Arquidiocese de Niterói celebra o DNJ 2018 em setembro

Publicado em 09/08/2018 | Categoria: Notícias |

A XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” acontece em Roma, no mês de outubro, de 3 a 29.  No Brasil,  o Dia Nacional da Juventude (DNJ) será comemorado no dia 21, com a temática: “Juventude construindo uma cultura de Paz” e o lema “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem, Eu venci o mundo” (Jo 16,33).

O tema a ser trabalhado neste ano, teve por inspiração a Campanha da Fraternidade, “Fraternidade e superação da violência”, e a identidade do cartaz mostra o rosto de jovens que são vítimas da violência, porém esse mesmo jovem é protagonista na busca pela paz.

Na Arquidiocese de Niterói, o Dia Nacional da Juventude está sendo preparado pelo Setor Juventude, que envolve assessores e coordenadores vicariais,  sob a coordenação do Padre Marcos Vinícius, do Vicariato Lagos. O evento reunirá milhares de jovens pertencentes aos seis vicariatos da Arquidiocese, na Fundação Rincão do Senhor, no dia 30 de setembro.

Um material completo, para que os jovens possam se preparar para o DNJ, foi produzido e está à disposição para compra. É composto de cartaz, citações bíblicas, indicações de músicas, temas para reflexões, como: “Direitos Humanos”, “Cultura de Paz” e “Políticas Públicas para a Juventude”, além de um roteiro com 48 páginas, que darão dicas de como preparar  e organizar os encontros do grupo de jovens.

O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O DNJ acontece em todo o país no último domingo do mês de outubro, exceto nos anos eleitorais, quando a data é alterada, como neste ano.

Fonte: Arquidiocese de Niterói