Pastoral Vocacional

A equipe de Pastoral Vocacional pode ser entendia a partir de três expressões para designar o cuidado pelas vocações. A primeira é o Serviço de Animação Vocacional (SAV), entendendo com isso a ação de toda a comunidade em favor das vocações. A segunda expressão é a Pastoral Vocacional (PV), bastante conhecida, mas aqui usada somente para indicar o esforço das Igrejas locais no sentido de que a dimensão vocacional esteja sempre presente em todos os âmbitos da pastoral orgânica das comunidades, trata-se da organização e estruturação do SAV, responsabilidade que compete em primeiro lugar ao bispo e ao seu presbitério. A terceira expressão a ser usada será Animação Vocacional para falar ao mesmo tempo do SAV e da PV. Mas a nomenclatura não é o mais importante, o essencial é que existam pessoas que desenvolvam a consciência vocacional, como resposta ao compromisso batismal.
Esta animação tem que ser feita a partir da visão de uma Igreja, povo de servidores, levando em conta a diversidade de carismas, que assumam essa ou aquela vocação, esse ou aquele ministério. Pelo Batismo, todos somos convocados, por Deus, chamado à santidade, independente do tipo de escolha de vida que fazemos . Seja ela: – Consagrada, na vida religiosa; com o leigo a serviço da Igreja, como padre ou no matrimonio. Neste contexto, todos são responsáveis pelas vocações:
“A animação vocacional deve brotar das comunidades, como responsabilidade de todos, e se dirigir a todas as categorias da Igreja”
(CNBB, Vida e Ministério do presbítero n.° 244)

OBJETIVO PASTORAL VOCACIONAL PAROQUIAL: DESPERTAR O SENTIDO DA VIDA E DA VOCAÇÃO PESSOAL COMO DOM DE DEUS E RESPONSABILIDADE NOSSA

DIAS DE ENCONTRO DA EQUIPE: todo primeiro sábado do mês.

Horário: às 16 h, na igreja

Coordenação: Zilair Santos

Tel.: 2715-4573/9632-6793 E-mail: zilairsantos@gmail.com

AGOSTO: MÊS VOCACIONAL

Dando continuidade ao Projeto, Despertar Vocacional em nossa Paróquia, cujo lema é: “SEGUIR JESUS, UMA PROPOSTA PARA TODOS OS TEMPOS”, queremos com carinho convidar todas as pastorais para participarem rezando e refletindo conosco o tema: VOCAÇÃO CRISTÃ.
Nesta tarde vocacional teremos a oportunidade de rezar e refletir a nossa vocação específica diante do Senhor na Eucaristia. Teremos momentos de animação, adoração, testemunho e partilha.
Dia: 15/08/2010
Horário: de 14h até 17h.
Local: Igreja Matriz São Francisco Xavier.
Traga para este encontro: sua Bíblia, caneta e um coração alegre e aberto para acolher o que o Senhor tem a falar!

1º. DOMINGO DAS VOCAÇÕES

31/07/10 e 01/08/10

MINISTÉRIOS ORDENADOS

O mês de Agosto é dedicado à reflexão sobre as vocações. Celebramos sobre o chamado e a missão na vida da família, da comunidade e da sociedade.

Neste início de mês vocacional comemoramos a vocação para os ministérios ordenados!

Os sacerdotes e os diáconos colocam-se a serviço do povo de Deus conforme o coração de Cristo Bom Pastor.

O sacerdote é chamado a ser homem de misericórdia e compaixão próximo a seu povo e servidor de todos.

O diácono está a serviço da Palavra da caridade e da liturgia e é chamado a servir toda a comunidade.

Que o Senhor nos ajude e nos ilumine e que cada um de nós descubra cada vez mais a beleza da vida cristã e o chamado que Deus nos faz para as diversões vocações!

2º. DOMINGO DAS VOCAÇÕES

07/08/10 E 08/08/10

FAMILIAR

Hoje, dia dos pais, comemoramos de forma especial, a vocação para a vida em família.

A família, pequena Igreja, deve ser junto com a paróquia, o primeiro lugar para a iniciação cristã das crianças.

Ela oferece aos filhos um sentido cristão de existência e os acompanha na elaboração de seu projeto de vida como discípulos missionários.