Especial: Missão Continental

Publicado em 29/01/2015 | Categoria: Notícias |

A formação permanente no plano pastoral para as paróquias

Amigo ouvinte, na edição passada do nosso quadro “O Brasil na Missão Continental” o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, trouxe-nos suas considerações iniciais acerca desta tarefa evangelizadora oriunda da Conferência de Aparecida que, como sabemos, não é um projeto missionário propriamente dito, mas um projeto de animação missionária.

Nela, Dom Jaime falou da Missão Continental como um tempo novo na Igreja, de retomada de sua natureza e caminho missionário, no contexto de uma conversão pastoral à qual Aparecida nos chama. Ao fazê-lo, ressaltou o contexto sócio-eclesial da Igreja no Brasil a partir de Aparecida voltado para esta nova configuração de uma prática eclesial: uma Igreja em estado permanente de missão.

Na edição de hoje o Arcebispo de Natal continua suas considerações introduzindo o tema da formação dos leigos no contexto da formação permanente para os fiéis nas paróquias. Nesse sentido, cita a campanha “Um catecismo em cada lar”, a reedição do Catecismo da Igreja Católica (CIC) pelas edições da CNBB, e enfatiza que é preciso que as pessoas tenham uma orientação para uma vivência mais segura da fé. Nesse sentido, reitera o papel sócio-transformador da Igreja: de uma Igreja mais atuante, mais presença, mais solidária e mais misericordiosa. Vamos ouvir: (RL)

Ouça aqui

Missão Continental é tempo novo na Igreja

aparecida

26/01/2015

Amigo ouvinte, o quadro de hoje “O Brasil na Missão Continental” traz a participação de mais um de nossos pastores. Trata-se do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, conosco nestes dias trazendo-nos um pouco da realidade eclesial desta Igreja particular do Rio Grande do Norte.

Ao fazer-nos suas considerações iniciais sobre a experiência deste projeto de animação missionária que se propõe a colocar toda a Igreja na América Latina e Caribe em estado permanente de missão, Dom Jaime nos fala da Missão Continental como um tempo novo na Igreja, de retomada de sua natureza e caminho missionário, no contexto de uma conversão pastoral à qual Aparecida nos chama, partindo de uma prática sócio-evangelizadora mais missionária, sendo uma Igreja em saída, como nos exorta o Papa Francisco. Ouça aqui:

Missão Continental: uma Igreja em saída, indo ao encontro das pessoas

Santuário nacional de Aparecida, sede da Conferência na qual nasceu a "Missão Continental"

Santuário nacional de Aparecida, sede da Conferência na qual nasceu a “Missão Continental”

Em 11/12/2014

Amigo ouvinte, o quadro “O Brasil na Missão Continental” continua, nestes dias, com a contribuição do bispo da Diocese de Ruy Barbosa, Dom André de Witte, com cuja participação tem nos trazido a realidade eclesial desta Igreja particular do centro-norte da Bahia.

A edição de hoje volta-se para um dos temas de particular relevância na Conferência de Aparecida: a paróquia, comunidade de comunidades. Recordamos que o tema “Comunidade de comunidades, uma nova paróquia” esteve no centro das duas últimas assembleias gerais da nossa Conferência episcopal.

Dada a relevância do tema em questão, procuramos saber também de Dom André como se tem trabalhado, em sua diocese, esta realidade da paróquia enquanto rede de comunidades. Eis o que disse:

Nas expressões da piedade popular as sementes do Reino já estão presentes

sementes mao

20/11/2014

Amigo ouvinte, na edição de hoje deste espaço de formação e aprofundamento concluímos a participação do bispo da Diocese de Ruy Barbosa, Dom André de Witte, que esteve conosco nas edições destes dias também do nosso quadro semanal “O Brasil na Missão Continental”.

O bispo da diocese do centro-norte da Bahia conclui sua contribuição trazendo-nos – a partir da realidade eclesial na qual se insere esta Igreja particular – um pouco daquela peculiar forma de expressão da fé de nossos povos, que é a piedade popular, e o faz ligando-a à missão, à qual todos somos chamados enquanto discípulos missionários.

Entre outras coisas, Dom André nos diz que nas múltiplas expressões da piedade popular as sementes do Reino já estão presentes, e que é preciso irrigá-las para que frutifiquem. Vamos ouvir: (RL)

Fonte: Rádio Vaticano