Missa de 50 anos de Ordenação Sacerdotal de Dom Alano

Publicado em 06/10/2011 | Categoria: Notícias |

Com clima de festa a Arquidiocese de Niterói estará comemorado o Jubileu de Ouro de D. Alano, são 50 anos de dedicação à vida sacerdotal da Ordem dos Pregadores – OP, conhecidos como “Frades Dominicanos”.

CONVITE

A Arquidiocese de Niterói, convida para a Missa em Ação de Graças pelos 50 anos de ordenação sacerdotal de  D. Frei Alano Maria Pena OP,  às 19h30m, do dia 07 de outubro de 2011, no Ginásio Salesiano,  localizado na  Rua Santa Rosa, 257 – Santa Rosa – Niterói

Entrevista coletiva

Durante a coletiva concedia hoje, 06 de outubro, à imprensa, D. Alano confessou não ter conhecimento dos detalhes da Comemoração do seu Jubileu e manifestou o desejo de que tudo transcorresse na tranqüilidade e na unidade, de acordo com o seu lema “Ut unum Sint” (Que sejam um):

“desejo que seja um momento de unção e oração, voltado totalmente para o Mistério da Eucaristia, a que eu me dediquei a celebrar. Eu espero que isto seja central e que não haja muitos acessórios”.

Ao ser perguntado se o momento atual, no qual está completando 76 anos de vida e 50 de sacerdócio, seria um ponto de chegada ou um ponto de partida, respondeu:

“Eu acho que é um ponto de retomada de um outro caminho, sempre em busca da união (…) de uma Igreja com novos horizontes, porque não existe ponto de chegada na nossa vida. (…) Enquanto estamos aqui em baixo, estamos sempre em caminhos que estão se refazendo, re-ordenando, abrindo perspectivas, e, o momento será de acordo com a vontade dEle”.

Questionado sobre sua renúncia, disse ter entregado a carta no ano passado, ao completar os 75 anos de vida, quando estava em Roma. No entanto, a Santa Sé lhe pediu que esperasse mais um tempo e até agora a Nunciatura não sinalizou e por isso continua tranqüilo no seu caminho pessoal.

Falando a respeito de sua iniciação na vida religiosa, Dom Alano disse que desde os cinco anos manifestava a vontade de ser padre, fato que só se consumou aos seus 14 anos, quando após uma conversa com um frei, sua vocação foi retomada de forma definitiva.

Quanto a  participação da Arquidiocese de Niterói no próximo JMJ, em 2013, confessou que foi motivo de um imenso júbilo e afirmou ser este um evento de grande fecundidade evangelizadora e citou um exemplo, uma notinha publicada na época em que a Jornada aconteceu em Paris, na qual um articulista comunista do jornal “Le Monde” lançou uma pergunta que em suma era assim:

“O que é que tem este homem, tão contestado pelos de fora tanto quanto pelos de dentro da casa dele, de especia,  que é capaz de congregar 2 milhões de jovens do mundo inteiro para ouvir o que ele tem a dizer?”.

Afirmou que a Arquidiocese de Niterói estará engajada para colaborar com a preparação desse evento.

Dom Alano, falou ainda, sobre o seu trabalho no Regional Leste 1 (2000), em relação ao serviço assistencial prestado ao portadores do vírus da AIDS e sobre a semana da vida e o dia do Nascituro, 8 de outubro, fazendo um apanhado do sentido de valorização à vida defendido pela Igreja.

Terminou abençoando a todos, destacando o valor do jornalismo para a disseminação de informações pautadas na verdade e convidando para um café preparado para o momento.

Maria Lucia Mattoso

Pascom