50ª Assembleia Geral da CNBB

Publicado em 22/03/2012 | Categoria: Notícias |

“Ministros e Servidores da Palavra de Deus e a Missão da Igreja hoje”

De 18 a 26 de abril, acontecerá, em Aparecida, a 50ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro, de grande importância para a Igreja no Brasil, vai reunir os pastores das Arquidioceses, Dioceses, Eparquias e Prelazias do país.

A AG sempre trata de assuntos pastorais de ordem espiritual e de ordem temporal, e dos problemas emergentes da vida das pessoas e da sociedade, na perspectiva da evangelização. Assim, para o encontro deste ano, o tema central será: “Ministros e Servidores da Palavra de Deus e a Missão da Igreja hoje” – uma aplicação, para a realidade dos bispos, da Exortação Apostólica Verbum Domini, sobre “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”.

— Nosso episcopado é constituído, sobretudo, por pastores, que nas mais diversas situações e enfrentando imensos problemas procuram colocar em prática aquela que é a missão fundamental da Igreja e, por isso mesmo, o objetivo da ação evangelizadora da Igreja no Brasil: evangelizar. (…) A Assembleia se debruçará, também, sobre a situação dos preparativos da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, no próximo ano, e refletirá sobre a situação de uma série de dioceses necessitadas, destaca o Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Um documento sobre as Diretrizes do Diaconato Permanente – elaborado na 49ª Assembleia Geral em 2011 – também será abordado neste ano, pois precisou da aprovação da Santa Sé. Além disso, inspirada e pautada pelos 50 anos do início do Concílio Vaticano II, as várias Comissões Episcopais apresentarão os resultados de seus trabalhos.

— Agora, não se pode negar que os momentos mais importantes de cada Assembléia são os de oração, culminando com a celebração diária da Eucaristia, destacou o Arcebispo Primaz.

O Episcopado Brasileiro é considerado o maior do mundo com 456 bispos, sendo 297 deles em atividade e 159 eméritos.

Fonte: Canção Nova

Foto: Arquivo

Os comentários estão desativados.