Conheça o subsídio para o DNJ 2019

Publicado em 24/05/2019 | Categoria: Notícias Slideshow Home |

Jovens de todo o país são convidados a celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ) no dia 27 de outubro de 2019. Momento de comunhão e testemunho do Cristo Vivo entre os jovens, neste ano o DNJ tem como tema “Juventude e Políticas Públicas: uma história nos chama à civilização amor” e lema “Em vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10), em comunhão com a Campanha da Fraternidade:“Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça” (Is 1,27). Para contribuir com as dioceses para a organização da celebração, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB elaborou um subsídio que está disponível para compra como também o cartaz deste ano. Clique aqui para adquirir.

O subsídio traz como sugestão três encontros, um terço missionário e um roteiro de visita missionária. Todo o material tem como objetivo estimular a juventude a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, dando a contribuição da juventude para a construção de uma sociedade mais fraterna, em especial nas políticas políticas relativa aos jovens.

Os encontros do subsídio têm como objetivo apresentar de forma panorâmica o conceito de políticas públicas para a juventude, estabelecendo um relação com a identidade histórica dos DNJ’s e a Palavra de Deus, na promoção da vida humana; motivar as juventudes a viverem com fidelidade a sua vocação de discípulo missionário de Jesus Cristo e cultivar um coração solidário no ministério da cidadania para que todos tenham o direito a vida; despertar na juventude o ardo missionário, alicerçado no Evangelho de Jesus Cristo libertador, tendo em vista uma efetiva construção da civilização do amor, da justiça, da paz e da igualdade de direitos.

Para cada encontro, o subsídio traz um tema, texto introdutório, reflexão sobre um trecho bíblico escolhido, elementos pedagógicos para ambientação, sugestão de músicas e/ou filmes, indicações de documentos da Igreja para aprofundamento e perguntas para debate. No Terço Missionário, o subsídio apresenta um comentário para cada mistério e uma reflexão sobre um documento da Igreja para cada continente. Já no roteiro para missão, apresenta itens para a preparação das visitas nas casas e Rito da Bênção e orações.

História do DNJ

O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ acontece em todo o país todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto nos anos eleitorais, quando a data é alterada, como neste ano.

Confira os temas do DNJ desde sua criação:

1987 – DNJ: Juventude e Participação – Juventude, Presença e Participação.

1988 – DNJ: Juventude, Libertação na Luta do Povo – Mulher, Negro, Índio e Eleições.

1989 – DNJ: Juventude e Educação – Juventude, cadê a Educação?

1990 – DNJ: Juventude e Trabalho – Juventude: do nosso suor, a riqueza de quem?

1991 – DNJ: Juventude e América Latina – Latino-americanos, por que não?

1992 – DNJ: Juventude e Ecologia – Ouça o ECO(logia) da Vida.

1993 – DNJ: Juventude e AIDS – Um grito por solidariedade.

1994 – DNJ: Juventude e Cultura – Nossa cara, Nossa Cultura.

1995 – DNJ: Juventude e Cidadania – Construindo a Vida.

1996 – DNJ: Juventude e Cidadania – Quero ver o novo no poder.

1997 – DNJ: Juventude e Direitos Humanos – A vida floresce quando a Liberdade Acontece.

1998 – DNJ: Juventude e Direitos Humanos – Nas asas da Esperança gestamos a mudança.

1999 – DNJ: Juventude e Dívidas Sociais – Vida em Plenitude, Trabalho pra Juventude.

2000 – DNJ: Juventude e Dívidas Sociais – Jubileu da Terra, um Sopro de Vida.

2001 – DNJ: Políticas Públicas para a Juventude – Paz, Dom de Deus! Direito da Juventude.

2002 – DNJ: Políticas Públicas para a Juventude – A vida se tece de sonhos.

2003 – DNJ: Políticas Públicas para a Juventude – Lancemos as redes em águas mais profundas.

2004 – DNJ: Políticas Públicas para a Juventude – A gente quer fazer valer nosso suor… A gente quer do bom e do melhor.

2005 – DNJ: Políticas Públicas para a Juventude – Juventude vamos lutar! Chegou a hora do nosso sonho realizar.

2006 – DNJ: Políticas Públicas para a Juventude – Juventude que ousa sonhar constrói um Brasil popular.

2007 – DNJ: Juventude e Meio Ambiente – É Missão de todos nós. Deus chama: eu quero ouvir a tua voz.

2008 – DNJ: Juventude e os Meios de Comunicação – Queremos pautar as razões de nosso viver.

2009 – DNJ: Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida – Juventude em Marcha contra a violência.

2010 – DNJ 25 anos: celebrando a memória e transformando a história – Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência.

2011 – DNJ: Juventude e Protagonismo Feminino – Jovens mulheres tecendo relações de vida.

2012 – DNJ: Juventude e Vida – Que vida vale a pena ser vivida?

2013 – DNJ: Juventude e Missão – Jovem: levante-se, seja fermento!

2014 – DNJ: Feitos para ser livres, não escravos.

2015 – DNJ: Juventude construindo uma nova sociedade.

2016 – DNJ: Juventude e nossa Casa Comum – “Vou criar novo céu e nova terra” (Is. 65, 17)

2017 – DNJ: Juventudes em defesa da vida dos Povos e da Mãe-terra – “Os humildes herdarão a terra” (Sl 37,11)

2018 – DNJ: Juventude Construindo uma Cultura de Paz – “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem, Eu venci o mundo” (Jo 16,33)

Fonte: CNBB – Identidade Visual: Ateliê15