A Voz do Pastor – SET 2019

Publicado em 03/09/2019 | Categoria: A Voz do Pastor Notícias |

Irmãs e irmãos, queridos de Deus:

Amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus. Quem ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que vivamos por ele (1 João 4,7-9).

Foi num retiro espiritual que a frase da 1ª Carta de São João saltou diante de mim. Por ela, eu pautaria o serviço episcopal que a Igreja esperava de mim: VIVAMOS POR ELE.

Neste mês de setembro, iremos ler a 1ª Carta de São João. É nela que encontramos as três palavras que definem Deus, além do que foram capazes todos os filósofos e teólogos juntos: Deus é amor. Só um amor assim nos tira da região sombria do medo e nos leva a confiar, se for o caso, de novo, na credibilidade da vida. Só ele nos fará viver.

Em 1942, foi escrito um livro chamado Cristianismo, puro e simples, um clássico da espiritualidade cristã, denso, simples e claro. Clive Staples Lewis, o autor, criado dentro das tradições da Igreja da Irlanda, tornou-se ateu na adolescência. Na idade adulta, por intermédio de um amigo, voltou a professar a fé cristã, tornando-se, a partir daí, árduo defensor do cristianismo até o fim da vida.

1. S. Lewis diz que a maioria que acredita em Deus afirma não crer em um Deus pessoal. É como se Deus deixasse de ser uma pessoa para se tornar um sistema, como se o mistério por detrás de todas as demais coisas tivesse de ser mais que uma pessoa. Lewis afirma que o pensamento judaico-cristão é o único paradigma que oferece alguma ideia de como seria o ser que vive atrás e além de todo o restante que existe. Quem pensa num Deus impessoal, pensa em algo menor que o pessoal.

A teologia é prática: o único propósito da teologia é o de nos trazer para a vida de Deus, para viver por Ele, com Ele e nEle. Se viver é uma aventura complexa, viver em Deus deveria ser muito simples: apenas deixar-se atrair por Ele.

Quem se recolhe em si para orar está tentando entrar em contato com Deus. Na verdade, mesmo que o sujeito não saiba, é Deus quem o está atraindo e capacitando para rezar. O mesmo Ser para o qual ele está orando, tentando alcançar, é o mesmo Deus que vive nele e para o qual ele vive, o mesmo que o faz seguir em frente, é a estrada e a ponte que terá de atravessar para atingir quem já estava, ali, na estrada e na ponte: Deus mesmo, em pessoa.

Na oração, somos arrebatados para um tipo superior de vida: a vida espiritual. Somos atraídos para Deus, e o Deus que nos atrai, na verdade, permanece em nós, para que permaneçamos nele. Essa é a condição indispensável, essencial. A iniciativa é dEle, totalmente dEle.

A história humana é uma história de iniciativas.

Se você for um geólogo, terá de sair em campo, atrás das rochas, pois elas não virão a você. E quando você for até elas, elas não fugirão. É você quem detém a iniciativa do projeto, elas não podem nem ajudar nem dificultar o processo.

Mas se você for um zoólogo, com o objetivo de fazer fotos dos animais selvagens no habitat natural, será um pouco diferente de estudar pedras. Eles não virão até você, e poderão, inclusive, fugir. Esse é um sinal de iniciativa da parte deles.

Agora, vamos supor que você queira conhecer uma pessoa: serão necessárias duas iniciativas para que a relação aconteça, embora a iniciativa nunca seja igualmente dividida. Alguém sempre quer mais.

No caso da relação com Deus, a iniciativa é dEle, é Ele que sempre quer mais. Se Ele não se revelar, nada do que fizermos irá possibilitar o encontro. Deus toma a iniciativa e respeita nossa contrapartida. A luz do Sol não tem favoritos, mas não pode ser refletida num espelho velho, sujo e quebrado, tal como num espelho novo e limpo.

O instrumento pelo qual vemos Deus é o nosso ser. Se nosso ser não for mantido limpo e brilhante, a imagem refletida será embaçada. Será como tentar enxergar a lua num telescópio sujo. Essa é a nossa parte na iniciativa. Nossa iniciativa será sempre a de nos oferecermos como espelhos que refletem a luz de Deus em todo seu brilho.

Hoje, encontramos uma nova religião por semana, uma em cada esquina: muitas iniciativas que não conseguem esperar pela iniciativa de Deus. São religiões do mercado self-service, delivery, como entrega de pizza. O mundo anda cheio de gente que encontrou um velho binóculo em casa e saiu por aí, corrigindo os astrônomos.

“Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que vivamos por Ele”.

A iniciativa é de Deus. Nossa, é a resposta. O jeito de Deus ser Deus é sempre doando o que há de melhor em si, sem medidas, sem fita métrica. É assim que Ele se manifesta a nós. A 1ª Carta de São João captou a mensagem como nenhum outro escrito foi capaz de fazer.

Vivamos por Ele.

Em setembro, mês da Bíblia, vivamos ao brilho que irradia da 1ª Carta de São João.

Deixo a todos a minha bênção, e o meu confiante pedido de orações.

+ Dom José Francisco Rezende Dias
Arcebispo Metropolitano de Niterói