Batizados

Pastoral do Batismo

Batizar é proporcionar redenção, salvação, abrir fronteiras individuais para a obtenção da graça santificante.

Essa graça, dom gratuito de Deus, é extensiva a todos os seres humanos e independe de qualquer denominação criada pelo homem.

Seguindo a trajetória da nossa Igreja, que promove o batismo desde a sua criação, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, alicerçada nos dons a ela concedidos pelo Espírito Santo; a Pastoral do Batismo está firmemente empenhada na missão ordenada por Nosso Senhor Jesus Cristo “Ide e batizai a todas as criaturas” e sempre a postos para receber e ouvir os pais e os escolhidos para padrinhos, orientando-os para a consecução da missão divina.

Utiliza plantões de atendimento onde avalia e dá solução a todos os que nos procuram, ministra Encontro de Preparação para o batismo, acolhe e acompanha no dia do batismo.

O SACRAMENTO DO BATISMO

A palavra sacramento significa sinal.

Sinal do quê?

Sinal do amor de Deus para com a humanidade.

Apesar de nos afastarmos continuamente de nosso Criador, através do pecado. O Senhor e Nosso Deus pela sua imensa misericórdia deseja nos salvar.

Por isso, para nos revelar a si próprio, mandou ao nosso encontro o seu grande Sinal, Jesus Cristo, Nosso Salvador e Redentor, Sacramento do Pai.

Assim sendo, os Sacramentos não são somente sinais, eles são o próprio Deus presente nesses sinais.

O Batismo, junto com a eucaristia e confirmação ou crisma, formam os chamados sacramentos da iniciação cristã.

O Sacramento do Batismo dá ao batizado a condição de morrer para o pecado, e viver na vida nova trazida por Jesus Cristo. Neste sacramento somos marcados com o selo de Deus. Sua marca indelével vem e permanece em nós para sempre.

O Sacramento do Batismo apaga as marcas do pecado original e suas conseqüências, habilitando-nos, a vivermos a vida nova trazida por Cristo.

Infelizmente muita gente batiza seus filhos porque sempre foi assim; batiza-os por tradição, achando que seja um gesto milagroso, que irá resolver todos os problemas presentes e futuros. Mas quem assim o faz, não esta descobrindo de verdade o valor desse sacramento.

Porque devemos batizar?

– Para a nossa salvação;

– Para apagar o pecado original;

– Porque é um caminho para se tornar filho de Deus de verdade;

– Ser seguidor de Cristo em seu projeto do Reino de Deus neste mundo;

– Para ser membro da Igreja, que é o Cristo.

Símbolos do Batismo

A água:

Simboliza a vida. Pela água Deus nos transmite a vida divina.

A Vela:

Acende-se no círio pascal, que representa Jesus ressuscitado. Simboliza a união do batizado com Jesus Cristo.

O óleo:

Unge-se o peito do batizando com o óleo dos catecúmenos, antes que a criança seja batizada. Depois de batizada, unge-se sua cabeça com o óleo da crisma.

O óleo é símbolo de força, resistência e missão na messe do Senhor.

A veste branca:

Simboliza a vitória. Pelo batismo, nós somos vencedores do mal, do pecado e da morte, ou seja, ressuscitamos com Cristo para uma nova vida.

Responsabilidade dos pais e padrinhos

• Aos pais é confiada a continuação do projeto de bondade divina, sejam os primeiros que vivem anunciando a bondade de Deus.
  • Aos padrinhos, se exige que renunciem ao pecado e a todas as formas de mal, anunciando a fé na Trindade, em nome da qual o novo ser é batizado.

Conclusão

Assim concluímos que o Sacramento do Batismo nos aponta para a nossa missão de iniciados na fé cristã e seguidores de Jesus que nos revela ao Pai.

Clique nos links para  imprimir:

Tel.: 2711.1670 / Fax: 2610.4970

E.Mails:   secretariadaparoquia@gmail.com