Parabéns Catequistas!

Publicado em 29/08/2015 | Categoria: Notícias |

No último domingo do mês de agosto celebra-se o Dia do Catequista. Esta importante vocação tem, ao longo dos anos, iniciando crianças e adultos no Catolicismo, através da preparação para a Primeira Eucaristia.

Deus utiliza o trabalho dos e das catequistas para revelar-se àqueles que melhor desejam conhecê-Lo. A maioria das pessoas recebeu a formação catequética ainda na infância; outras, já adultas. Certamente, porém, a lembrança do catecismo é algo marcante na vida do católico. É o catequista quem conduz os primeiros passos dados na direção do encontro com Jesus Sacramentado e as primeiras experiências de Deus.

O sentido de catequese vai além do período de encontros que precede a 1ª Eucaristia. É um processo permanente, sistemático, dinâmico, comunitário. Catequese é inserir-se na fé e na comunidade cristã para, a partir dela, encontrar-se pessoalmente com Cristo. Ser catequizado é fazer a experiência de São Paulo quando diz: “Já não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim” (Gl 2, 20). Portanto, é um processo constante de seguimento a Cristo.

Ser catequista é colaborar para inserção de outrem a comunidade cristã, não apenas transmitindo doutrina, mas favorecendo uma experiência de fé. Era o que acontecia na Igreja primitiva, na qual o catecúmeno recebia um padrinho que ensinava-lhe o modo de vida cristão e confirmava diante do bispo se o catecúmeno poderia receber o batismo.

É importante que, diante da grande responsabilidade de vida na fé exercida pelo catequista, seja favorecida a constante formação humana e cristã que propicie coerência entre anúncio e vivência da Palavra de Deus. Especialmente no Dia do Catequista a comunidade de fé é convidada a renovar seu compromisso missionário diante da Igreja e de todo o povo para que, de fato, aconteça uma catequese renovada.

Neste mês das Vocações, peçamos especialmente pelo trabalho desses homens e mulheres pelo mundo afora, para que o Espírito do Senhor continua a frutificar palavras e ações que revelem Deus aos outros.

ORAÇÃO DO CATEQUISTA

Senhor, vós me chamastes a ser catequista na vossa Igreja neste imenso Brasil, na vossa comunidade que também é minha.

Vós me confiastes a missão de anunciar a vossa Palavra, de denunciar o pecado, de testemunhar pela minha própria vida os valores do Evangelho.

Recuo diante do vosso chamado. É pesada, Senhor, a minha responsabilidade. Mas, se me escolhestes, confio na vossa graça.

Caminharemos juntos, Senhor. Vós, apoiando-me, iluminando-me; eu, colocando-me à vossa disposição, à disposição da Igreja, preparando-me e atualizando-me sempre mais para servir melhor o vosso povo.

Fazei-me o vosso instrumento para que venha o vosso Reino, Reino de amor e paz, de fraternidade e justiça, Reno, no qual Deus será tudo em todos. Amém.

Fonte: Amaivos – Paulinas