Festejando o dia de São Francisco Xavier

Publicado em 03/12/2016 | Categoria: Notícias |

Este ano os paroquianos da Paróquia São Francisco Xavier, em Niterói,   festejaram o dia do seu  padroeiro  participando do  Terço Missionário,  da Santa Missa  e  finalizando  com uma confraternização no salão paroquial.

terco-missionario-na-rua

O Terço Missionário.terco-missionario

Na abertura do terço o pároco, padre Magno,  falou sobre a importãncia do grande missionário:

“Hoje a Igreja Católica celebra o dia do patrono das missões, São Francisco Xavier. Este grande homem cruzou o mundo com o seu ardor apostólico e evangelizou diversos povos. Não se cansava e nunca desistia de testemunhar o Amor de Deus! Assim como Maria, mãe de Deus,  Francisco fez Jesus nascer nos corações das pessoas. Por isso estamos reunidos para rezarmos  este terço em honra a São Francisco Xavier, onde vamos recordar seus passos e juntos vamos refletir como podemos aprender com sua incansável missão.

Viva São Francisco Xavier, Viva Jesus Cristo”.

O Terço teve início, às 17 horas, na Praça Dom Orione e seguiu em procissão no entorno da Igreja, pelas ruas que a circundam. Cada um carregava balões brancos, representando as contas  da oração da Ave Maria e vermelhos para as contas da oração do Pai-nosso.

Cada comunidade de nossa paróquia rezou  um dos Mistérios, fazendo leituras iniciais reflexivas. A oração do terço terminou  no pátio,  na entrada da Matriz. Ao final os balões foram soltos, simbolizando o envio de cada um dos participantes na missão de evangelizar, a exemplo de seu padroeiro, que não media esforços para levar a Palavra de Deus  pelo mundo.

Missa Festiva

magno-iliadio-paulo-convidado

A celebração da Santa Missa, em comemoração ao dia do padroeiro, São Francisco Xavier, na Igreja Matriz, teve início às 19 horas, com a participação  dos padres Magno, Ilídio e Paulo , dos diáconos Alnir e Eduardo , do convidado, padre Zito, de São Pedro da Aldeia , dos paroquianos e dos membros das diversas pastorais, movimentos  e Capelas da nossa Paróquia.

O pároco, padre Magno , iniciou a celebração agradecendo a participação dos paroquianos e do serviço pastoral de todos as pessoas que participam dos diversos trabalhos em  nossa paróquia,  doando, com muito amor, os  seus dons e não escondendo o talento  que Deus deu a cada um, mas sim, multiplicando,   colocando os talentos   a  serviço do outro.

Na homilia,  o padre Ilídio falou um pouco da história do grande missionário, São Francisco Xavier, contando sobre o seu ardor de evangelizar e do nosso compromisso em irmos ao encontro do outro, uma Igreja em saída, como pede o Papa Francisco.

coral

Coral e Confraternização

Após a  missa, os paroquianos foram presenteados com a bela  apresentação do Coral Cantate Diem, regido pelo maestro Joabe Ferreira e em seguida foram convidados para participarem da confraternização com um bingo, no salão paroquial, como uma grande família.

sao-francisco-cartaz-da-missa-1024x778

Veja a  galeria com as  fotos  das festividades do dia do padroeiro.