Celebrando o dom de servir

Publicado em 25/11/2012 | Categoria: Notícias |


Dentro da proposta de nossa Paróquia de intensificar a expressão da unidade, integrando os vários movimentos, ministérios e pastorais, foi realizada ontem, 24, a Festa da Pastoral de Conjunto, no encerramento do ano litúrgico.

A festa teve início com a Celebração Eucarística, às 19 horas, na Igreja Matriz e em seguida, todos foram convidados a participar de um momento de confraternização na Creche Dom Orione.


Missa

 

A missa foi celebrada pelo padre Geraldo Majela, que em sua homilia falou da alegria de estarmos todos reunidos na solenidade de Cristo Rei do Universo:

 –percorremos todo ano litúrgico e hoje a Igreja faz o seu encerramento , lembrando que Deus vencerá com o Amor e a caridade, o dom da salvação. A salvação passa pelo amor que Deus tem por nós e pelo amor que temos por Deus. A compreensão de Jesus sobre o seu projeto de Reino, estava completamente voltado ao projeto do Pai, um Reino de justiça e amor.

 

 

 

 

 

 

 

Oração de Renovação do Compromisso

Na missa, na hora da Oração da Assembléia, os membros de pastorais, movimentos e Capelas(Comunidades), fizeram a Oração de Renovação do Compromisso do Serviço na Paróquia ( leia a íntegra da oração no final deste post).

 

 

  Confraternização

 

Já no convite da festa, o pároco, pe. Josumar, enfatizou a importância da participação de todos os leigos que servem na Igreja:

–  É importante que tenhamos a participação das pessoas que trabalham nos diversos setores de evangelização em nossa Paróquia. Será um momento único de celebrar nossas conquistas, pedir perdão por nossas debilidades e pedir que a fortaleza divina nos ajude a empreender um caminho de evangelização sempre pautado na participação e na unidade.

 

 

Descontração e Alegria

No segundo momento da festa, na Creche Dom Orione, o clima era de confraternização, com muita alegria e descontração, os membros das diversas pastorais, movimentos e capelas(comunidades) participaram de um delicioso jantar, com música ao vivo, promovido pela Paróquia, contando sempre com a organização da Pastoral de Eventos.

 

 

 

 

 Hoje, dia que comemoramos o dia do leigo, pedimos que Deus continue enviando seu Espírito Santo para fortalecer  e animar todos os leigos que servem na nossa Paróquia.

 

 

Veja mais fotos da festa.


 

Oração de Renovação de Compromisso das Dimensões e Setores Pastorais

 

 

1- Nós, da Dimensão Comunitária Participativa nos comprometemos a trabalhar para revelar a dimensão íntima da Igreja, a sua identidade. Guiados pelo Espírito de Cristo, que convoca e reúne seu povo para viver a comunhão fraterna, queremos ajudar a formar uma comunidade de irmãos na fé, pela participação de todos, com seus dons e carismas para o bem de todo o corpo que é a Igreja.

2- Nós, os participantes da Dimensão Missionária, sabemos que evangelizar é a missão principal da Igreja. Portanto queremos reaprender com as primeiras comunidades cristãs e falar de Deus não só “para os de casa”, mas para o mundo autônomo e secular, para as gerações novas e para aqueles que se proclamam “sem-igreja”. Queremos ajudar a recuperar a identidade católica, atraindo novamente os católicos afastados e convocando toda nossa paróquia a uma retomada do dever missionário, do mandato de anunciar o Evangelho. Temos consciência de que é necessário que a mensagem de Jesus seja anunciada a um mundo mais amplo do que aquele que normalmente se compreende como Povo de Deus.

3- A Dimensão Bíblico-Catequética se compromete diante de Deus a ajudar na formação do povo de Deus a partir da catequese que fortalece a conversão inicial, permitindo que os Discípulos Missionários perseverem na vida Cristã. Orientados pela Palavra, queremos promover o processo de educação catequética pessoal e comunitária, inserindo crianças, jovens e adultos na vida da comunidade e oferecendo-lhes a oportunidade de descobrirem a riqueza do anúncio e testemunho do Evangelho de Jesus Cristo.

4- Nós que atuamos na Dimensão Litúrgica temos a nobre missão de ajudar a proporcionar o encontro da comunidade com Deus. Visto que a liturgia é o cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde emana toda a sua força, nos dispomos a ajudar a comunidade a experimentar a presença de Deus. Para que o povo de Deus tenha a força necessária para assumir sua missão no mundo, queremos, através das celebrações litúrgicas, proporcionar-lhe momentos de profunda espiritualidade, de vibração de contatos vivos com Deus e com os irmãos na fé.

5- Estamos aqui diante de Deus, como participantes da Dimensão Sócio Transformadora que deve manifestar a ação da Igreja presente no mundo, como fermento transformador. Assim, manifestaremos uma Igreja mais profética, mais solidária e comprometida na transformação da sociedade, ajudando a construir o Reino de Deus, especialmente junto aos marginalizados, oprimidos e excluídos. Nossos movimentos e pastorais constituem uma riqueza para a Igreja, pois revelam a sua abertura à sociedade, marcada por tantas contradições e conflitos. Portanto, nós queremos ser, com toda a Igreja, as vozes proféticas do Reino de Deus, questionando as estruturas injustas da sociedade e estendendo nossas mãos a toda espécie de sofredores . Seremos o sal na construção duma nova sociedade fundamentada na paz, na justiça e no amor de Cristo sempre vivo entre nós.

6- O Setor Juventude quer deixar ecoar aquilo que o Papa Bento XVI disse em sua visita ao Brasil: “Jovens, não desperdiceis vossa juventude. Não tenteis fugir dela. Vivei-a intensamente. Consagrai-a aos elevados ideais da fé e da solidariedade humana. Vós, jovens, não sois apenas o futuro da Igreja e da humanidade, como uma espécie de fuga do presente. Pelo contrário: vós sois o presente jovem da Igreja e da humanidade. Sois seu rosto jovem. A Igreja precisa de vós, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jovem a Igreja se apresentaria desfigurada.” Esse é o nosso desejo, esta é nossa meta, este é o nosso compromisso: rejuvenescer a Igreja com nossa fé, nosso entusiasmo, nossa vibração, nossa alegria, cada dia mais apaixonados e sempre seguidores do jovem Jesus de Nazaré, nosso modelo fundamental , nosso Rei, nosso Deus.

7- Nós, do Setor Família e Vida reafirmamos que a família, célula da sociedade, sempre recebeu grande atenção e preocupação pastoral da Igreja que a consagrou como “Igreja doméstica”. Nossa Pastoral Familiar quer ser um esforço pastoral de toda Igreja visando não só defender e promover o respeito à dignidade da família, seus direitos e deveres, mas também chamar a atenção para a importância e centralidade da família como o principal recurso para a pessoa, para a sociedade e para a Igreja.

8- O SETOR COMUNICAÇÃO de nossa paróquia assume a função de trabalhar para fortalecer os laços entre os organismos pastorais, movimentos e comunidades. Queremos continuar a criar oportunidades de convivência, de troca de experiências e de comunhão entre todos. A PASCOM quer ser elemento de comunhão, através do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação, para melhor colaborarmos na obra da evangelização.

9- Nós do SETOR EDUCAÇÃO E ENSINO RELIGIOSO, guiados pela palavra do grande Educador e pedagogo Jesus Cristo, respeitando as individualidades, onde cada um tem o direito de ser o que é, queremos contribuir para o melhoramento de nossa sociedade. Sabemos que construir o Reino de Deus requer um processo educativo para que as pessoas livremente assimilem, reconstruam e assumam a proposta de Deus no caminho da vida. E este deve ser o nosso esforço.

10- CAPELAS (COMUNIDADES): nós das comunidades pertencentes à paróquia de São Francisco Xavier, unidos em torno da mesa da palavra e da Eucaristia, nos comprometemos a continuar nossa caminhada de evangelização com alegria e simplicidade, fortalecendo nossas pastorais, animando nossas celebrações, apoiando nossa juventude e buscando sempre maneiras e estratégias novas para levar Jesus Cristo ao coração das pessoas. Não queremos nos contentar com aqueles que já participam da comunidade, mas vamos sair ao encontro dos afastados, interessando-nos por sua situação, a fim de reencantá-los com a Igreja e convidá-los a novamente se envolverem com ela.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Vídeos


Assista mais...

Notícias em Destaque

Encerramento das Festividades de São Luis Orione Celebrando a Caridade: São Luis Orione! Festa de Natal 2016: sua doação com destino certo Festejando o dia de São Francisco Xavier Assembleia Paroquial 2016 Capela das Almas Mês Vocacional Dia dos Pais Dia do Padre Festa Junina 2016 da Paroquia São Francisco Xavier Missa em memória de Santo Antônio Festa do Imaculado Coração de Maria Festividades em Honra ao Sagrado Coração de Jesus Padre Jô visita a Paroquia e nos encanta com seu canto e seu carinho. Dia da Ascensão do Senhor, dia das Mães e 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Nosso novo Pároco, padre Magno, seja bem-vindo! Batizados: os novos membros da Comunidade Paroquial Henrique: “Viver e dar a vida cantando o Amor!” Salve São Francisco Xavier, Padroeiro das Missões! Paroquianos homenageiam São Francisco Xavier Pe. Anísio fala da importância da confiança e dependência em Deus. Viva a Vida do Pe. Geraldo Dias! Romaria da Família Orionita ao Santuário de Aparecida do Norte Paroquianos participam da Romaria Arquidiocesana a Aparecida Missa na Capela Imaculado Coração de Maria: “Criai ânimo, não tenhais medo!” Missa da Ascensão do Senhor, Dia das Comunicações Sociais e Dom Orione Missa na capela São João Paulo II Festa na Capela Bom Pastor e Homilia do papa Francisco Assembleia Paroquial 2015 Missa de São Francisco Xavier Paróquia em Fests Missa de Nossa Senhora das Graças Movimento Shoenstatt unido pela Catedral O desafio da solidariedade Um dia voltado à ação social na Cachoeira Vigília Missionária, mais um passo rumo a unidade! Pascom comemora com missas o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais Caminhando rumo a Fraternidade Posse do Pe. Geraldo Dias, novo pároco da Paróquia. Inaugurada a Capela São Luiz Orione Pe. Jô é homenageado no “Encontro Musical” Novo endereço do site da Paróquia Novo Pároco da Paróquia São Francisco Xavier Dia de São Francisco Xavier Missa de Nossa Senhora das Graças Nossos jovens, protagonistas da história Assembleia Paroquial 2013: Recomeçar em Jesus Cristo! As Vocações na Igreja Semana da Família: o valor do testemunho transmitido Semana da Família 2013 Visita do Papa ao Brasil- Jornada Mundial da Juventude 2013 Missa dominical, com muitos motivos para render Graças Assembleia Paroquial - 2013 Peregrinação da Paróquia São Francisco Xavier Cristo ressuscitou! Feliz Páscoa! Caminhada da juventude com Cristo! Primeira Missa do Papa Francisco Primeiro Angelus – Papa Francisco Habemus Papam !!! Jorge Mario Bergoglio – Papa Francisco Bento XVI comunica a sua renúncia como Papa Paroquianos acolhem o novo Vigário Paroquial Saudade-Missao-Disponibilidade Celebração Eucarística - São Francisco Xavier Festejando São Francisco Xavier Celebração Eucarística da Crisma Festa da Pastoral de Conjunto Ano da Fé Uma análise geral do Sínodo Mensagem final do Sínodo O silêncio e a nova evangelização O papel o leigo na missão da Igreja Paróquia em Ação no mês das missões Paróquia Celebra o Dia Mundial da Missões Série 50 anos do Vaticano II Dia do Catequista Paróquia realiza assembleia para a construção da unidade paroquial Semana da Família Mensagem de agradecimento aos dizimistas Pastoral da Juventude Renovada Festa Junina 2012 Apresentação da Pastoral do Meio Ambiente Corpus Christ Em comunhao com a Santissima Trindade Apresentacao da pascom 20 de maio 2012 Missa de Pentecostes Missa da Ascensao do Senhor Festival de Massas Comunidade Dom Orione em Festa Missa Solene em Honra a Sao Luis Orione Dia especial dupla emoção conheca-as-pastorais-da-nossa-paroquia apresentacao-das-pastorais-mesc-e-mebes missa-do-domingo-da-pascoa missa-da-ceia-do-senhor vigilia-pascal Dízimo, uma experiência de Fé CF 2012 - Momento de Reflexão Posse do novo Bispo de Niterói