Santa Missa e show marcam o início da construção da Nova Catedral

Publicado em 15/10/2014 | Categoria: Notícias |

nova-catedtal-Panorânica

Aproximadamente seis mil fiéis acompanharam na tarde do dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, da caminhada “com Maria rumo à Nova Catedral”. A procissão que teve início na atual Catedral São João Batista e terminou no terreno onde será erigida a Nova Catedral, e em seguida, Dom José Francisco celebrou uma Santa Missa.

nova catedral

“Esse gesto simboliza o início das obras da nossa Catedral, mas não será só nossa. Ela vai ser um projeto turístico para a cidade e do grande arquiteto que a projetou, Oscar Niemeyer. Muitos de nós daqui a 50 anos não estaremos mais aqui, outros muitos estarão, mas o que estamos fazendo aqui, hoje, ficará para as próximas gerações possam se lembrar da gente”, disse Dom José Francisco, que também fez um agradecimento especial a um empresário que doou as fundações.

Ao final da celebração, o Arcebispo convidou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, para assinar o termo de cessão que prorroga por mais um ano o término das fundações da Nova Catedral. Logo após foi depositada uma placa de granito no terreno simbolizando o início das construções.

No final do evento os fiéis puderam acompanhar o show de encerramento com o cantor Dunga, da comunidade Canção Nova.

Todos os fiéis da Arquidiocese são convidados a colaborarnova catedral 3

Apesar dos avanços, a Arquidiocese de Niterói ainda não tem toda a verba necessária para a construção da nova Catedral. Para garantir os recursos, a Arquidiocese está recebendo contribuições por carnê, boleto ou depósito em conta. Os interessados em ajudar nesta “obra de Fé” devem acessar o site: novacatedral.arqnit.org.br, procurar a secretaria de sua paróquia ou ligar para o telefone 3602-1700.

“Hoje já somos mais de 12.000 doadores mensais em toda a Arquidiocese, além de alguns empresários que aderiram à causa, o que resultou até o momento em quantia suficiente para realizarmos as fundações da Catedral neste ano, nossa meta inicial. No entanto, isto é só o começo. Ainda temos muito pela frente para a construção total da catedral.”, informou a equipe de gestão do projeto.

Quanto o valor total da obra, a equipe de gestão do projeto informou que o orçamento total da catedral está sendo revisto dado desenvolvimento dos projetos estruturais e de instalações, muito sensíveis no montante final necessário gerando economias enormes de acordo com o método construtivo e acabamento a ser utilizado.

Ainda segundo a equipe, no momento em que for finalizado (previsão de mais seis meses) será informado o custo exato da obra e o mesmo será amplamente divulgado por todos os meios de comunicação assim como o montante arrecadado até o momento.

nova catedral 4O Projeto da Nova Catedral

NC – 04A Nova Catedral foi projetada para receber até cinco mil pessoas na parte principal e 15 mil na esplanada no entorno da edificação. No terreno de 13,6 mil metros quadrados, doado pelo município, terá uma cúpula de 60 metros de diâmetro e a nave central terá 80 metros de diâmetro, às margens da Baía de Guanabara.

Um sonho de mais de 15 anos começou a se concretizar na tarde do domingo, dia 12 de outubro, conheça um pouco do histórico desta obra de fé.

Pequeno histórico desses 15 anos

Outubro 1997 – o projeto da obra assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer recebeu a bênção do Papa João Paulo II (hoje São João Paulo II).

1999 – a pedra fundamental foi lançada em uma grande festa, mas devido ao falecimento de Dom Carlos Alberto Navarro, um dos idealizadores, o projeto foi arquivado.

2012 – a pedido de Dom José Francisco o projeto é retomado.

Dezembro 2012 – Assinatura do termo de cessão do terreno pelo o prefeito Jorge Roberto Silveira.

Março 2013 – Início das atividades do Comitê Executivo.

Maio 2013 – Lançamento da campanha “Nova Catedral Niteroi – Uma Obra de Fé”, durante o evento Bote Fé.

Julho 2013 – Durante a Jornada Mundial da Juventude, o projeto foi apresentado ao Papa Francisco, que também o abençoou.

Janeiro 2014 – Assinatura do contrato com o escritório do Oscar Niemeyer para desenvolvimento do projeto de Arquitetura.

Junho 2014 – Assinatura do contrato com o Bruno Contarini para desenvolvimento do projeto de Engenharia Estrutural.

Outubro 2014 – Assinatura de prorrogação do termo de cessão com o Prefeito Rodrigo Neves e início das obras.

Fonte: Site Arquidiocese de Niterói