Estudo e Reflexão sobre o Concílio Vaticano II

Publicado em 05/07/2017 | Categoria: Notícias |

Promovido pela Comunidade Fé e Vida, como missão, teve início na terça, dia 4,  os encontros de formação para estudo e reflexão sobre a a imensa graça de Deus que foi o Concílio Vaticano II para todos nós.

vaticano II 1 encontro

Neste primeiro encontro, o orientador, Fernando Cyrino,   apresentou para os participantes  os primeiros Concílios na  Igreja 1º Milênio, desde de Niceia I até Cosntantenopla IV, na Idade Média, de Latrão I até Vienne, na Reforma, de  Constança até Trento e  na Modernidade, de Vaticano I a Vaticano II.

vaticano fernando

O Cyrino falou também sobre como era o mundo antes do Vaticano II, com seus antecedentes religiosos, a abertura do Concílo Vaticano II,  em 11 de outubro de 1962 , o discurso de abertura,  os quatro eixos do Concílio e sobre o Santo homem do Concílio Vaticano II, o Papa João XXIII, que para muitos era um “inexperiente” ao convocar um concílio logo no início do seu pontifício. Só que eles não contavam com uma coisa muito importante, O Espírito Santo:

JoaoXXIII

“Vou abrir a janela da Igreja para que possamos ver o que acontece do lado de fora e para que o mundo possa ver o que acontece na nossa casa”.

Papa João XXIII

Neste primeiro encontro foi apresentado o passado, no segundo,  que será nesta quarta, dia 5, após a missa das 19 horas, no Salão Paroquial,  da Igreja Matiz de São Francisco Xavier, será apresentado  o futuro.