Missa de Domingo de Ramos na Capela do Imaculado Coração de Maria

Publicado em 26/03/2018 | Categoria: Notícias |

​Iniciamos no dia 25 de março com a missa de Domingo de Ramos,  a Semana Santa, que em nossa Paróquia, tanto na Igreja Matriz como  em todas as Capelas, foi muito bem vivida por toda comunidade paroquial.

A Missa do Domingo​ de Ramos na Capela do Imaculado Coração de Maria, na Cachoeira, foi celebrada pelo padre Edson de Oliveira da Silva,  Orionita, que veio participar de uma reunião no Rio de Janeiro e foi convidado a celebrar conosco este dia especial da nossa Fé.

Procissão

A Celebração teve início fora da Capela e depois todos seguiram em procissão, cantando até o interior da Capela.

Trechos da Homilía

Em sua homilia sobre o evangelho (Mc 15,1-39),  o sacerdote passou para a assembleia como é importante para todos aproveitar bem este Tempo Especial, fazendo a experiência de Deus.

“A Igreja nos oferece algumas atividades para viver bem este lindo tempo, o período da Semana Santa. Ela, a Igreja , nos ajuda com a escuta da Palavra. A Igreja  vive da Palavra de Deus”.

O Padre  convidou todos a entrar em três cenas do Evangelho do Domingo de Ramos, quando inicia a Semana Santa, o julgamento,  a condenação e a morte de Jesus Cristo, vivenciando  os últimos momentos de Jesus.

“Em todos os momentos de Jesus a multidão estava com Ele, ela conhecia Jesus, teve experiência de Jesus, mas esta mesma multidão gritava Crucifica-o.  Contemplando a cruz do Senhor, precisamos pedir que cresçamos no seu Amor”.

Falando que hoje,  nós também  podemos ser Cirineu na vida do próximo, o  padre Edson levou os presentes a contemplar mais uma passagem bíblica do evangelho.

” A  imagem do Cirineu também é a nossa imagem, que nos coloca diante de Deus pedindo a graça para que possamos carregar a cruz dos nossos irmãos. Pensemos:

De quem você precisa ser  Cirineu na sua vida hoje?  Quem está precisando da sua disponibilidade para carregar a cruz?

Com  certeza tem alguém perto de nós que está precisando da nossa ajuda.  Peçamos a Deus a graça de carregar uns aos outros e força, coragem e determinação para carregar a nossa cruz, sempre atrás do Senhor, como discípulos missionários.

“Verdadeiramente, este homem era o Filho de Deus!”

O sacerdote falou também da tentação que temos de  achar que somos donos da graça do relacionamento com Deus.

“Por vezes limitamos a presença de Deus entre nós, de quem pode fazer a experiência de Deus. Hoje, neste evangelho, é um pagão que faz a experiência de Fé:  “Verdadeiramente, este homem era o Filho de Deus!”. Precisamos olhar para todos e sentir que todos podem fazer esta experiência. Vamos pedir a Deus para olhar o outro com o Seu olhar Misericordioso, Amoroso e de Paz”, disse padre Edson.

Iniciação à Vida Cristã

Também na celebração,  o sacerdote apresentou à comunidade os jovens  Larissa Reis Ferreira e o Richard Jocelino G. Rodrigues,  que fazem parte do grupo de 25 pessoas da paróquia que  irão receber os sacramentos da Iniciação à Vida Cristã,  no  dia 28 de março.

Jornal Paroquial

A comentarista da missa dominical, Nathalia Cuciniello dos Santos, apresentou o Jornal Paroquial, O Orionita, que retornou neste fim de semana, com uma tiragem de mil exemplares. Ao final da Missa os fiéis buscaram o jornal para levar para suas casas.

Veja  aqui a  programação da Semana Santa em nossa Paróquia para você viver esta Semana que é  especial na nossa Vida  Cristã.

Acesse  a  galeria com  as fotos da celebração de Domingo de Ramos na Paróquia