Casamento Comunitário – 2018

Publicado em 02/12/2018 | Categoria: Notícias |

​O casamento foi comunitário, mas o momento foi  único e especial para cada casal e para as suas respectivas famílias.

Neste último sábado, dia 1 de dezembro,  às 11 horas, cinco casais participaram de mais um Casamento Comunitário, na Paróquia São Francisco Xavier, em São Francisco,  Niterói.

A celebração do Sacramento do Matrimônio foi presidida pelo diácono Alnir Coutinho, membro da pastoral da família,  que está a frente de todo  processo que envolve a cerimônia,  inclusive dando as informações necessárias para os noivos realizarem também o casamento no civil.

No espírito da Pastoral de Conjunto, a pastoral familiar  contou com  a parceria de outras pastorais, como as pastoral da música, do meio ambiente,  pastoral da comunicação , pastoral do batismo, secretaria paroquial e as duas cerimonialistas  , Catarina e Maria das Graças, que ajudaram os noivos e os padrinhos com os detalhes da cerimônia, amenizando um pouco o nervosismo que é natural nestas ocasiões.

O celebrante, diácono Alnir , citando o Evangelho de Mateus 22, 34-40, onde fala dos dois principais mandamentos na vida do cristão:   ‘`Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: `Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’,  falou para  os convidados e,  principalmente para os  noivos,  da importância destes dois mandamentos que  fortificam a união do casal e na construção da família, onde o Amor será  o alicerce desta aliança que selaram.

– A família é a maior instituição espiritual.  nela vocês experimentarão um  amor diferente  de todos, o Amor Partilha. Este amor os tornarão mais fortes nas diversas fases da vida  e situações que o mundo apresentará para vocês, completou o diácono.

Conscientização e orientação

A pastoral do Meio Ambiente  ofereceu  uma linda lembrança, mudas  para que os novos casais experimentem, no cuidado com as plantas e com a relação deles, o Amor pelo Planeta e com a Criação.

Os casais posam com as mudas recebidas, símbolo do cuidado diário que devem ter um pelo outro e com o Planeta.

O diácoco Alnir Coutinho abençoa as plantas .

Recepção no Salão Nobre da Paróquia.

Após a cerimônia os casais Luiz Alberto de Jesus e Paty Dayane da Conceição Lima; Francisco Silva de oliveira e Leila Regina Andrade da Silva; Marcos Rogério Inácio e Cíntia maria da Silva Santos; José Luiz Faustino e Dilcilene  Lemos da Silva e Felype Ramos Gonçalves e Leticia Amim da Costa, foram recepcionados no Salão Nobre da Igreja, com um lindo bolo, espumante para o tradicional brinde e refrigerante para os convidados.

A Paróquia São Francisco Xavier fica muito feliz em proporcionar este momento importante e especial para os casais  e deseja, invocando a intercessão do padroeiro,  que a benção de Deus os acompanhem em todas as fases desta nova vida.

O próximo Casamento Comunitário já está agendado para o dia 30 de novembro de 2019.

Veja aqui mais fotos da cerimônia