Assembleia Paroquial 2016

Publicado em 26/11/2016 | Categoria: Notícias |




Pensando o Encontro

 
A Assembleia não começou neste sábado, ela já estava sendo preparada por uma comissão criada para pensar os objetivos e metas a alcançar,   tendo início com um questionário que foi enviado e  preenchido pelos coordenadores, juntamente com os membros das suas pastorais, movimentos e capelas, expondo o perfil de cada uma e pedindo para informarem três principais  pontos positivos  e negativos da Paróquia  e quais  as ideias concretas para que a Paróquia evangelize mais e com Amor nos próximos dois anos. 
pe-magno-assembleia-2016
Já neste sábado, foi iniciada com a Santa Missa, celebrada pelo Pe. Magno, que acolheu com muito carinho todos os coordenadores das pastorais, movimentos e representantes das Comunidades e Capelas, que foram aprofundar o papel do leigo na Igreja,  como diz o documento da CNBB: “Cristãos Leigos e Leigas, na Igreja e na Sociedade, Sal da Terra, Luz do Mundo”,  “para juntos, como Igreja, nesta Assembleia, participar da construção do Reino de Deus :  Que este dia seja proveitoso para que possamos avaliar e direcionar o nosso caminho”, acrescentou o pároco.
assembleia-2016
 
Ausência
 
Padre Magno explicou a ausência do padre Paulo, que juntamente com dois membros da nossa comunidade paroquial, a Debora e o Pedro, estão representando a Paróquia, no Encontro  de Lideranças, da Arquidiocese de Niterói, que também acontece neste sábado,  em Tanguá.
 
 
 
Homilia
 
 
Padre Magno apresentou  um resumo da  introdução do documento 107 da CNBB, que fala da importância do leigo e leiga na vida da Igreja e lançou um convite para estudarmos o documento: “todos são chamados a pregar e testemunhar os valores do Reino”.
 
Em seguida, a palavra foi passada para o padre Ilídio que agradeceu a Deus por nos proporcionar  este momento especial de encontro,  partilha  e reflexão de  propostas para seguir com o nosso compromisso pastoral. 
 
Pe. Ilídio  agradeceu também a participação do Sr. Antônio, Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão , que mesmo se recuperando de uma cirurgia fez questão de participar da Assembeia, contribuindo com a sua experiência pastoral. 
 
Iniciando a sua palestra o Pe. Ilídio, falou  que assim como no início da evangelização, com os apóstolos,   Jesus nos pede que coloquemos os nossos dons à serviço, em comunhão com todos: “A graça de Deus trabalha em cada um , chamando para o serviço pastoral”. 
 
 

padre-ilidioUnidade dentro da diversidade de dons

 
O padre  falou da importância de ouvir o outro:
“Ouvir é muito importante para saber qual é a necessidade do outro. É na diversidade de cada um, dentro do que foi chamado, vivendo como os primeiros cristãos: com responsabilidade, freando seus impulsos, em detrimento da fala do outro, propiciando a riqueza de todos os grupos e com o compromisso batismal que partiremos sempre para a unidade que tanto sonhamos”.

Em constante aprendizado

 
socrates-08
Ele citou o filósofo Sócrates: “Só sei que nada sei“, para falar que estamos em um eterno processo de aprendizado, nas pastorais e na vida.  Falou também que a nossa Paróquia tem várias faces, pois é formada de classe média, pescadores, trabalhadores de comunidades, revelando a beleza da diversidade.
 
Finalizando, afirmou que hoje,  neste encontro, acontece  o Cenáculo da nossa Paróquia, onde fazemos a Igreja Particular crescer. Pediu para que todos  rezassem uma Ave Maria para a grande espera do Senhor, com o início do advento,  e rogou  a São Francisco Xavier, o grande Missionário, que peça a Deus por nós e que Nossa Senhora interceda, para que hoje, aqui, nesta assembleia, resulte novos rumos para a ação pastoral da nossa Paróquia. 
 
alnir
Em  seguida o Diácono Alnir falou de como a Assembleia foi preparada e apresentou a comissão que ficou à frente dos preparativos: a Debora, a Cristina, o Raphael e o próprio diácono. 
Este é o momento de avaliar o que erramos e o que acertamos durante este ano. Precisamos avançar mais para acontecer a  pastoral de conjunto, finalizou o diácono.
 
 
raphaelApresentação do histórico das Assembleias
 
 
Raphael, da pastoral da juventude, apresentou o histórico das assembleias de 2012, 2013, 2014, 2015 e dos objetivos para a Assembleia de 2016, cujo o tema é Evangelizar com Amor e o lema: não ameis com palavras, mas em gestos e em verdade”.
 
 

 
 
 

                       Palestra

Dada pela paroquiana Carmen Cyrino, psicanalista, com o tema “Saberão que são meus discípulos se amarem uns aos outros(Jo 13,14)” ,  a palestrante falou sobre o relacionamento interpessoal na paróquia :carmen-assembleia-2016

 
a ideia é fazer uma reflexão do porquê que temos tantas boas ideias e não conseguimos fazer acontecer,
falou a psicanalista que conseguiu prender a atenção de todos enquanto explicava as estruturas do nosso cérebro: reptiliana, emocional e racional, terminando com uma dinâmica em grupo que mostrou o quanto podemos ser melhores uns com os outros.
 

 

Palestra do professor de Teologia e Filosofia, Bruno Cezar.

Palestra do professor de Teologia e Filosofia, Bruno Cezar.

Depois da parada para o almoço, preparado como sempre, com muita dedicação, a Assembleia continuou na parte da tarde com uma  dinâmica sobre a unidade e  a palestra  do Bruno Cezar, professor de Teologia e Filosofia, com o tema : “Ai de mim se não evangelizar! ( 1 Cor 9,16) – A renovação pastoral à serviço da missão”.
O professor trouxe uma reflexão muito objetiva sobre  reforma da Igreja em saída missionária, contrapondo a Igreja auto-referencial da Igreja missionária. Reforçou que precisamos voltar ao Evangelho e redescobrir a comunidade primitiva, e a partir daí compreender a urgência da conversão pastoral e superar a resistência às mudanças e linguagens que não evangelizam mais. Lembrou do papel de cada pastoral na missão da Paróquia, defendendo um “Igreja em pastoral” e não uma “Igreja de pastorais”, falou um dos participantes, Rafhael Costa.
 
Depois os membros se dividiram em 3 grupos para cada grupo pensar em medidas concretas para se alcançar os objetivos: Acolhida, Formação e Missão.
 
A Assembleia terminou com o padre Magno e todos os participantes  fazendo a  oração  da Ave Maria,  pedindo a intercessão da Mãe, pela nossa Igreja e pela nossa Paróquia, para que de fato tenhamos sempre  esta disposição para servir mais e melhor, tudo para a  Honra  e  Glória de  Deus .
 
 

Veja mais fotos



2 respostas para “Assembleia Paroquial 2016”

  1. Diác Alnir disse:

    Parabenizo a Pascom pela excelente cobertura e participação em nossa 6ª Assembleia Paroquial. Como também a todos que compõem as pastorais e movimentos.
    Foi um dia muito produtivo e dinâmico.

    • lucieni disse:

      Obrigada, Alnir.

      Como falou o Pe. Magno na oração final da Assembleia, servimos e pedimos ao Pai, disposição para servir mais e melhor, tudo para a Honra e Glória de Deus.

      Que Nossa Senhora da Comunicação caminhe conosco, para que possamos cada vez mais anunciar o Seu Filho, evangelizando com mais Amor e gestos concretos.

      Abraços.
      Lucieni

Deixe uma resposta

*

TV Pascom


Assista mais...

Notícias em Destaque

Encerramento das Festividades de São Luis Orione Celebrando a Caridade: São Luis Orione! Festa de Natal 2016: sua doação com destino certo Festejando o dia de São Francisco Xavier Assembleia Paroquial 2016 Capela das Almas Mês Vocacional Dia dos Pais Dia do Padre Festa Junina 2016 da Paroquia São Francisco Xavier Missa em memória de Santo Antônio Festa do Imaculado Coração de Maria Festividades em Honra ao Sagrado Coração de Jesus Padre Jô visita a Paroquia e nos encanta com seu canto e seu carinho. Dia da Ascensão do Senhor, dia das Mães e 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Nosso novo Pároco, padre Magno, seja bem-vindo! Batizados: os novos membros da Comunidade Paroquial Henrique: “Viver e dar a vida cantando o Amor!” Salve São Francisco Xavier, Padroeiro das Missões! Paroquianos homenageiam São Francisco Xavier Pe. Anísio fala da importância da confiança e dependência em Deus. Viva a Vida do Pe. Geraldo Dias! Romaria da Família Orionita ao Santuário de Aparecida do Norte Paroquianos participam da Romaria Arquidiocesana a Aparecida Missa na Capela Imaculado Coração de Maria: “Criai ânimo, não tenhais medo!” Missa da Ascensão do Senhor, Dia das Comunicações Sociais e Dom Orione Missa na capela São João Paulo II Festa na Capela Bom Pastor e Homilia do papa Francisco Assembleia Paroquial 2015 Missa de São Francisco Xavier Paróquia em Fests Missa de Nossa Senhora das Graças Movimento Shoenstatt unido pela Catedral O desafio da solidariedade Um dia voltado à ação social na Cachoeira Vigília Missionária, mais um passo rumo a unidade! Pascom comemora com missas o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais Caminhando rumo a Fraternidade Posse do Pe. Geraldo Dias, novo pároco da Paróquia. Inaugurada a Capela São Luiz Orione Pe. Jô é homenageado no “Encontro Musical” Novo endereço do site da Paróquia Novo Pároco da Paróquia São Francisco Xavier Dia de São Francisco Xavier Missa de Nossa Senhora das Graças Nossos jovens, protagonistas da história Assembleia Paroquial 2013: Recomeçar em Jesus Cristo! As Vocações na Igreja Semana da Família: o valor do testemunho transmitido Semana da Família 2013 Visita do Papa ao Brasil- Jornada Mundial da Juventude 2013 Missa dominical, com muitos motivos para render Graças Assembleia Paroquial - 2013 Peregrinação da Paróquia São Francisco Xavier Cristo ressuscitou! Feliz Páscoa! Caminhada da juventude com Cristo! Primeira Missa do Papa Francisco Primeiro Angelus – Papa Francisco Habemus Papam !!! Jorge Mario Bergoglio – Papa Francisco Bento XVI comunica a sua renúncia como Papa Paroquianos acolhem o novo Vigário Paroquial Saudade-Missao-Disponibilidade Celebração Eucarística - São Francisco Xavier Festejando São Francisco Xavier Celebração Eucarística da Crisma Festa da Pastoral de Conjunto Ano da Fé Uma análise geral do Sínodo Mensagem final do Sínodo O silêncio e a nova evangelização O papel o leigo na missão da Igreja Paróquia em Ação no mês das missões Paróquia Celebra o Dia Mundial da Missões Série 50 anos do Vaticano II Dia do Catequista Paróquia realiza assembleia para a construção da unidade paroquial Semana da Família Mensagem de agradecimento aos dizimistas Pastoral da Juventude Renovada Festa Junina 2012 Apresentação da Pastoral do Meio Ambiente Corpus Christ Em comunhao com a Santissima Trindade Apresentacao da pascom 20 de maio 2012 Missa de Pentecostes Missa da Ascensao do Senhor Festival de Massas Comunidade Dom Orione em Festa Missa Solene em Honra a Sao Luis Orione Dia especial dupla emoção conheca-as-pastorais-da-nossa-paroquia apresentacao-das-pastorais-mesc-e-mebes missa-do-domingo-da-pascoa missa-da-ceia-do-senhor vigilia-pascal Dízimo, uma experiência de Fé CF 2012 - Momento de Reflexão Posse do novo Bispo de Niterói
Menu