“Esmerai-vos na prática da hospitalidade”

Publicado em 03/03/2012 | Categoria: Notícias |

Assim como o Cristo Redentor, maior cartão postal do Rio de Janeiro, a Jornada Mundial da Juventude propõe que todos os cariocas abram seus braços e acolham os peregrinos que virão para a cidade em 2013. Neste segundo domingo da quaresma, 4 de março,será lançada nas paróquias da Arquidiocese do Rio a Campanha de Hospedagem para a JMJ Rio2013.

Durante um encontro realizado na última terça-feira, 28 de fevereiro, no auditório do Edifício João Paulo II, a responsável pelo setor de Hospedagem, Irmã Graça Maria esclareceu dúvidas dos representantes paroquiais e divulgou os banneres que ilustrarão a campanha.

Segundo Irmã Graça, a mensagem da ação de hospedagem será “Amai-vos mutuamente com afeição terna e fraternal. Socorrei às necessidades dos fiéis. Esmerai-vos na prática da hospitalidade” (Rom 12,10.13). Ela esclareceu que a meta é atingir 500 mil locais cadastrados ainda em julho deste ano. Para isso, as hospedagens contarão com escolas públicas e particulares, paróquias, entre outros:

— Trabalharemos com as casas de família, escolas públicas, universidades particulares e não confessionais, universidades públicas e federais, além de ginásios poliesportivos, centros comunitários e outros lugares que sejam adequados para o pernoite do peregrino, disse.

Apesar de a Jornada ser de 23 e 28 de julho de 2013, o período de acolhida do peregrino será de 21 a 31 de julho de 2013, uma vez que alguns jovens chegam antes/ e/ou saem depois devido à disponibilidade de vôos.

Irmã Graça aproveitou para tirar algumas duvidas dos presentes. Ela esclareceu que a distribuição dos peregrinos será feita de forma lingüística e que o jovem usará a casa da família apenas para dormir e realizar higiene pessoal, uma vez que durante o dia ele estará em função das programações da Jornada.

A Família Bertine, escolhida para ser garota-propaganda da campanha de hospedagem também participou do encontro. Segundo a mãe, Neide, foi uma surpresa a escolha para ilustrarem as ações de acolhida.

— Temos uma atividade muito grande dentro da Igreja. Não esperávamos por isso. É uma emoção e também uma responsabilidade muito grande porque todos olharão para nós como uma família-modelo. Mas não temos essa pretensão, queremos apenas motivar as pessoas a abrirem suas portas para os peregrinos, afirmou.

Para a filha mais velha, Camila Bertine, acolher um jovem em casa é um grande estimulo:

— Acho que a campanha de hospedagem é um estimulo também para os jovens. É importante porque os jovens perdem muitos valores e através da acolhida é possível se fazer novas amizades.

Quem quiser se cadastrar como familia acolhedora poderá fazê-lo pelo site www.rio2012/pt/hospedagem , e entrar em contato por email hosped@rio2013.com

* Fotos: Leonardo Santos

Fonte: Arquidiocese do RJ