A paz que Jesus veio nos trazer

Publicado em 13/08/2016 | Categoria: Mesa da Palavra |

liturgia

Liturgia da Missa – Reflexão sobre a Mesa da Palavra

para o  XX Domingo do Tempo Comum – Ano C

Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra! Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra.’ Lc. 12, 49-53

Havia muitos problemas na vida de uma mulher. Ela se sentia sofredora, cansada com o tanto de confusões em que se metera. Toda noite quando fazia as orações, ela pedia com muita força e ênfase que as suas questões fossem solucionadas, que vivesse enfim em grande paz. Então aconteceu aquilo que ela passou a considerar mesmo como grande milagre: de uma hora para outra não havia mais problema a ser solucionado. Tudo se tornou calmo e tranquilo, todas as pessoas e coisas em volta na mais perfeita ordem. Passaram-se os dias e a vida funcionava tal qual um relógio. Foi então que a moça começou a ficar entediada. Nada acontecia, nada necessitava de sua intervenção, nenhuma coisa lhe desafiava. Tudo ocorrendo maravilhosamente. Por incrível que pareça aquela vida foi se fazendo enfadonha e sem graça. Mais uns dias e ela já estava se cansando, mesmo sem fazer nada, ainda mais do que naqueles tempos em que vivia imersa nos problemas. Chegou mesmo a hora em que ela começou a perder o sentido da vida.

Geralmente se considera a paz de duas maneiras equivocadas. A primeira é aquela da qual os guerreiros costumam falar: para haver paz prepare-se para a guerra. Algo como a pax romana, uma paz construída pela diferença tremenda de força entre dois exércitos, ou pela igualdade de poderes entre eles, o que pode ser exemplificado pelo funcionamento político do mundo nos tempos da “guerra fria”.

A outra maneira ilusória de se ver a paz diz respeito à historinha de hoje. A paz como a ausência de problemas. A paz como pasmaceira geral, a paz sem movimento, a paz da morte e esta jamais poderia ser um milagre, tal qual imaginou a nossa personagem.

Definitivamente que não é desses dois tipos de “paz” que Jesus vem nos falar nesse Evangelho difícil do próximo domingo. A paz que ele apresenta para ser vivida pelos seus seguidores é aquela que carrega em seu bojo uma tensão. A ela podemos dar o nome de “tensão criativa”, aquele espaço de incômodo com os conflitos que faz com que nos sintamos desafiados a equacioná-los, ou seja, o cristão poderá viver em paz mesmo em meio às perseguições e grandes problemas.

Não tenho a menor dúvida de que o “emprego” mais complexo, complicado e difícil de ser desempenhado é o de papa. Nem dá para imaginar o quanto de tensões, de conflitos, de brigas de poder, de gente que não gosta do jeito como está sendo conduzida a barca de Cristo, das críticas, de problemas políticos, sociais, éticos… Mesmo com tamanho peso em suas costas, sempre que ouço Francisco falando, ou quando leio algum texto dele a primeira coisa que me vem é que ele, mesmo em meio a tantos e tão grandes conflitos, vive em grande paz.

Várias vezes nos Evangelhos podemos ver Jesus a nos oferecer a paz, a nos trazê-la para que usufruamos dela e assim, entendendo-a desses jeitos mais comuns que nos foram ensinados, ao nos depararmos com essa passagem, pode bem ser que se sinta certa confusão. A paz de Jesus, bem o sabemos, acontece na tensão de se ter que tomar em vários momentos da vida decisões radicais e essas sempre provocam conflitos, ou na linguagem evangélica, as tais divisões.

mar calmo e mar que mexido que nos move

Então, essa paz que Jesus nos traz nesse domingo será a paz oposta ao marasmo, aquela paz de se deixar a “vida me levar, vida leva eu”, ao contrário construir a paz é se colocar como senhor e senhora das próprias decisões. A paz de Jesus é a paz de quem decide e cada um de nós se constitui basicamente das decisões que vai tomando pela vida afora. Más decisões provocam maus caminhos. E maus caminhos levam a finais indesejados.

A paz de Jesus jamais é egoísta, uma paz alienada de quem se fecha num “castelo mágico” longe dos problemas do mundo. Trata-se da paz engajada de quem está comprometido com as pessoas à sua volta, considerando em meio a elas os pequenos e excluídos.

Contextualizando o texto dentro da moldura em que foi redigido, poderemos ver que aqueles não eram tempos fáceis para os seguidores de Jesus. Havia perseguições, havia mal entendidos, havia gente que acreditava no Messias, enquanto outros desacreditavam totalmente dele e isto numa mesma família até. Nesse sentido pode-se ver também a questão do batismo ao qual Jesus se refere. Escrito pós-ressurreição tal batismo quer nos recordar o batismo de sangue que nosso Senhor viveu para nos salvar.

Pistas para reflexão durante a semana:

– Que paz tenho buscado?

– O que significa o fogo que Jesus veio trazer em minha vida?

– Fujo dos problemas, ou os enfrento?

Fernando Cyrino