Capela São Luis Orione

Publicado em 21/02/2014 | Categoria: Notícias |

Uma história construída de fé e de esperança, na força do amor.

capela dom orione foto de 21 de fev 2014

Uma nova Comunidade Católica se inicia no ano de 2007, pela iniciativa do Padre José Maria e as leigas Zilair, Maria das Graças e Zeni. Inicialmente a sugestão era de que fosse dedicada a Nossa Senhora da Esperança, mas depois da informação, por parte de alguns moradores, de que já existia uma capela dedicada a este título mariano no Bairro da Ititioca, foi decidido e aprovado pelos participantes da Comunidade, que a capela passaria a se chamar Capela São Luiz Orione, em homenagem ao santo fundador da Ordem Orionita da qual nossos Sacerdotes fazem parte.

capela  primeira missa

A comunidade começou a funcionar nas proximidades do ponto final do ônibus 32, localizado na Grota. Mesmo sem ter local apropriado decidiram e marcaram a 1ª Missa, realizada no dia 15 de abril de 2007, às 15 horas, em frente ao Bar do Sr. Manoel, ao ar livre. Um grande número de paroquianos participou desta missa, momento significativo para a comunidade da Grota. A Capela Imaculada Coração de Maria foi a capela que disponibilizou os objetos sagrados e material litúrgico para a celebração. Por decisão da comunidade fixaram o 3º domingo de cada mês para a realização das missas, neste mesmo local, sempre às 15 horas.

capela coroacaoDia 20 de maio, por ser o mês de Maria, houve uma linda Coroação em homenagem a Nossa Senhora, com uma grande participação e gratidão da comunidade pela iniciativa. Os membros da nova Comunidade Católica da Grota estavam animados com a possibilidade de ter uma presença católica mais forte naquele lugar, onde havia tantas Comunidades Evangélicas e nenhuma Católica. Dia 24 de junho houve a comemoração de São João Batista e foi hasteado o quadro de São João, com grande queima de fogos. A comunidade se organizou e pratos típicos foram doados e vendidos após a missa, momento importante de confraternização e também de arrecadação para ajudar à Comunidade.

capela  primeira missa povo de Deus

Por solicitação da Associação de moradores mais uma missa por mês ficou agendada, sendo esta celebrada na Quadra do Bem Amado. Então, a partir de julho, a comunidade teria duas missas, uma no 1º domingo do mês na Quadra do Bem Amado e outra no 3º domingo do mês no ponto final do ponto de ônibus 32. As missas eram sempre celebradas pelo Pe. José Maria, iniciador da comunidade.

procissao

Dia 17 de maio de 2009, como no ano anterior a comunidade festejou o padroeiro da Capela, São Luis Orione, com procissão, saindo do final da Grota e caminhando até a Quadra do Bem Amado. Após a missa foi realizada a Coroação de Nossa Senhora, louvor, durante duas horas, com a Banda da comunidade de Nossa senhora da Conceição da Várzea, além de barracas de lanches doados pela comunidade. A partir desta data, percebeu-se que havia necessidade de um local próprio para a Capela.

terreno

Então iniciou a busca pelo terreno, várias propostas foram apresentadas, mas não estavam ao alcance da Comunidade. Em visita ao local, Padre Josumar, Pároco, olhou para o terreno em frente ao ponto final do ônibus 32 e logo imaginou a Capela naquele local. Foi procurado o dono do terreno, senhor Éder e foi feita a proposta da compra para ser construída a Capela.

capela livro de ouro

A comunidade católica paroquial se uniu para realizar esta compra, e com as doações do Livro de Ouro foi possível realizar este sonho.

.

capela terreno

A partir de então as celebrações começaram a ser realizadas na casa que foi mantida no terreno para esta finalidade. E no mês de agosto de 2013 iniciou-se nova campanha para a construção da capela no local que já pertence à paróquia.

Foram muitos os colaboradores que generosamente deram a sua contribuição, possibilitando que as obras se iniciassem em outubro de 2013.

capela dom orione obra

Amanhã, dia 22 de fevereiro de 2014, acontece a inauguração da majestosa capela que, como uma benção que vem dos céus, paira sobre a comunidade, as casas, as crianças e os adultos, os sofredores e os desesperançados.

Quem passa pela rua a frente da igreja pode sentir que dela emanam o convite para subir a montanha e buscar Aquele que é o único que pode nos dar a paz. Com a simplicidade e a beleza com que se manifestam as obras de Deus, podemos contemplar erguido mais um lugar sagrado, que deve ser um espaço de fé e de amor aos irmãos mais pobres e necessitados de Deus, como queria São Luiz Orione.

A inauguração da Capela de São Luiz Orione, na Grota, será amanhã,  às 17 horas. Teremos um ônibus saindo da Igreja Matriz,  às 16 horas.

Em breve será publicada uma galeria com  fotos desta bonita  caminhada da Capela São Luiz Orione

2 respostas para “Capela São Luis Orione”

1. marisa silva llisba disse:

Sonho que se tornou realidade. Força de uma comunidade!!! Saudades da minha querida amiga Zeni, que certamente nunca será esquecida por seus amigos.
    Parabéns Pe.Zé Maria, acho que deveria estar conosco no sábado e também certamente estará em nossos corações. Parabéns ao Pe.Jô que fez o sonho acontecer. Que São Luiz Orione abençoe a todos que colaboraram. Marisa

2. Pe. José Maria disse:

Desejo a todos da Comunidade São Luiz Orione, que de fato, vivam e sejam uma comunidade viva!

Parabéns a todos que durante estes anos estiveram firmes aí na luta, não irei citar nomes pois poderei esquecer. NO ENTANTO, GOSTARIA QUE ATE QUE COLOCASSE AÍ NO HISTÓRICO, INICIAMOS NA PORTA DO BAR DO SR. MANUEL E ZÊNIA, ELA FOI UMA GRANDE INCENTIVADORA TAMBÉM DA COMUNIDADE, QUE DESCANSE EM PAZ.
    Um agradecimento na pessoa do pe. JOSUMAR, a todos os da PARÓQUIA SÃO FRANCISCO XAVIER QUE SEMPRE MOTIVOU E INCENTIVOU A CRIAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DESTA IGREJA.
    QUE SÃO LUIZ ORIONE ABENÇÕE A TODOS!!
    OBRIGADO A TODOS!
    obr