Campanha da Fraternidade 2011

Publicado em 29/05/2011 | Categoria: Notícias |

Deus fez o céu e a terra, fez com muito carinho, fez o homem a sua imagem e semelhança, a natureza perfeita para viverem e conviverem em harmonia. Porém, hoje estamos vivendo tempos difíceis, onde a poluição, o desmatamento, a falta de água, está tomando conta do nosso mundo e para piorar a situação, também o egoísmo e o poder do homem, está destruindo esta beleza que Deus fez.

É preciso mudar isso!

Com o objetivo de concretizar ações voltadas para a Campanha da Fraternidade 2011, “Fraternidade e a Vida no Planeta”, a Paróquia São Francisco Xavier criou uma nova Pastoral, a do Meio Ambiente.

“Porque , assim como o corpo sem espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. “(Tiago 2,26)

Membros da pastoral do Meio Ambiente

A pastoral foi lançada na Missa dedicada a Campanha da Fraternidade, no dia 16 de abril, às 19 horas, na Igreja Matriz, onde os membros da pastoral foram apresentados à comunidade e abençoados pelo celebrante, Pe.Geraldo Mangela.

Na celebração, a Liturgia da Palavra convidou a comunidade a escutar o grito da Terra, e pediu o compromisso de todos de resgatar a vida no planeta, fortalecendo assim nossa missão como discípulos missionários.

Em sua homilia, o Pe. Geraldo enfatizou a revolta da natureza, não só no Brasil, mas também, no mundo afora, que está gemendo em dores de parto.

Outro gesto concreto da Campanha da Fraternidade, apresentado pela Paróquia, foi uma carta enviada para o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Sustentabilidade da Prefeitura de Niterói, Luiz Fernando Felippe Guida, solicitando uma atenção especial para a “coleta seletiva” de lixo dos bairros e comunidades nos quais a Paróquia atua, que são: São Francisco, Charitas, Jurujuba, Cachoeira, Grota do Surucucu e Preventório.

A carta foi lida na missa para que toda a comunidade tomasse conhecimento do conteúdo e se comprometesse com ele.

Leia a Carta Gesto Concreto