Missa dos Santos Óleos

Publicado em 12/04/2017 | Categoria: Notícias |


padres magno e ilidio santos oleos

Sacerdotes, diáconos e paroquianos da Paróquia São Francisco Xavier, em Niterói, participaram,  na  terça-feira Santa, dia 11 de abril, da Missa dos Santos Óleos (Missa do Crisma),  às 19h30, na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Bananeiras, Araruama.

 

IMG-20170411-WA0024

Paroquianos expressam a alegria em participar da missa

A paroquiana Cristina Cucinielo fala da emoção em participar da Missa:

 

“Foi linda a celebração, valeu muito ter ido. Há muitos anos não participava desta celebração. Fiquei muito feliz em estar próxima dos nossos padres, num dia tão importante da nossa Igreja”

.

santos oleos

Missa dos Santos Óleos

 

 Segundo a liturgia da Igreja, a missa  é celebrada na quinta-feira santa, pela manhã, antes da celebração da Santa Ceia. Em algumas Arquidioceses ou Dioceses, esta celebração pode ser antecipada para ocasião mais conveniente, tendo em vista razões pastorais. A dispensa é concedida, por exemplo, como no caso da Arquidiocese de Niterói, pela distância geográfica de algumas paróquias em relação à sede, dificultando a participação dos padres, já envolvidos com os rituais próprios da Semana Santa, em suas paróquias, mas devendo, ao mesmo tempo, participar, da Missa dos Santos Óleos na Arquidiocese.

Nesta Missa, os padres da Arquidiocese, juntamente com o Arcebispo, renovam os compromissos sacerdotais.

A Missa da unidade ou dos Santos Óleos reúne, em torno do Arcebispo ou do Bispo, o clero da Arquidiocese ou Diocese, padres e diáconos, e todo o povo de Deus, ou ao menos uma boa representação das comunidades paroquiais que formam a Arquidiocese ou Diocese. Uma vez caracterizada como uma grande ação de graças a Deus, pela instituição do ministério sacerdotal na Igreja, nela, os padres presentes renovam as promessas sacerdotais.

Na Liturgia da Igreja, evidenciam-se três óleos: Óleo dos ENFERMOS, Óleo dos CATECÚMENOS e Óleo do Santo CRISMA. Os dois primeiros Santos Óleos são abençoados, e o terceiro é consagrado pelo Arcebispo ou Bispo, com todo o seu presbitério.

 

renovacao

 

RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS SACERDOTAIS

 

BISPO: Filhos caríssimos, celebrando cada ano o dia em que o Senhor Jesus comunicou o seu sacerdócio aos apóstolos e a nós, quereis renovar as promessas que um dia fizestes perante o vosso Bispo e o povo de Deus?

PRESBÍTEROS: Quero.

BISPO: Quereis unir-vos e conformar-vos mais estritamente ao Senhor Jesus, renunciando a vós mesmos e confirmando os compromissos do sagrado ministério que, levados pelo amor do Cristo, assumistes com alegria em relação à Igreja, no dia da vossa ordenação sacerdotal?

PRESBÍTEROS: Quero.

BISPO: Quereis ser fiéis distribuidores dos mistérios de Deus pela missão de ensinar, pela sagrada Eucaristia e demais celebrações litúrgicas, seguindo o Cristo Cabeça e Pastor, não levados pela ambição dos bens materiais, mas apenas pelo amor aos seres humanos?

PRESBÍTEROS: Quero.

BISPO: E vós, caríssimos filhos e filhas, rezai pelos vossos presbíteros, para que o Senhor derrame profusamente os seus dons sobre eles e, como fiéis ministros do Cristo, Sumo Sacerdote, vos conduzam àquele que é a fonte da salvação.

POVO: Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos.

BISPO: E orai também por mim, para que eu seja fiel à missão apostólica confiada à minha fraqueza e cada dia realize melhor entre vós a imagem viva do Cristo Sacerdote, Bom Pastor, Mestre e Servo de todos.

POVO: Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos.

BISPO: Deus nos guarde a todos em sua caridade, e nos conduza, pastores e ovelhas, à vida eterna.

TODOS: Amém.

PROCISSÃO DOS ÓLEOS

 


IMG-20170411-WA0042

Redentor acolhei o canto dos que vos louvam num só coração.

 

1 – O óleo a ser consagrado desceu do fecundo; por nós vai ser ofertado a quem salvou este mundo.

2 – Quem na fraqueza se abisma seja em vigor restaurado; graças a unção desta crisma que o faz do Cristo Soldado.

3 – Quem no batismo lavado, a fronte a crisma oferece; já pela graça habitado, com sete dons se enriquece.

4 – Do Pai à Virgem descido de novo ao Pai Regressais e o amigo então prometido nossas almas mandais.

5 – Se já festivo este dia, dele se faça a memória. Benção dos Santos Óleos de santa alegria já nos promete a vitória.

 

Dom José Francisco Rezende Dias,  evidenciam-se três óleos: Óleo dos ENFERMOS, Óleo dos CATECÚMENOS e Óleo do Santo CRISMA. Os dois primeiros Santos Óleos são abençoados, e o terceiro é consagrado pelo Arcebispo ou Bispo, com todo o seu presbitério.

Dom José Francisco Rezende Dias  na cerimônia que abençoa os óleos  dos ENFERMOS e dos CATECÚMENOS e consagra o Óleo do Santo CRISMA.

 

“Santos óleos”

A Liturgia da Igreja privilegia três óleos, chamando-os de “Santos Óleos”: Óleo dos enfermos, Óleo dos catecúmenos e Óleo do Santo Crisma. Os dois primeiros Santos Óleos são abençoados e o terceiro, o Óleo Crismal, é consagrado na missa crismal que o Bispo celebra com todo o seu presbitério na 5ª feira santa pela manhã.

  • O Óleo dos Catecúmenos concede a força do Espírito Santo aqueles que serão batizados para que possam ser lutadores de Deus, ao lado de Cristo, contra o Espírito do mal. Este óleo poderá ser abençoado pelo padre, antes de ser usado. Por motivos pastorais, a unção com o Óleo Catecumenal poderá ser omitido na celebração do Batismo ou antes da celebração do mesmo. O batizando é ungido com o óleo dos catecúmenos, no peito.
  • O Óleo dos Enfermos que, em caso de necessidade poderá ser abençoado pelo padre, antes da unção do enfermo, é um sinal sensível utilizado pelo sacramento da Unção dos Enfermos, que traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.
  • O Santo Crisma é um óleo perfumado utilizado nas unções consacratórias dos seguintes sacramentos: depois da imersão nas águas do batismo, o batizado é ungido na fronte; na Confirmação é o símbolo principal da consagração, também na fronte; depois da Ordenação Episcopal, sobre a cabeça do novo bispo; depois da ordenação sacerdotal, na palma das mãos do néo-sacerdote. Também é usado em outros ritos consacratórios, como na dedicação de uma Igreja, na consagração de um altar, quando o Santo Crisma é espalhado sobre o altar e sobre as cruzes de consagração que são colocadas nas paredes laterais das igrejas dedicadas (consagradas). Em todos estes casos, o Santo Crisma recorda a vinda do Espírito Santo que penetra as pessoas como o óleo impregna a cada um deles que o toca. Ele faz com que pessoas sejam ungidas com a unção real, sacerdotal e profética de Jesus Cristo.

 

Os Santos Óleos, de modo particular o Santo Crisma, têm caráter sacramental. Antigamente, os Óleos eram guardados dentro de um pequeno sacrário, costume este que está voltando em muitas comunidades, como sinal de respeito.

As Bênçãos dos óleos são com finalidade sacramental, quer dizer, para uso no sacramento, devendo ser queimado logo em seguida. Não se benzem óleos pela rádio e nem mesmo nas missas para que as pessoas levem para as casas para ungir doentes, por exemplo.

 

 

Trechos da Homilia de Dom José Francisco IMG-20170411-WA0034

 

…Este é um profundo significado do ser padre, tornar-se amigo de Jesus Cristo, e nesta amizade devemos  todos os dias renovar nosso compromisso. Amizade que significa comunhão do pensamento e do coração. Devemos cultivar esta comunhão que nos leve a comunhão com toda nossa existência e com todo o nosso agir. Isto significa que devemos conhecer Jesus de modo cada vez mais pessoal, ouvindo a sua palavra vivendo com Ele, permanecendo ao seu lado. Os evangelistas testemunham que Jesus durante noites inteiras se retirava na montanha para rezar. E também nós consagrados, temos necessidade desta montanha, a montanha da oração que nos faz estar com os olhos fixos Nele. Hoje nós somos empurrados para o ativismo pastoral, que pode até nos levar a atitudes heroicas, pode nos levar a alcançar algumas  vitórias a custas de desgaste desnecessários para não falar também de derrotas. E a ação pastoral ela só será santificadora e eficaz se nascer da profunda e intima comunhão com Cristo na essência do sacerdócio está em sermos amigos de Jesus Cristo, a amizade com Ele é sempre a amizade com os seus, nós só podemos ser amigos de Jesus na comunhão com a Igreja, animados pelo Espirito de amor e hoje como faz falta o amor, o mundo marcado pela estupidez da guerra, pelo horror do recente atentado com bombas químicas na Síria, por mortes de crianças e inocentes, pela destruição sistemática de hospitais. Como faz falta a afirmação de que o amor supera a dor. Em meio à crise do nosso estado do Rio de Janeiro, do nosso país, crise que atinge a todos, especialmente com o absurdo da violência, como faz falta a afirmação de que a vida é mais forte que a morte, e muitas vezes nós bispos, padres e diáconos ainda experimentamos a sensação de impotência, parece que nossa pregação e missão influem pouco na vida das pessoas e na transformação da sociedade. Por isso, hoje,  mais do que nunca,  é necessário renovar a nossa fé em Deus, Aquele que nos conduz com a presença do espírito do amor, acreditamos que o Espirito Santo age no coração das pessoas, age no coração da Igreja e age no coração do mundo. E se nós acreditamos no evangelho como notícia boa, se nós acreditamos que Jesus confia-nos uma missão, não podemos perder a esperança, devemos unir nossas forças, sentindo-nos corresponsáveis pela comunhão fraterna entre nós e pela transformação do mundo. Todos na sinagoga tinham os olhos fixos Nele, o mundo tem necessidade do Deus de Jesus Cristo, do Deus que se fez carne e sangue, que nos amou a ponto de morrer por nós que ressuscitou e criou em si mesmo um espaço para o ser humano, Ele quer viver em nós e nos convida a viver por Ele. Para se viver com Ele, por Ele e Nele temos necessidade do Espírito Santo, pois o espírito prometido por Isaías,  é aquele que unge para a missão. Na sinagoga de Nazaré,  ao proclamar o texto de Isaias,  Jesus disse: hoje realizou-se essa  escritura que acabastes de ouvir, pois foi esse mesmo espirito que ungiu Jesus no momento do Batismo e o acompanhou em toda a sua vida. O mesmo espirito no dia de nossa ordenação ungiu a nós Diáconos, Padres e Bispos para sermos sacerdotes do Senhor, ministros de nosso Deus, somos  ministros ordenados do Senhor, e o mesmo espirito no dia do batismo ungiu a cada cristão para ser sacerdote do Senhor, ministro e servidor de nosso Deus é o que nós chamamos de sacerdócio batismal, por isso você, eu, cada um aqui presente como sacerdote é chamado a oferecer a vida no altar da própria vida, pois é grande o dom que o Senhor nos oferece, é grande a responsabilidade que o Senhor nos confia e confiantes no Espírito do Senhor que repousa sobre nós os padres vão renovar suas promessas sacerdotais…

 

Fonte: Pascom , Arquidiocese de Niterói e Canção Nova

Fotos: Pascom

Veja aqui mais fotos da celebração



Os comentários estão desativados.