Nosso Deus já vem! Estejamos atentos para recebê-lo

liturgia

Liturgia da Missa – Reflexões para a Mesa da Palavra

1º Domingo do Advento

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando. Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: Vigiai!’ Mc 13, 33-37

advento mesa da palavra

Nosso Deus já vem! Estejamos atentos para recebê-lo

A abelha rainha precisava viajar. Numa bela manhã de sol, ela então reuniu as filhas para lhes comunicar sua saída. Acostumadas que estavam com a segurança que a presença da mãe lhes assegurava, sem dúvidas que ficaram entristecidas. Mas pouco a pouco foram descobrindo que a rainha, mesmo distante, se fazia presente em cada detalhe da casa, em cada abelhinha na qual era possível ver os traços inconfundíveis da mãe, bem como também em tudo que lhes tinha ensinado. Tomaram consciência enfim de que aquela viagem as tornaria mais maduras e responsáveis. A partir dela poderiam exercitar a liberdade e isto era algo que iria fazer muito bem a todas. Só que liberdade pressupõe riscos. Para vivê-la é preciso tomar cuidados, mantendo-se em constante estado de atenção, para não se perderem. Toda manhã, na primeira saída rumo às flores, não deixavam de mirar o horizonte, na expectativa de que fosse aquele o dia do retorno da querida mãe.

Chegamos ao tempo do Advento. Hora de nos prepararmos para a vinda do Senhor. Nosso Deus, daqui a pouco virá pequeno e frágil. Deus menino nascido numa manjedoura a nos ensinar que é quando nos fazemos menores que somos realmente grandes. Nesse período a Igreja nos chama, geralmente com passagens bíblicas mais contundentes, a atenção para que não sejamos pegos desprevenidos quando o nosso Senhor chegar.

O Evangelho de Marcos desse primeiro domingo quer nos falar dessa atenção. Ele nos conta que é preciso vigiar, porque o Senhor foi para longe e não nos disse em qual dia retornará. Assim Marcos nos apresenta essa metáfora bonita de Jesus: Deus viaja para o estrangeiro e nos deixa tomando conta da obra do Reino.

Estivesse presente é bem provável que nos acomodássemos esperando pela sua ação transformadora da realidade. Mas não é este o Deus de Jesus. Ele nos faz e mais do que isto, nos quer livres. Então, mesmo estando presente, passa-nos a impressão de que se ausentou – afinal sabemos que Deus nunca viaja. Está sempre no nosso aqui e agora – para que possamos, com nossas mãos, tornar presente o Reino dos Céus na terra.

O grande problema é que costumamos andar meio sonolentos pela vida afora. É bem possível que em algumas ocasiões podemos estar caminhando até dormindo. Ao fazermos a experiência, por exemplo, de passar prestando real atenção, pelo trajeto que diariamente percorremos, é provável que nos surpreendamos com o tanto de detalhes que por nós não tinham sido observados.

Advento é tempo para se acordar e reparar mais nas pessoas e nas coisas existentes nos caminhos trilhados. Em todas elas buscar encontrar Deus. Tomar consciência de que Ele está sempre vindo ao nosso encontro.

O verbo “vigiar” no texto evangélico tem clara conotação escatológica, mas precisamos ir além dela. Mergulhemos na imagem que Jesus nos traz, numa dimensão diferente dessa dos tempos messiânicos, nos quais nos veremos já na presença de Deus.

É preciso entender o “vigiar” também como um estar atento à existência simples de todo dia. Nos pequenos detalhes da vida é preciso estar vigilantes, para que possamos ver o Senhor, também neles, quando enfim retornar.

Peçamos ao Espírito do Senhor nesse Advento, que nos faça mais atentos e vigilantes. Que possamos perceber, principalmente nas pessoas, as mais necessitadas à volta, o convite para nos aproximarmos delas, na busca de uma vida de mais intimidade com os irmãos.

Advento é tempo de atenção também para que cresçamos na comunhão fraterna. É convite para que também nasçamos junto com Jesus, fazendo-nos novas criaturas. Nesse sentido viveremos, com toda certeza, um Natal mais bonito e significativo.

Pistas para reflexão durante a semana:

– O que tenho produzido enquanto o meu Senhor “viaja”?

– Em que devo estar mais vigilante?

– O que farei para me preparar melhor para o Natal?

Fernando Cyrino