Crisma – O Sacramento da Confirmação

Publicado em 27/11/2014 | Categoria: Notícias |

Sacramento da Confirmação

“A Confirmação é o sacramento que completa o Batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo.”

O Catecismo da Igreja Católica ensina que a Confirmação – Crisma, pertence, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, aos três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica. Nesse sacramento, tal como ocorreu no Pentecostes, o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos, então reunida. Também nele o Espírito Santo desce em cada batizado que pede à Igreja o dom d’Ele, que é o Espírito Santo, dessa forma o sacramento encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo.

A Confirmação é o sacramento que completa o Batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo. Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Espírito de Deus, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder de Deus com palavras e atos. Essa pessoa agora é membro legítimo e responsável da Igreja Católica.

O efeito da Confirmação é a efusão especial do Espírito Santo, como no Pentecostes. Tal efusão imprime na alma um caráter indelével e traz consigo um crescimento da graça batismal: enraíza mais profundamente na filiação divina; une mais firmemente a Cristo e à sua Igreja; revigora na alma os dons do Espírito Santo; dá uma força especial para testemunhar a fé cristã.

O sacramento da Confirmação normalmente é presidido pelo Bispo, e nós teremos a alegria de receber em nossa Paróquia, no dia primeiro de dezembro, Dom Alano, bispo emérito de Niterói, que presidirá a celebração Eucarística, onde trinta e sete jovens de nossas comunidades serão crismados. No rito litúrgico da Santa Missa do Crisma o Bispo dá ao crismando um suave sopro para que se lembre de que está se tornando um soldado de Cristo, a fim de perseverar com bravura na fidelidade ao Senhor.

Portanto, este belíssimo sacramento da Confirmação completa o Batismo, por ele o fiel recebe o dom do Espírito Santo, faz um acordo com Deus, e assim, cheio dos dons do Espírito, é chamado a testemunhar o amor ao Senhor, se preciso for, a dar a vida uma vez que recebeu uma força especial para seguir Cristo até o fim de sua vida.

Rezemos pelos nossos jovens! Desde já um agradecimento especial aos catequistas de nossa Paróquia, pelo empenho e dedicação na formação, testemunho e acompanhamento daqueles que assumiram a missão em nossa Igreja.

Pe. Bruno Rodrigues

Jovens que serão Crismados em nossa Paróquia logo paroquia