4º Encontro Arquidiocesano de Comunicação.

Publicado em 30/05/2019 | Categoria: Notícias |

No último sábado, 25,  Lucia Fortes e Maria Cristina Melo,  membros da Pastoral de Comunicação – Pascom,  da Paróquia São Francisco Xavier,  participaram do  4º Encontro Arquidiocesano de Comunicação, que este ano teve como tema:  “A convergência das Mídias, Unidade e a Ética”.

PARTICIPANTES

O Encontro,  que  aconteceu no Auditório do Colégio Nossa Senhora das Mercês, no Fonseca, das 7 às 17 horas, contou com  a participação dos Bispos da Arquidiocese de Niterói, Dom José Francisco e Dom Luiz Ricci  e de 90 agentes  da Pascom, representando praticamente todas as paróquias da Arquidiocese de Niterói.

PALESTRAS

No evento  os participantes receberam  formação oferecida pela Arquidiocese de Niterói,  onde tiveram a oportunidade de participar de três  palestras e uma oficina. As palestras foram sobre:  A convergência das Mídias, A Unidade e a Ética e as oficinas, onde cada um poderia escolher participar de  uma, com os  temas:  O instrumento Laboris da Pascom, a notícia em áudio, fotografia e como comunicar nas redes sociais.

Dom Luiz Ricci: Palestra sobre Unidade e Ética.

DEPOIMENTOS

Lucia Fortes, coordenadora da Pascom, da paróquia São Francisco Xavier, em Niterói, compartilha aqui

Lucia Fortes

a sua reflexão sobre o Encontro de Comunicação, em especial , sobre a palestra, com o tema: Unidade e Ética,  ministrada pelo  Dom Luiz Ricci , Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói:

– Pensar a comunicação com o olhar cristão, foi para mim, um momento de grande aprendizagem.
Na palestra ministrada por Dom Luiz, Ética na e no uso da mídia, pontos significativos foram temas de reflexão.

Moral e ética: moral é o meu agir, livre e consciente. Ética é pensar o meu agir, ela me diz se o meu agir é bom, é para o bem comum.

Outro ponto importante: “Fake News hoje é chamado de “desinformação”. Nós cristãos devemos estar comprometidos com a verdade. Diante de uma “desinformação”, não devemos repassar e se não for possível apagar, melhor silenciar.

O Papa Francisco nos ajuda: “cuida do trigo e não perde a paz por causa do joio”.

Nosso canal deve ser sempre o amor. Diante de algo errado, mesmo em nossa família, em nossa comunidade, devemos nos dirigir diretamente à pessoa e não colocar na mídia. Diante desta situação, rezo pela minha conversão, depois rezo pela conversão desse meu irmão que põe coisas ruins na mídia, disse Dom Luiz.
Muitas vezes vemos fatos bonitos, mas sem a bondade no coração de quem faz, então perde a beleza.

Foram essas, algumas das aprendizagens que compartilho desse momento de estudo e reflexão sobre a comunicação, finalizou a Lucia.

Enfatizando  a importância da unidade na nossa Igreja, a Maria Cristina falou também da necessidade de formação  para o crescimento dos agentes de comunicação nas paróquias da nossa Arquidiocese:

– O encontro foi muito importante para vermos como a nossa Igreja é unida, pois contou com representantes de diversas paróquias da Arquidiocese. E a partilha com outras pessoas que também atuam em pastorais da comunicação é de grande valia para nosso crescimento. A comunicação está em constante mudança, por isso é necessário nos reciclarmos sempre.

53 º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Em 24 de  janeiro, como é tradição, na memória de São Francisco de Sales, o papa Francisco divulgou  a mensagem  para o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Este ano, a data instituída pelo Concílio Vaticano II (Inter Mirifica, 1963) , será comemorada no próximo domingo, dia 2 de junho, no Dia da Ascensão do Senhor, sobre o tema «“Somos membros uns dos outros” (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana».

Leia aqui a  íntegra da mensagem  do Papa Francisco  para o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Agentes da Pascom,  da Paróquia São Francisco Xavier, em Niterói. Da esquerda para a direita: Maria Cristina Melo, Lucia Fortes, Lucieni Varella e Maria Lucia Mattoso.

A equipe da Pastoral de Comunicação  está aberta a receber novos integrantes de toda Comunidade Paroquial e  aproveita a oportunidade para  convidar você  para  participar da Pascom, ajudando a divulgar a Boa Notícia!