Honra a Sao Luis Orione Dia especial dupla emoção conheca-as-pastorais-da-nossa-paroquia apresentacao-das-pastorais-mesc-e-mebes missa-do-domingo-da-pascoa missa-da-ceia-do-senhor vigilia-pascal Dízimo, uma experiência de Fé CF 2012 - Momento de Reflexão Posse do novo Bispo de Niterói