A Igreja é una e santa.

Publicado em 27/08/2014 | Categoria: Notícias |

O Papa na audiência geral alertou para o pecado grave da divisão

MP3

A Igreja é una e santa – foi este o tema da catequese do Papa Francisco na audiência geral desta quarta-feira dia 27 de agosto:

“É una porque tem a sua origem em Deus Trindade, mistério de unidade e comunhão plena. A Igreja é pois santa, fundada em Jesus Cristo, animada pelo seu Espírito Santo, repleta pelo seu amor e pela sua salvação. Ao mesmo tempo, contudo, é composta por pecadores, que fazem experiência em cada dia das próprias fragilidades e das próprias misérias.”

A unidade e santidade não são obra nossa mas provêm de Deus – afirmou o Santo Padre. Na verdade, Jesus, quando estava para oferecer a sua vida por nós, rezou ao Pai pela unidade da Igreja, pedindo que todos os seus discípulos vivessem unidos com a Santíssima Trindade e uns com os outros.

“É aquilo que somos chamados continuamente a reler e meditar, numa das páginas mais intensas e comoventes do Evangelho de João, o capítulo dezassete. Como é belo saber que o Senhor, antes de morrer, não se preocupou consigo próprio, mas pensou em nós!”

Dos crentes da Igreja primitiva diz-se que formavam «um só coração e uma só alma» – recordou o Papa Francisco – e S. Paulo não se cansa de lembrar aos fiéis das suas comunidades que são todos «um só corpo».

Entretanto a experiência mostra-nos que há tantos pecados contra a unidade – continuou o Santo Padre:

“E não pensemos apenas nas heresias ou nos cismas, mas em faltas muito mais comuns, nos pecados “paroquiais”: com efeito, as nossas paróquias, chamadas a ser lugares de partilha e comunhão, infelizmente aparecem marcadas por invejas, ciúmes, antipatias. É verdade que isso é humano, mas não é cristão!”

O Papa Francisco recordou neste momento as divisões entre os cristãos e afirmou que a divisão é um dos pecados mais graves numa comunidade cristã, porque torna-a sinal, não da obra de Deus, mas da obra do diabo.

“Numa comunidade cristã, a divisão é um dos pecados mais graves, porque torna-a sinal não da obra de Deus, mas do diabo o qual é, por definição, aquele que divide, arruína as relações, insinua preconceitos…”

Desta forma, o Santo Padre afirmou que Deus, pelo contrário, quer que cresçamos na capacidade de nos acolhermos, perdoarmos e amarmos, para nos parecermos cada vez mais com Ele que é comunhão e amor. O Papa Francisco terminou a sua catequese formulando uma prece:

“Peçamos sinceramente perdão por todas as vezes em que fomos ocasião de incompreensão no interior das nossas comunidades, conscientes de que não se alcança a comunhão senão através da uma contínua conversão.”

O Papa Francisco saudou também os peregrinos de língua portuguesa presentes nesta audiência:

“Saúdo cordialmente os peregrinos de língua portuguesa, de modo especial os grupos brasileiros de Porto Alegre e de Santo André, que aqui vieram movidos pelo desejo de afirmar e consolidar a sua fé e adesão a Jesus Cristo: o Senhor vos encha de alegria e ilumine as decisões da vossa vida, para realizardes fielmente a vontade do Pai celeste a vosso respeito. Rezai por mim. Não vos faltará a minha oração e a Bênção de Deus.”

O Papa Francisco a todos deu a sua bênção! (RS)