Paróquia em ação – Assembleia Paroquial

Publicado em 02/05/2013 | Categoria: Notícias |


Com o propósito de aprofundar a pastoral de conjunto, tema da Assembleia Paroquial de 2012,  e debater temas relacionados ao momento eclesial que a nossa Igreja está vivenciando, foi realizada no último sábado, 27 de abril, na Creche Dom Orione, a 3 ª Assembleia Paroquial da Paróquia São Francisco Xavier. Na ocasião, também foram eleitos novos membros do Conselho Paroquial.

 

Compareceram ao encontro 106 membros das diversas pastorais, movimentos e capelas da Paróquia. O pároco, pe. Josumar, iniciou o encontro às 13 horas, pedindo ao Espírito Santo que concedesse a graça da unidade entre todos os participantes da Assembleia:

Em clima de unidade pedimos a Deus por todos nós e por aqueles que não puderam comparecer, por um motivo o outro. Iniciamos juntos,  pedindo ao senhor que nos conceda a graça de viver este momento de unidade visível da nossa Paróquia e que seja a Sua presença e o Seu Espírito a nos unir.

 Pe. Josumar enfatizou que viver a unidade é o mais belo testemunho de um cristão:

Será vendo como nós nos amamos que seremos identificados como filhos de Deus.

Por amor a Jesus e a Igreja é que estamos reunidos aqui hoje para buscar a unidade. Uma Igreja dividida é um contra testemunho”.

Caminhando para a Unidade Paroquial

 

Frutos 

Segundo Padre Josumar,  já se percebe  frutos da assembleia realizada em 2012:

Percebemos uma mudança na nossa paróquia, pequena, mas significativa, com os membros de pastorais, movimentos e das capelas se unindo para algumas atividades paroquiais. Existe já um caminhar de sair de seu isolamento, da sua pastoral, do seu conforto e contar com o outro, para que juntos, unidos no objetivo maior, Jesus  possa brilhar nas atividades da paróquia.

A mudança foi notada também na relação entre as Capelas e a Igreja Matriz, que deve gerar comunidades. Por isso, nesta 3 ª Assembleia Paroquial, além de outros temas importantes, estamos reforçando a importância da unidade:

“Que todos sejam um”.

 

 

Urgências na Ação Evangelizadora

Em sintonia com o momento que a Igreja está vivendo, foi apresentado na Assembleia,  as Cinco Urgências para a Evangelização, apontadas pela CNBB- Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Recomeçar a partir de Jesus Cristo

Em tempo de transformações radicais, faz-se necessário “voltar às fontes”. Assim, o ponto de partida para toda a evangelização é voltar a Jesus Cristo, recomeçar a partir dele.

O que é que nele nos encanta?

O que nos faz arder o coração?

O que nos faz deixar tudo de lado para afirmar um amor incondicional a Ele?

Como Ele se apresenta nos evangelhos?

 

Jesus Cristo é o centro de uma longa história, que começa nos inícios da humanidade e é o início de um tempo novo, o tempo da Igreja.

É Jesus que dá sentido à história. A história caminha com Ele e por isto ela não pode ser imóvel, estática, parada no tempo, porque Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Renovação da Paróquia

A Assembleia Paroquial apresentou para os 106 participantes o tema da 51ª Assembleia dos Bispos do Brasil, realizada em abril, em Aparecida (SP), que segundo Dom Leonardo Ulrich Steiner, Secretário-geral da CNBB, é urgente e necessária a renovação:

o valor da paróquia é inquestionável. Contudo ela precisa urgente renovação. As mudanças da realidade clamam por uma nova organização, especialmente articulada em pequenas comunidades, capazes de estabelecer vínculos entre as pessoas que convivem na mesma fé. Ele vem para reforçar a nossa caminhada pastoral, já que estamos colocando a vida das comunidades como eixo central de toda a nossa ação evangelizadora. Com a revitalização das comunidades e a renovação das paróquias, certamente estaremos colocando as bases para uma nova evangelização”.

O tema geral da 51ª dos Bispos do Brasil  deste ano foi “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. Ainda de acordo com o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Ulrich Steiner, com este tema a Igreja no Brasil deseja repensar o serviço que as paróquias oferecem à evangelização.

 Segundo o bispo, a sociedade vive uma realidade urbana, digital e virtual próprias deste tempo e por isso é necessário rever as estruturas das paróquias. Para Dom Leonardo, a paróquia, na forma em que foi criada e pensada, não responde mais às necessidades do tempo, mas “continua sendo um instrumento importante para a dinamização da Igreja”.

A Renovação das Paróquias

 

O material que foi a presentado na formação da Assembleia Paroquial destacou o tema  renovação paroquial:

A partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo está a finalidade de nossa missão cuja solidez da fé pede de todos nós uma reviravolta nos pensamentos e na vida.

A Igreja indica a necessidade de uma conversão pastoral que nos leva a este grande desafio: a RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA.

Células Vivas

“As Paróquias são células vivas da Igreja e lugar privilegiado no qual a maioria dos fiéis tem uma experiência concreta de Cristo e a comunhão eclesial, mas precisam de renovação e reformulação de suas estruturas, para que sejam rede de comunidades e grupos capazes de propiciar a seus membros uma real experiência de discípulos missionários de Jesus Cristo, em comunhão” (DGAE No.100)

Firmes nas origens, mas com coragem de ousar

 

Duas grandes preocupações da Igreja em todos os tempos e especialmente em nosso século 21:

Permanecer ancorada nas suas origens e saber ler com sentido profético a palavra que nos foi transmitida. Mas não nos prendermos ao passado. O passado nos impulsiona para dar uma resposta profética ao mundo de hoje.

Dando como exemplo desta ousadia, o pe. Jô citou o Pe. José Maria, que concretizou o sonho de gerar  a Comunidade São Luiz Orione, situada na Grota, que hoje,  tem a turma da catequista Zilair, com 13 pessoas, entre crianças e adultos, que farão a Primeira Eucaristia. Ele acreditou, ousou e fez acontecer.

 Pe. Jô falou que temos que fazer uma Autocrítica

É indispensável compreender o nosso tempo sem trair a autenticidade da Palavra de Deus. Não é fácil, mas não nos deve faltar à fé no Evangelho de Jesus Cristo e a coragem de uma autocrítica constante.

Não podemos compactuar com a deformação da mensagem de Jesus, só falando de coisas agradáveis, como algumas igrejas que pregam a teoria da prosperidade, onde só se fala o que pessoas querem ouvir: coisas boas, que dão bem estar, sem cobrar compromisso, assim vamos cair em uma religião de consumo. Não vamos falar só de pecado, mas temos que cobrar comprometimento das pessoas na missão que Jesus nos deixou.


As cinco urgências nos ajudam a voltar a Jesus Cristo com amor renovado

 

1ª urgência:

PARTIR EM MISSÃO

Quem se apaixona por Jesus Cristo deve igualmente transbordar Jesus Cristo, no testemunho e anúncio da sua mensagem. E isso é urgente por causa da grande desinformação e até deformação da sua imagem, e da sua proposta nos dias de hoje. E os primeiros interlocutores desta missão somos nós mesmos, na medida em que estamos também nesse turbilhão de transformações.

Cada comunidade deve se perguntar: quais os grupos humanos que mais precisam da boa nova do evangelho: os afastados da igreja? Os jovens? Os doentes? Os presos? Moradores de rua? Não basta constatar, é preciso ir ao encontro deles: visitas aos locais de trabalho, moradias de estudantes, periferias, assentamentos, prisões, hospitais, visitação permanente nas casas.

 

2ª urgência

A INICIAÇÃO CRISTÃ

Antigamente se tinha como pressuposto que as crianças aprendiam a religião na família. Não havia necessidade de preparação para o batismo. A catequese era breve e já estava feita a “iniciação”, quer dizer a preparação para o encontro com Cristo, para a vida toda.

Hoje é preciso retomar a iniciação em todas as fases da vida, refazendo, fortalecendo e renovando o conhecimento e a convivência com Cristo em cada etapa. Daí a necessidade de uma catequese geral, básica para todos, e ainda uma formação mais especializada para aqueles que assumem o trabalho da evangelização. Uma catequese permanente.

Voltar a Jesus Cristo, nesse caso, se faz com estudo, dedicação à Palavra de Deus, liturgia bem preparada e vivida como encontro vivo com Cristo. Criar ocasiões, lugares e horários diversificados em que a comunidade ofereça a formação a todos os grupos, com pessoas preparadas para isso.

 

 

 

3ª urgência

Bíblia na mão e no coração

Só será possível voltar a Jesus Cristo, Palavra de Deus encarnada, se tivermos intimidade com a Palavra de Deus escrita, a Bíblia. Bombardeados o tempo todo por questões que desafiam a fé, a ética e a esperança, precisamos estar familiarizados com a Palavra de Deus, para nos manter firmes, e converter os corações daqueles que nos questionam.


 

4ª urgência

Comunidade de Comunidades

O Documento de Aparecida fala em “setorização das Paróquias” e “rede de comunidades”.

Os movimentos, os grupos de reflexão e de oração, os grupos por faixa etária – jovens, idosos, casais e outros – formam pequenas comunidades de vida que realmente ligam e comprometem os que delas participam.

Mas há uma grande parcela que vive na grande comunidade, sem vínculos fraternos fortes. Vêm à missa, cumprem corretamente os preceitos, e vão pra casa, sem criar laços mais profundos. O primeiro desafio é aproximá-los de uma experiência comunitária mais forte.

O segundo desafio é superar certos conflitos, competições, ciúmes, isolamentos, que ainda existem entre certos grupos, para formar uma verdadeira rede de comunidades muito unidas, apesar de suas peculiaridades. É possível articular uma pastoral de conjunto, bem planejada, que promova a partilha e a comunhão em todos os níveis?

 

5ª urgência

Igreja a serviço da vida

É a última urgência das Diretrizes, justamente por ser decorrente de todas as outras. Ela é importante, como a colheita no final de todas as etapas do trabalho do agricultor. Não vamos voltar a Jesus sem o compromisso forte com a dignidade da vida, desde a vida não nascida, passando pelas condições de vida dos excluídos e ignorados em sua dor, até o abandono dos idosos.

A vida ceifada cedo pela droga, pela violência, a ignorância, a vida dos seres humanos tratados como objetos, na prostituição e na exploração do subemprego.

Foi citado na assembleia que a 5ª urgência está sendo prioridade na Arquidiocese de Niterói.

Para  falar da Responsabilidade de cada um na construção do Reino de Deus , foi contada uma história:

 Era uma vez, um grupo formado por quatro pessoas que se chamavam: “Todo Mundo”, “Qualquer Um”, “Alguém” e “Ninguém “.

 Havia na comunidade um importante trabalho a ser feito e Todo Mundo acreditava que Alguém iria executá-lo. Qualquer um poderia fazê-lo, mas Ninguém o fez. Alguém ficou aborrecido com isso, porque entendia que sua execução era a responsabilidade de Todo-Mundo.

 Todo Mundo, por sua vez, pensou que Qualquer Um poderia executá-lo, mas Ninguém imaginou que Todo Mundo não o faria.

Resultado: Todo Mundo culpou, Alguém, quando Ninguém fez o que Qualquer Um poderia ter feito.

Partilha

 

Na segunda parte da Assembleia Paroquial foi feita a experiência de partilha,  com a divisão dos participante em grupos,  para debater e escolher o que foi mais importante nos temas apresentados na Assembleia ou qual a urgência de evangelização que mais se destacou , explicando o porque  e trazendo sugestões.

 

 

 

 

Pastoral de Conjunto: dimensões e setores


A terceira e última parte da Assembleia foi dedicada a reforçar o sentido e a necessidade da Paróquia caminhar como pastoral de conjunto , explicando e enfatizando cada dimensão e setor .

Em seguida, os participantes formaram grupos, agora divididos por dimensão e setor, para a decidir se os representantes continuariam ou se seria votado um novo representante para o Conselho Paroquial, que depois de escolhidos,  permanecerão por dois anos.

 

DIVISÃO DAS DIMENSÕES PASTORAIS

 

1- DIMENSÃO COMUNITÁRIA PARTICIPATIVA

Essa dimensão revela a dimensão íntima da Igreja, a sua identidade. O Espírito de Cristo convoca e reúne seu povo para viver a comunhão fraterna, para formação de uma comunidade de irmãos na fé, pela participação de todos, com seus dons e carismas para o bem de todo o corpo que é a Igreja.

Participam: Dízimo, Renovação Carismática, grupos de oração, diáconos permanentes, pastoral vocacional, pastoral de eventos, manutenção e finanças.

Representante: Marcos Salgado

Suplente: Lucília

2- DIMENSÃO MISSIONÁRIA

Comunhão e missão são dois aspectos inseparáveis. Como membros de Cristo e incorporados na Igreja pelo Batismo, e também pela Confirmação e a Eucaristia, os fiéis são todos chamados a proclamar e a oferecer à humanidade inteira os dons da própria fé e pertença à Igreja. A comunhão se concretiza no empenho missionário, na partilha dos valores e experiências… Evangelizar é a missão principal da Igreja, cujo referencial é o próprio Jesus, com sua pedagogia.

Participam: Movimento Mãe Rainha; Legião de Maria; Apostolado da Oração, Terço dos Homens.

3- DIMENSÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA

A dimensão catequética da vida cristã é um processo de educação pessoal e comunitária, progressiva e permanente, orgânica e sistemática da fé. Processo que busca levar as pessoas à comunhão e à intimidade com Cristo, ao conhecimento de sua mensagem e ao compromisso com a sua missão de anúncio e construção do Reino de Deus. Sujeito e protagonista dessa educação da própria fé, o Povo de Deus sabe que só consegue atingi-la pela força do Espírito Santo. Ela deve articular as equipes de Catequese em todos os níveis, círculos bíblicos, cursos de formação bíblica, preparação para os sacramentos.

Participam: Comissão Pastoral à Iniciação Cristã (Catecumenato, Catequese, Crisma, Batismo), Escolas de Fé, Grupo “Fé e Vida”, Círculos Bíblicos, etc.

Representante: Cristina

Suplente: Vera

4- DIMENSÃO LITÚRGICA

Com esta dimensão expressamos a Igreja como comunidade sacerdotal, povo de Deus, assembleia litúrgica, estruturada pelos sacramentos, celebrando os mistérios da salvação. Na liturgia glorificamos a Deus e santificamos a humanidade. Ela é a referência para todas as atividades pastorais, pois acolhe a criação, o ser humano como ser sacramental. Inserida na realidade. Ela celebra o mistério pascal do Senhor em contextos culturais bem definidos.

Participam: Pastoral Litúrgica, Cantores e instrumentistas, MESC, MEBE, Acolhida, Coroinhas, Sacristia, Pastoral da ressureição.

Representante: Jayne

Suplente: Eva

5- DIMENSÃO SÓCIO TRANSFORMADORA

Esta dimensão revela a Igreja presente no mundo, a sociedade humana, como fermento transformador, colaborando para que caminhemos de acordo com as exigências do Reino de Deus. É uma dimensão que expressa o profetismo da Igreja junto aos marginalizados, oprimidos e excluídos. É a Igreja presente no mundo com um agir comum e transformador.

Participam: Past. da Promoção da Saúde; Past. da Criança; Past. do Meio-Ambiente, Conferência Vicentina, Ação Social (quentinhas, cestas básicas etc.).

Conselheiro: Paulo Renato Soares

Suplente: Ludwig Moldan

6- DIMENSÃO DIÁLOGO ECUMÊNICO E INTER-RELIGIOSO

              ( esta dimensão ainda não existe na Paróquia)

Como resposta ao apelo de unidade expresso na oração sacerdotal do Senhor — “que todos sejam um… para que o mundo creia”113, o Povo de Deus é chamado a crescer permanentemente em espírito e atitude de diálogo e abertura, na busca da plena e visível comunhão de todos aqueles que aceitam Jesus como Senhor. Esse testemunho de comunhão é sinal e instrumento de unidade para a comunidade humana dilacerada pelo pecado.

DIVISÃO DOS SETORES PASTORAIS

1- SETOR JUVENTUDE

O futuro da sociedade e da Igreja depende da capacidade de escutar o que acontece no mundo juvenil, de respeitar a sensibilidade própria do jovem que vive o momento presente, de encontrar novas soluções práticas e de pressentir novos rumos. Há valores novos, que, em geral, só o jovem é capaz de criar e desenvolver. O jovem é garantia da juventude da Igreja.

PARTICIPAM: Pastoral da Juventude, EAC, EJC,

Representante: Raphael

Suplente:    Henrique

2- SETOR FAMILIAR E VIDA

A família, célula da sociedade, sempre recebeu grande atenção e preocupação pastoral da Igreja. Basta lembrar o que sobre ela se escreveu e o que por ela se fez na Igreja. O Vaticano II consagrou-a como “Igreja doméstica”.

PARTICIPAM: Pastoral Familiar, ECC, Equipes de Nossa Senhora.

Representante: Wagner

3- SETOR COMUNICAÇÃO

É função da Pastoral da Comunicação trabalhar para fortalecer os laços entre os organismos pastorais de uma paróquia. Isto se consegue criando oportunidades de convivência, de troca de experiências e de comunhão entre as pessoas que coordenam os setores ou que participam do trabalho. A Pascom não vive em função de si mesma, mas em função do conjunto, contribuindo para emendar onde o vaso estiver trincado, unindo, costurando comunicação.

PARTICIPAM: PASCOM

Representante:   Elaine Carlsson

Suplente:   Lucia Fortes

4- SETOR EDUCAÇÃO E ENSINO RELIGIOSO

O Setor Educação caminha guiado pela palavra do grande Educador e pedagogo Jesus Cristo, respeitando as individualidades, onde cada um tem o direito de ser o que é e, desse jeito, contribuir para o melhoramento de nossa sociedade. Construir o Reino de Deus requer um processo educativo para que as pessoas livremente assimilem, reconstruam e assumam a proposta de Deus no caminho da vida.

PARTICIPAM: Creche, Escolas Católicas.

 

     A Assembleia terminou com todos de mãos dadas cantando a música Onde Reina o Amor  e recebendo a benção.

Onde Reina o Amor, fraterno Amor

Onde Reina o Amor, Deus aí está!

 

 

Fonte: Material de formação da Paróquia/ CNBB



Os comentários estão desativados.