Iniciação à Vida Cristã

evangelizar ide

“Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos!” (Mt 20, 18-20)

iniciacao a vida crista

Iniciação à Vida Cristã

“Conjunto de esforços enviados na Igreja para fazer discípulos. Para ajudar os homens a acreditarem que Jesus é o Filho de Deus” (CT1).

Função específica da Iniciação à Vida Cristã:

– atividade específica da Iniciação à Vida Cristã é introduzir os catequizandos, já batizados ou os catecúmenos que se preparam para o batismo, na vida da comunidade cristã, no estilo evangélico de vida, nos mistérios da fé, no seguimento e na doutrina de Jesus, com suas implicações na maneira de conviver e na necessidade de transformar o mundo.

Tarefas da Iniciação à Vida Cristã

_ favorecer o conhecimento da fé

_ educação litúrgica

_ formação moral

_ ensinar a rezar

_ iniciar e educar à vida comunitária

_ iniciar e educar à missão

Em nossa paróquia, temos seis comunidades, matriz, as capelas : Imaculado Coração de Maria, Bom Pastor, Nossa Senhora da Conceição, São Pedro e o Colégio Assunção.

A iniciação cristã de crianças e adolescentes, está organizada da seguinte forma:

Pré-Iniciação à Vida Cristã, 1º ano, 2º ano e perseverança.

Horários da Iniciação à Vida Cristã infantil

Matriz – aos domingos, após a missa das 17h30m.
Imaculado Coração de Maria- aos domingos, após a missa das 8h.
Bom Pastor- aos domingos, às 9:30h
Nossa Senhora da Conceição- aos sábados, às 18h
São Pedro- aos sábados, às 17h
Colégio Assunção – quinta-feira, às 17:30h

A iniciação de adultos e jovens:

Matriz- terças-feiras às 19h
Imaculado Coração de Maria – aos domingos após a missa
Bom Pastor- aos domingos após a missa
Nossa Senhora da Conceição – no momento está sem catequista
São Pedro – as terças e quintas-feiras às 19h

Missa com crianças:

Matriz aos domingos, às 17h30m
Capelas: São Pedro, Nossa Senhora da Conceição e Bom Pastor, segundo domingo do mês, horário normal de missas nestas comunidades.

Coordenação:

Cristina Cuciniello dos Santos

Tel. 2625-6541 / 98559-1997

ARQUIDIOCESE DE NITERÓI Rua Gavião Peixoto, 250 – Icaraí 24230-103 – Niterói – RJ – Brasil www.arquidioceseniteroi.org.brTele/fax; (21) 3602-1700

CARTA AOS SACERDOTES

Caros sacerdotes,

“A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vós”. Ef 6,24

Jesus aproximou-se e começou a caminhar com eles”. Lc 24,15

Estivemos reunidos no I Congresso de Iniciação à Vida Cristã. Lá estivemos, de todas as paróquias de nossa Arquidiocese, na certeza de que o Senhor caminha conosco.

Louvamos e bendizemos ao Senhor por esta oportunidade de comunhão, dando início ao cumprimento do nosso Plano Arquidiocesano de Pastoral.

E Jesus perguntou: O que vocês andam conversando pelo caminho?” Lc 24,17

Como os discípulos de Emaús, viemos partilhar nossas dores e alegrias, sombras e luzes, dúvidas e ansiedades pelas novas mudanças que irão ocorrer em nossa ação catequética.

Vivemos não só uma época de mudança, mas uma mudança de época, É nesta hora que o Espírito diz às Igrejas para encontrar novos caminhos.

Jesus explicava para os discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele”. Lc 24,27

No espírito da 3ª Semana Brasileira de Catequese, refletimos sobre a Iniciação à Vida Cristã e a missão da catequese nesse processo, como parte do caminho que conduz ao seguimento de Jesus Cristo.

“Sentou-se à mesa com os dois, tomou o pão e o abençoou; depois partiu e deu a eles”. Lc 24,30

A comunhão eclesial nasce do encontro com o Filho de Deus, Jesus Cristo.

Mas o amor que celebramos no Sacramento não podemos conservar para nós. Ele pede, por sua natureza, de ser comunicado a todos, pois, uma Igreja autenticamente eucarística é uma Igreja missionária.

Na mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém”. Lc 24,33

Com alegria retornamos para nossa “Jerusalém” nossas paróquias. Convidamos vocês a tomarem conhecimento do que aconteceu neste caminho, interessando-se pelo tema da Iniciação à Vida Cristã.

Assumimos o compromisso de partilharmos o que vivenciamos e aprendemos, e queremos em comunhão com nossa Igreja Particular, colocar em prática alguns pontos práticos para a nossa catequese a partir de 2011:

1º – Estabelecer na paróquia períodos de formação para catequistas de todos os níveis, batismo, liturgia, secretários e introdutores de todas as pastorais, dentro da ótica do processo catecumenal.

2º – Formar a Comissão de Iniciação à Vida Cristã, composta por pessoas das antigas pastorais (Catequese Infantil, Batismo e Crisma ( catecumenato).

3º – Utilizar o material disponibilizado pela Arquidiocese para a catequese infantil, respeitando as etapas ali direcionadas, a saber: a partir de 8 anos (iniciação) , 1º ano , 2º ano e perseverança. E também o livro de Catecumenato .

4º – Utilizar a metodologia do catecumenato em todos os seguimentos da catequese.

5º – Marcar a recepção do sacramento da Eucaristia para o Período Pascal ou no máximo,até o mês de junho (após o 2º ano completo da Eucaristia ). E, para os catecúmenos, ministrar os três sacramentos da Iniciação na Vigília Pascal.

Venham caminhar conosco com coragem, enfrentando com alegria, criatividade e audácia os novos tempos de evangelização. Deixem seus corações arderem quando Ele fala, explica as Escrituras e parte o pão”.(Cf Lc 34,32s)

Que Maria, a discípula fiel, interceda por nós neste caminho!

Participantes do I Congresso de Iniciação à Vida Cristã

Texto baseado na 3ª Semana Brasileira de Catequese e Mensagem do Papa para o Dia das Missões 2010 .

“Concordamos com a divulgação deste texto”:

Dom Frei Alano Maria Pena Dom Roberto Ferreria Paz

17 de outubro de 2010