Missa do Crisma ou Missa dos Santos Óleos 2018

Publicado em 29/03/2018 | Categoria: Notícias |

A Missa do Crisma ou Missa dos Santos Óleos é realizada sempre na quinta-feira santa pela manhã, porém nossa arquidiocese antecipa para que tenha o maior número possível de sacerdotes, pois essa é uma missa também de renovação do sacerdócio.

Como Dom José Francisco não pode presidir a celebração, por motivos de saúde, Dom Luiz participou como Bispo Arquidiocesano.

Nesta missa o Bispo reúne todo o seu presbitério em torno da igreja mãe. Dom Luiz em sua homilia, a chamou de Missa da Unidade, “essa é nossa família arquidiocesana, sacerdotes, seminaristas, diáconos, consagrados e consagradas, e vocês irmãos e irmãs leigos representantes, de nossas paróquias.”

Missa do Crisma, Missa da Renovação das promessas sacerdotais, benção dos Óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos.

Dom Luiz também chamou a missa de momento de Gratidão, por tudo aquilo que somos e fazemos para a realização do dom que Deus nos deu. Disse que os sacerdotes são os colaboradores imediatos do Bispo e nós somos os colaboradores imediatos dos padres e diáconos de nossas paróquias. Somos os que fazemos uma igreja viva. E repetiu um trecho da Oração da Ordenação Sacerdotal: “que o novo sacerdote seja zeloso e fiel dispensador dos mistérios de Cristo.”. Pediu-nos que assim também sejamos – zelosos e fiéis dispensadores dos mistérios de Cristo.

Seguiu com a Renovação das Promessas Sacerdotais: “Filhos caríssimos, celebrando cada ano o dia em que o Senhor Jesus comunicou o seu sacerdócio aos apóstolos e a nós, quereis renovar as promessas que um dia fizestes perante o vosso Bispo e o povo de Deus?” E todos os padres responderam – “Quero”. E outros temas foram renovados.

Em seguida, aconteceu a cerimônia para abençoar os óleos  e consagrar o Crisma, os Óleos que serão utilizados nos sacramentos para implorar a misericórdia de Deus. Os sacramentos nos tornam renovados pela fé,  encontrarmos uma nova realidade, um novo céu, uma nova terra.

São três os óleos abençoados e se diferenciam pela essência.

Os óleos dos catecúmenos são utilizados no batismo e os óleos dos enfermos, no sacramento da Unção.

Para o Crisma é feita uma mistura durante a cerimônia, acrescentando uma essência perfumada no azeite. O Bispo coloca a essência no azeite, mistura e em seguida sopra por três vezes para consagrar a mistura, sobre o Crisma. A partir dessa consagração o Espírito Santo de Cristo passa a habitar naquele Crisma. É o óleo da alegria.

O Crisma é este óleo perfumado, sinal eficaz sacramental da presença do Espírito Santo.

A Crisma é o sacramento da Confirmação.

O Crisma será utilizado ungindo com as mãos: os novos sacerdotes, a cabeça dos que são batizados, a testa dos crismados, a cabeça dos novos bispos, os altares quando são consagrados e as paredes e colunas das igrejas consagradas a Deus.

Então, o Crisma é a presença do Espírito de Cristo na Igreja.

Dom Luiz, em sua homilia, nos convida a uma reflexão. Somos colaboradores diretos de Jesus Cristo na obra da salvação para que esse reino aconteça entre nós. Jesus Cristo é o nosso primeiro amor é a partir dele que vivemos o amor. E reforça a profecia de Isaías, DEUS FAZ UMA PROPOSTA E ESPERA DE NÓS UMA RESPOSTA.

“Jesus Cristo conhece sua missão e é fiel a ela até o fim. Será que temos clareza de nossa missão nesse mundo? Nem sempre temos essa clareza!

O que Deus quer de cada um de nós? Quando conseguimos identificar qual a nossa missão, temos clareza dela, somos mais felizes. Principalmente quando o meu querer é o mesmo que Deus quer para mim”, reforçou o Bispo.

Então, devemos dar a Deus um sim generoso e renovar este sim diariamente, para todos os dias voltarmos ao primeiro amor, que é Jesus Cristo. Devemos ser presença de Jesus Cristo num mundo sedento de amor, de paz e de esperança.

Dom Luiz finalizou agradecendo a todos, desejando uma Semana Santa muito bem vivida e uma SANTA E FELIZ PÁSCOA.

Vejam outras fotos da Cerimônia.