Orionitas têm nova direção. Superior é brasileiro. Conheça-o

Publicado em 27/05/2016 | Categoria: Notícias |


padre tarcisio

A Congregação dos Orionitas tem novo Diretor Geral, eleito quarta-feira, 25 de maio: Pe. Tarcísio Gregório Vieira. Pela primeira vez, um brasileiro ocupa o posto de Superior Geral da Pequena Obra da Divina Providência, Congregação religiosa que está presente em 32 países.

O 8º sucessor de Dom Orione foi eleito durante o XIV Capítulo Geral, em andamento em Montebello dela Battaglia, Itália.

O novo Superior

Os padres capitulares foram recebidos pelo Papa nesta 6ª feira (27/05) e antes, participaram de uma missa na Igreja de Santa Ana, na Cidade do Vaticano. Lá, o novo Superior, Padre Tarcísio Vieira, conversou com a RV. 

“Certamente (a Direção) é uma grande responsabilidade que os confrades me confiaram em nome de Dom Orione. Vou procurar responder a esta responsabilidade com meu serviço, minha disponibilidade, à Igreja, à Congregação e a meus irmãos”

“Dom Orione gostava de nos definir ‘os padres que correm’. Creio que um brasileiro, por origem, pelo seu jeito brasileiro, é um padre que corre, é disponível ao serviço do povo; creio que nós do Brasil trazemos como contribuição para a Congregação no mundo inteiro a nossa disponibilidade de servir com alegria – uma característica nossa –, de servir sempre e com fidelidade e com muito carinho aquilo que o Papa nos vai indicar”.

“Dom Orione dizia: ‘Nós somos do Papa, da cabeça aos pés’, totalmente do Papa. Ele vai manifestar os seus desejos e nós vamos fazer de tudo, vamos dar a vida para colocar em prática aquilo que é o desejo e está no coração do Papa”.

“O maior desafio hoje é ser uma Congregação da caridade, porque Dom Orione nos quis assim, mediante a caridade. A gente tem que sempre tomar cuidado e esta é uma atenção que o Papa Francisco nos recomenda, para que a Igreja (e em nosso caso, a Congregação), não seja apenas uma ONG, mas que seja de fato uma família carismática que viva a caridade e possa operar no meio dos irmãos, sobretudo os mais necessitados, levando estas pessoas até Cristo, até a Igreja, até o Papa. E nós vamos fazer isto nos próximos seis anos, como vemos fazendo neste tempo. Nós queremos, sobretudo, ‘tocar a carne de Cristo’, creio que esta é a nossa grande responsabilidade. Não somente um serviço delegado, terceirizado, mas os religiosos mesmos assumindo esta dimensão, a missão de ‘tocar a carne de Cristo’”.

Na manhã de quinta-feira, 26 de maio, foram eleitos os Conselheiros Gerais. Desta forma,  completou-se todo o Conselho Geral que governará a Congregação de 2016 a 2022. Eis a composição:

Pe. Oreste Ferrari (italiano)  Vigário Geral

Pe. Fernando Fornerod (argentino)  Conselheiro

Pe. Pierre Assamouan Kouassi (marfinense)  Conselheiro

Pe. Laureano De La Red Merino (espanhol)  Conselheiro

Pe. Fulvio Ferrari (italiano)  Ecônomo Geral

(CM)

Fonte: Rádio Vaticano



Os comentários estão desativados.