Sonhem o futuro voando, não esquecendo a herança sapiencial dos idosos

Publicado em 05/09/2014 | Categoria: Notícias Papa Francisco |


MP3

 

O Santo Padre encontrou-se na tarde desta quinta-feira, na Sala do Sínodo, no Vaticano, com os participantes do III Congresso das “Scholas Occurrentes”, que se realizou no Vaticano de 1 a 4 de setembro. A iniciativa reuniu realidades educativas de culturas e religiões diferentes e nasceu do impulso e do encorajamento do então Cardeal Bergoglio em Buenos Aires.

Durante a audiência o Papa Francisco lançou a plataforma tecnológica de rede das “Scholas Occurrentes”, que prevê a possibilidade de usar as novas tecnologias para favorecer os encontros e as trocas entre estudantes e escolas de diferentes países. Neste contexto, o Papa participou de uma vídeo-conferência, com estudantes que aderiram à rede ‘Scholas’, de El Salvador, África do Sul, Turquia, Israel e Austrália, representando assim os cinco continentes.

O Papa Francisco saudou os jovens com este mandato: “Sonhai o futuro voando, mas não vos esqueçais da herança cultural, sapiencial e religiosa que nos deixam os idosos”. “Não há dúvidas” – continuou o Papa – “de que o mundo está em guerra! É preciso educar os mais pequenos para a cultura do encontro.” E aqui deixou um forte apelo: “Não podemos deixar sós as crianças”. Recordou mesmo o exemplo dos pais que ao contrário de apoiarem uma professora numa justa repreensão a uma criança, vão rapidamente denunciá-la. O Papa denunciou o culto do dinheiro, da violência e do descartável, falando mesmo de uma eutanásia escondida.

O Santo Padre deixou também uma ideia forte para os jovens dizendo que um futuro melhor é feito pelos jovens com “asas e raízes”. “Jovens com asas para voar, para criar e que tenham raízes para receberem dos idosos o conhecimento que só os mais idosos nos podem dar”.

O Papa Francisco lançou mesmo um repto: “Defendeu-vos daqueles que vos querem atomizar e tirar-vos a força de grupo: “Quando existem grupos que procuram a destruição, que procuram a guerra e que não sabem fazer trabalho de equipa” – disse ainda o Papa – “defendeu-vos entre vós como equipa, como grupo”.

Várias foram as perguntas feitas por estes jovens ao Santo Padre. Apresentamos na íntegra algumas das respostas do Papa Francisco:

“As experiências que vocês fazem. Vocês têm muito no coração e podem realizar muitas coisas… comunicá-las – para que outros se inspirem -, e escutar dos outros aquilo que vos dizem. E com esta comunicação ninguém comanda, mas tudo funciona! É a espontaneidade da vida: é dizer sim à vida! Comunicar é dar; comunicar é generosidade; comunicar é respeito; comunicar é evitar qualquer tipo de comunicação. Sigam em frente, jovens!”. “Agrada-me aquilo que vocês dizem e fazem”.

“Sabes onde está o futuro? Está no coração, está na tua mente e está em tuas mãos! Se tu sentes bem, se tu pensas bem e se tu, com as tuas mãos, segues em frente com este pensar bem e este sentimento bom, o futuro será melhor. O futuro é dos jovens! Porém atenção, jovens com duas qualidades: jovens com asas e jovens com raízes. Jovens que tenham asas para voar, para sonhar, para criar; e que tenham raízes para receber dos idosos o conhecimento que somente os maiores podem dar. Por isto o futuro está em vossas mãos, se tiverdes asas e raízes. Ter asas para sonhar coisas boas, para sonhar um mundo melhor, para protestar contra as guerras. Por outro lado, respeitar o conhecimento que vocês têm recebido dos anciãos, dos teus pais, dos teus avós; dos anciãos do teu povo. O futuro está nas vossas mãos. Apeguem-se a ele para que seja melhor”.

“Uma coisa que não é minha, mas que Jesus dizia muitas vezes: ‘Não tenham medo!’…Sigam em frente. Construam pontes de paz. Joguem em equipe e tornem o futuro melhor, mas recordem-se que o futuro está em vossas mãos. Sonhem o futuro voando, mas não esqueçam a herança cultural, sapiencial e religiosa que vos deixaram os anciãos. Em frente, com coragem! Construam o futuro!”.

A organização ‘Scholas’ pretende estabelecer uma rede de contatos entre escolas de diversas culturas, de diversos continentes, de diversos países no âmbito da responsabilidade educativa para a juventude no mundo globalizado, promovendo o encontro de culturas e de religiões diferentes. (RS/JE)

 

 

 

Fonte: Rádio Vaticano



Os comentários estão desativados.