Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, a festa do pão e da partilha.

Publicado em 26/05/2016 | Categoria: Notícias |

jovens preparando o tapete corpus christi 2016

Jovens vivem a Alegria da fé participando da confecção dos tapetes

Hoje, 26,  desde  muito cedo,   paroquianos participaram da confecção dos tradicionais tapetes  para a procissão de Corpus Christi, na Av. Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, onde às 16 horas foi celebrada a Solene Santa Missa.

Missa na Igreja Matriz

padre magno com eucaristia

Na Igreja Matriz de São Francisco Xavier, a missa foi  às 9h30m,  celebrada pelo padre Magno, onde fizemos memória  da última ceia de Jesus com os discípulos, “quando deixou-nos como testamento o dom da entrega de sua vida nos sinais do pão e do vinho”.

padre magno homilia

Em sua homilia o padre Magno enfatizou o amor de Deus pela humanidade

Trechos da Homilia

“A liturgia de hoje nos convida a meditar o Amor de Deus pela humanidade. Em Cristo, ele deixa seu corpo e seu sangue como sinais visíveis de sua presença entre nós. Se fez um de nós para revelar o rosto divino de Deus, assim, revelando para o mundo o rosto humano de Deus.  Celebramos este mistério da fé, que no pão e no vinho está a Sua presença.

Deus sempre acompanhou o ser humano. Se revelou através  de Abraão, Issac e Jacó e, em Jesus Cristo, se plenificou. Jesus vem do Pai sem deixar a sua majestade e seu poder. Assume a condição humana, menos no pecado, tudo por Amor. Quando Deus se manifesta em Jesus, se plenifica o amor d’Ele pela humanidade.

Isto É o meu corpo . Isto É o meu sangue: é assim, mediante a nossa fé  que a Eucaristia nos alimenta na caminhada, na certeza de que  Deus nos ama e permanece  junto de nós. Pão e vinho que nos santifica na nossa caminhada diária, assim como o maná no povo, no deserto. Receber a Eucaristia é fazer acontecer Deus a cada momento da nossa vida. É viver este mistério”.

padre magno dando a bencao

A benção final foi com o Santíssimo

Bendito seja Deus. / Bentito seja seu santo nome. / Bentito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. / Bentito seja o nome de Jesus. / Bendito seja o seu sacratíssimo coração. / Bendito seja o seu preciosíssimo sangue. / Bendito seja Jesus no santíssimo sacramento do altar. / Bendito seja o Espírito Santo Paráclito. / Bendita seja a grande mãe de Deus, Maria santíssima. / Bentida seja a sua santa imaculada conceição. / Bendita seja a sua gloriosa assunção. / Bentido seja o nome de Maria, virgem e mãe./ Bendito seja são José, seu castíssimo esposo. / Bendito seja Deus nos seus anjos e nos seus santos.

A comunidade paroquial foi presenteada

cristo na entrada da matriz

Os paroquianos foram presenteados com uma linda imagem de Jesus crucificado, talhada em madeira, obra de um  artesão de São João Del Rei.

A imagem foi colocada na parede externa,  na entrada da Igreja Matriz, onde todos juntos rezamos o Pai Nosso. Foi um momento de muita emoção,  com muitas pessoas tocando na imagem e fazendo orações, que certamente será mais um local onde poderemos manifestar a nossa fé.

Agradecemos ao nosso pároco este presente tão significativo, que estando na parte externa  da  Matriz, complementa a estética religiosa da Igreja, que tem no altar um quadro do Cristo Ressuscitado,  que só foi registrado pelo artista,  porque antes Cristo  passou pela Cruz.

Veja aqui a galeria com as fotos da celebração