Assembleia Paroquial 2016

Publicado em 26/11/2016 | Categoria: Notícias |


Pensando o Encontro

 
A Assembleia não começou neste sábado, ela já estava sendo preparada por uma comissão criada para pensar os objetivos e metas a alcançar,   tendo início com um questionário que foi enviado e  preenchido pelos coordenadores, juntamente com os membros das suas pastorais, movimentos e capelas, expondo o perfil de cada uma e pedindo para informarem três principais  pontos positivos  e negativos da Paróquia  e quais  as ideias concretas para que a Paróquia evangelize mais e com Amor nos próximos dois anos. 
pe-magno-assembleia-2016
Já neste sábado, foi iniciada com a Santa Missa, celebrada pelo Pe. Magno, que acolheu com muito carinho todos os coordenadores das pastorais, movimentos e representantes das Comunidades e Capelas, que foram aprofundar o papel do leigo na Igreja,  como diz o documento da CNBB: “Cristãos Leigos e Leigas, na Igreja e na Sociedade, Sal da Terra, Luz do Mundo”,  “para juntos, como Igreja, nesta Assembleia, participar da construção do Reino de Deus :  Que este dia seja proveitoso para que possamos avaliar e direcionar o nosso caminho”, acrescentou o pároco.
assembleia-2016
 
Ausência
 
Padre Magno explicou a ausência do padre Paulo, que juntamente com dois membros da nossa comunidade paroquial, a Debora e o Pedro, estão representando a Paróquia, no Encontro  de Lideranças, da Arquidiocese de Niterói, que também acontece neste sábado,  em Tanguá.
 
 
 
Homilia
 
 
Padre Magno apresentou  um resumo da  introdução do documento 107 da CNBB, que fala da importância do leigo e leiga na vida da Igreja e lançou um convite para estudarmos o documento: “todos são chamados a pregar e testemunhar os valores do Reino”.
 
Em seguida, a palavra foi passada para o padre Ilídio que agradeceu a Deus por nos proporcionar  este momento especial de encontro,  partilha  e reflexão de  propostas para seguir com o nosso compromisso pastoral. 
 
Pe. Ilídio  agradeceu também a participação do Sr. Antônio, Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão , que mesmo se recuperando de uma cirurgia fez questão de participar da Assembeia, contribuindo com a sua experiência pastoral. 
 
Iniciando a sua palestra o Pe. Ilídio, falou  que assim como no início da evangelização, com os apóstolos,   Jesus nos pede que coloquemos os nossos dons à serviço, em comunhão com todos: “A graça de Deus trabalha em cada um , chamando para o serviço pastoral”. 
 
 

padre-ilidioUnidade dentro da diversidade de dons

 
O padre  falou da importância de ouvir o outro:
“Ouvir é muito importante para saber qual é a necessidade do outro. É na diversidade de cada um, dentro do que foi chamado, vivendo como os primeiros cristãos: com responsabilidade, freando seus impulsos, em detrimento da fala do outro, propiciando a riqueza de todos os grupos e com o compromisso batismal que partiremos sempre para a unidade que tanto sonhamos”.

Em constante aprendizado

 
socrates-08
Ele citou o filósofo Sócrates: “Só sei que nada sei“, para falar que estamos em um eterno processo de aprendizado, nas pastorais e na vida.  Falou também que a nossa Paróquia tem várias faces, pois é formada de classe média, pescadores, trabalhadores de comunidades, revelando a beleza da diversidade.
 
Finalizando, afirmou que hoje,  neste encontro, acontece  o Cenáculo da nossa Paróquia, onde fazemos a Igreja Particular crescer. Pediu para que todos  rezassem uma Ave Maria para a grande espera do Senhor, com o início do advento,  e rogou  a São Francisco Xavier, o grande Missionário, que peça a Deus por nós e que Nossa Senhora interceda, para que hoje, aqui, nesta assembleia, resulte novos rumos para a ação pastoral da nossa Paróquia. 
 
alnir
Em  seguida o Diácono Alnir falou de como a Assembleia foi preparada e apresentou a comissão que ficou à frente dos preparativos: a Debora, a Cristina, o Raphael e o próprio diácono. 
Este é o momento de avaliar o que erramos e o que acertamos durante este ano. Precisamos avançar mais para acontecer a  pastoral de conjunto, finalizou o diácono.
 
 
raphaelApresentação do histórico das Assembleias
 
 
Raphael, da pastoral da juventude, apresentou o histórico das assembleias de 2012, 2013, 2014, 2015 e dos objetivos para a Assembleia de 2016, cujo o tema é Evangelizar com Amor e o lema: não ameis com palavras, mas em gestos e em verdade”.
 
 

 
 
 

                       Palestra

Dada pela paroquiana Carmen Cyrino, psicanalista, com o tema “Saberão que são meus discípulos se amarem uns aos outros(Jo 13,14)” ,  a palestrante falou sobre o relacionamento interpessoal na paróquia :carmen-assembleia-2016

 
a ideia é fazer uma reflexão do porquê que temos tantas boas ideias e não conseguimos fazer acontecer,
falou a psicanalista que conseguiu prender a atenção de todos enquanto explicava as estruturas do nosso cérebro: reptiliana, emocional e racional, terminando com uma dinâmica em grupo que mostrou o quanto podemos ser melhores uns com os outros.
 

 

Palestra do professor de Teologia e Filosofia, Bruno Cezar.

Palestra do professor de Teologia e Filosofia, Bruno Cezar.

Depois da parada para o almoço, preparado como sempre, com muita dedicação, a Assembleia continuou na parte da tarde com uma  dinâmica sobre a unidade e  a palestra  do Bruno Cezar, professor de Teologia e Filosofia, com o tema : “Ai de mim se não evangelizar! ( 1 Cor 9,16) – A renovação pastoral à serviço da missão”.
O professor trouxe uma reflexão muito objetiva sobre  reforma da Igreja em saída missionária, contrapondo a Igreja auto-referencial da Igreja missionária. Reforçou que precisamos voltar ao Evangelho e redescobrir a comunidade primitiva, e a partir daí compreender a urgência da conversão pastoral e superar a resistência às mudanças e linguagens que não evangelizam mais. Lembrou do papel de cada pastoral na missão da Paróquia, defendendo um “Igreja em pastoral” e não uma “Igreja de pastorais”, falou um dos participantes, Rafhael Costa.
 
Depois os membros se dividiram em 3 grupos para cada grupo pensar em medidas concretas para se alcançar os objetivos: Acolhida, Formação e Missão.
 
A Assembleia terminou com o padre Magno e todos os participantes  fazendo a  oração  da Ave Maria,  pedindo a intercessão da Mãe, pela nossa Igreja e pela nossa Paróquia, para que de fato tenhamos sempre  esta disposição para servir mais e melhor, tudo para a  Honra  e  Glória de  Deus .
 
 

Veja mais fotos



2 respostas para “Assembleia Paroquial 2016”

  1. Diác Alnir disse:

    Parabenizo a Pascom pela excelente cobertura e participação em nossa 6ª Assembleia Paroquial. Como também a todos que compõem as pastorais e movimentos.
    Foi um dia muito produtivo e dinâmico.

    • lucieni disse:

      Obrigada, Alnir.

      Como falou o Pe. Magno na oração final da Assembleia, servimos e pedimos ao Pai, disposição para servir mais e melhor, tudo para a Honra e Glória de Deus.

      Que Nossa Senhora da Comunicação caminhe conosco, para que possamos cada vez mais anunciar o Seu Filho, evangelizando com mais Amor e gestos concretos.

      Abraços.
      Lucieni