Arquidiocese reabre Escola Diaconal Maria Auxiliadora

Publicado em 25/02/2019 | Categoria: Notícias |

Na manhã de sábado, dia 23 de fevereiro, uma Celebração Eucarística marcou a reabertura da Escola Diaconal Arquidiocesana “Maria Auxiliadora” (EDMA), da Arquidiocese de Niterói. A Santa Celebração aconteceu na Paróquia São Sebastião, em Araruama, sob a presidência do Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Luiz Antônio e o diretor da Escola Diaconal, Monsenhor João Alves Guedes.

A Escola Diaconal foi reaberta após um período de reorganização, e após a Santa Missa,  o Diretor da Escola falou sobre a importância da figura do diácono na comunidade paroquial e, em seguida, entregou a aula inaugural aos cuidados do Diácono Marcelo Leão Alves que, com zelo extremo, falou sobre o início do diaconato ( At 6, 1-7), e a importância do serviço prestado, como o auxílio e a preservação da imagem do sacerdote.

Durante a homilia, Dom José Francisco destacou a importância do chamado ao serviço, enquanto fazia um paralelo com a vida de São Policarpo, que testemunhou o amor a Cristo com a sua própria vida.

Os diáconos são homens casados, de vida cristã fervorosa, que estudam teologia, para então serem ordenados para o ministério diaconal. Recebem, pela imposição das mãos episcopais, o Sacramento da Ordem no primeiro grau e, assim ordenados, podem administrar o Batismo, distribuir a sagrada comunhão, pregar o Evangelho, auxiliar a vida paroquial. Várias paróquias da Arquidiocese de Niterói contam com o precioso auxílio dos diáconos.

O Concilio Vaticano II reativou na Igreja a Ordem do Diaconato, como se lê nos Atos dos Apóstolos (VI, 1-6). O diaconato é o primeiro grau do Sacramento da Ordem, seguido pelo presbiterato, que consagra o padre ou o sacerdote, e cuja plenitude é o episcopado.

Os bispos deixaram mensagens de boas-vindas aos aspirantes ao diaconato, incentivaram e abençoaram os  que iniciam o novo ciclo da escola diaconal. O Bispo Auxiliar Dom Luiz Antônio, ao final da Missa e durante sua fala, utilizou as palavras serviço e perseverança, pois as mesmas deverão ser a tônica daqueles que se propõem a fazer a vontade do Cristo.

Ao final da Celebração, a Paróquia São Sebastião serviu um almoço, preparado pela equipe da paróquia.

São 40, os aspirantes ao diaconato, e o curso acontece aos sábados, das 8h às 13h, na Paróquia de São Sebastião, em Araruama. O secretário da Escola Diaconal é o Padre Alex, e a coordenação acadêmica está sob a responsabilidade do diácono Marcelo Leão.

Fonte: Arquidiocese de Niterói
Fotos: Pascom da Paróquia São Sebastião