Pastoral da Saúde

A Pastoral da Promoção da Saúde foi recentemente criada na Paróquia de São Francisco Xavier .
De acordo com as diretrizes da CNBB, a Pastoral da Saúde é a ação evangelizadora de todo o povo de Deus, comprometido a defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde.

Objetivos:
A razão da Pastoral da da Promoção Saúde está no fato de que ela existe “para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (cf. Jo 10,10). É sua missão evangelizar com renovado ardor o mundo da saúde, à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, participando da construção de uma sociedade justa e solidária a serviço da vida.
A Pastoral da Promoção da Saúde, numa sociedade preocupada com o ter e o poder, onde a saúde é vista como mercadoria e as pessoas adoecidas como um peso para o Estado, se torna a voz sensibilizadora e denunciadora da exclusão e da marginalização do doente. Ela defende a saúde como um direito fundamental da pessoa, sem distinção de cor, raça, status ou credo. Contudo, para que a Pastoral da Saúde seja um trabalho organizado e fiel ao Evangelho da Vida, ela deve ser regida por diretrizes em consonância com a pastoral orgânica da Igreja.

Em nossa Paróquia:

A Pastoral da Promoção da Saúde realiza reuniões quinzenais às terças às 20 horas, no Salão Paroquial. Tem atuado junto às comunidades nas capelas,levando profissionais da própria Pastoral,que fazem “palestras” esclarecedoras sobre cuidados médicos, odontológicos, prevenção de acidentes domésticos e dificuldades de aprendizagem. A Pastoral necessita de voluntários, e qualquer pessoa pode participar, pertencendo ou não a área da Saúde.

Coordenação: Ivany Martins

Tel.: 2611-1206/9766-9910 E-mail: ivanymartins@hotmail.com