Batismo: recebam os novos membros da nossa Comunidade Paroquial.

Publicado em 01/02/2016 | Categoria: Notícias |

As crianças são apresentadas para a comunidade, onde começam a participar da Vida Cristã.

No domingo, 31 de janeiro,  na Capela  Imaculado Coração de Maria,  pais e padrinhos  sentiram a felicidade e a importância  das suas crianças serem acolhidas e iniciadas na Vida Cristã e na Comunidade Paroquial.

Pela alegria da celebração, deu para notar que valeu o empenho de participar dos encontros preparatórios  que foram dados pela Pastoral do Batismo, durante os meses de novembro, dezembro e janeiro, para ver seu filhos e afilhados recebendo o Sacramento do Batismo.

“O batismo nos introduz na comunidade eclesial, onde vivemos a fé, a esperança e a caridade. Toda comunidade se alegra com a chegada de novos membros. É na comunidade que encontramos amparo, crescemos e amadurecemos em nossos compromissos cristãos”.

Sobre o Evangelho (Mt.28, 18-20) da celebração do Batismo,  o Pe. Geraldo levou os pais , padrinhos e toda a assembleia a pensar  sobre a importância do sacramento :

pe geraldo homilia batismo2

“Pelo Batismo nos tornamos irmãos em Cristo. Devemos amor e respeito uns aos outros.

O compromisso  agora é dos pais e padrinhos para depois ser assumido pela criança.

A Fé é como uma semente, precisa ser regada todos os dias para crescer. O Amor nos leva ao cuidado e a união.

Hoje , no Batismo, a semente  está sendo colocada no coração de cada criança. Pais e padrinhos precisam cuidar com muito amor e com fé, orientando , ensinando, para atender  ao pedido de Jesus: “Ide e fazei discípulos meus ….batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a observar tudo que vos ordenei”.

Não só hoje, mas continuem a acompanhar   o crescimento dos seus filhos e afilhados, inserindo eles na Igreja e na comunidade de fé”, finalizou o padre.

Unção Pré Batismal

Pe. Geraldo unge o peito da criança com o óleo dos catecúmenos.

Bênção da Água

Pe. Geraldo benze a àgua : Fontes do senhor, bendizei o senhor!

Promessas do Batismo

batismo pe geraldo fala para os pais e padrinhos

Durante a celebração toda a assembleia foi  convidada a renovar as promessas batismais, renunciando à escravidão provocada pelo pecado, ao egoísmo, à injustiça, as ilusões deste mundo e às tentações do mal. Confirmaram também a fé na Santíssima Trindade.

A hora tão esperada, o Batismo

Eu te batizo em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo

Unção Pós-Bastimal

batismo sinal da cruz testa

A criança é ungida com o óleo do crisma

Entrega da Vela

A vela do batismo é acesa no círio.

Recebam a luz de Cristo!

Consagração a Nossa Senhora

As crianças e toda a assembleia recebem a bênção final

As crianças se alegram junto com o padre Geraldo

logo paroquia horizontal

Esses são  os mais novos membros da Paróquia São Francisco Xavier:

• AGATHA DA SILVA RODRIGUES
  • ERICK KAUÃ PEREIRA CUNHA
  • FÁBIO NASCIMENTO MENDES
  • JÚLIA GOMES DE SOUZA BENEVENUTO
  • KETHELEN VICTÓRIA GAVEA SILVA
  • KEVIN SOUZA DOS SANTOS PEREIRA
  • LORRANA RODRIGUES TEIXEIRA
  • MAITÊ MARQUES APOLINÁRIO
  • NILCOLY RANGEL DE SOUZA SILVA
  • RAY BARBOSA DE SOUZA SILVA
  • TALIS NUNES DA SILVA
  • THAILA DOS PASSOS VIEIRA
  • YASMIN VICTORIA EVANGELISTA RODRIGUES
  • VITOR HUGO EVANGELISTA RODRIGUES

Vejam aqui todas as fotos da celebração

batismo-cristo1Símbolos do Batismo

A água:

Simboliza a vida. Pela água Deus nos transmite a vida divina.

A Vela:

Acende-se no círio pascal, que representa Jesus ressuscitado. Simboliza a união do batizado com Jesus Cristo.

O óleo:

Unge-se o peito do batizando com o óleo dos catecúmenos, antes que a criança seja batizada. Depois de batizada, unge-se sua cabeça com o óleo da crisma.

O óleo é símbolo de força, resistência e missão na messe do Senhor.

A veste branca:

Simboliza a vitória. Pelo batismo, nós somos vencedores do mal, do pecado e da morte, ou seja, ressuscitamos com Cristo para uma nova vida.

Vejam aqui todas as fotos da celebração

2 respostas para “Batismo: recebam os novos membros da nossa Comunidade Paroquial.”

1. JORGE SILAS LOPES DOMINGUES disse:

Precisamos saber qual horário para batizar meu neto ENZO MONTEIRO VERLY e sua programação para evento.