Jovens paroquianos em missão

Publicado em 05/02/2017 | Categoria: Notícias |


O Evangelho partilhado foi do tão escutado e falado ‘Sermão da Montanha’. Mas é impossível não ouvir as Bem Aventuranças de um outro jeito estando na África. “Felizes os pobres em espírito, pois deles é o Reino de Deus”.

O Evangelho partilhado foi o do tão escutado e falado ‘Sermão da Montanha’.
Mas é impossível não ouvir as Bem Aventuranças de um outro jeito estando na África. “Felizes os pobres em espírito, pois deles é o Reino de Deus”, palavras do Raphael.

 

Eles já estão vivendo a experiência de missionários, mas vale contar um pouco do processo desta caminhada

 

Desde a Jornada Mundial da Juventude no Brasil, em 2013, o Papa Francisco vem encorajando os jovens a serem protagonistas da suas histórias. No dia 14 de janeiro,  o Papa voltou a encorajar os jovens, quando falou:

“Não tenhais medo de escutar o Espírito que vos sugere escolhas ousadas” E foi ouvindo e discernindo os conselhos de Francisco que os jovens da Pastoral da Juventude, da Paróquia São Francisco Xavier, em Niterói, vem pautando as suas ações  na PJ e culminando com uma linda missão de três jovens.

A primeira a partir para a missão foi a jovem Kamily de Miranda Bomfim Sanches dos Santos,  da Comunidade São Pedro, que viajou, no dia 12 de janeiro,  para a Amazônia, convidada pela Arquidiocese de Niterói, que  há alguns anos tem a Diocese de Labria,  no  Estado do Amazonas, como Diocese Co-Irmã. A Arquidiocese  ajuda com recursos materiais e  com o envio de  padres e leigos como missionários para atuarem  nas diversas necessidades da daquela Diocese e na região Amazônica.

Presença dos Orionitas nos Continentes

Já no dia  27 de janeiro, foi a vez dos jovens Ciro e Raphael, que foram enviados para missão na África, convidados pela Congregação Orionita que está presente em 38 países, em todos os Continentes,  através da missão evangelizadora da Igreja no carisma orionita de anunciar o Evangelho através do amor e da caridade.

Eles estarão atuando  durante um período,  nas obras orionitas, na região de Maputo – Moçambique,  onde a Congregação atua fazendo trabalho com crianças, adolescentes e jovens da Paróquia, além de outros trabalhos pastorais e também com o pequeno Cotolengo,  “Casa de Acolhida de pessoas com necessidades especiais, físicas e mentais. 

 

Mãe fala da emoção sobre a missão da filha

 

 – No dia que Kamily recebeu a  mensagem  chegou em casa super feliz, irradiante,  contando a todos da família que havia sido selecionada para a missão e além de evangelizar iria ter  experiências relacionadas  com sua escolha da faculdade: “Eu fiquei um pouco receosa pois fiquei preocupada por vários motivos. Mas Kamily não pensou em nenhum para enfrentar esse chamado e em  nos convencer de deixa ela ir.”kamily

Às vezes paro para pensar que ela é  realmente parecida com nosso padroeiro, gosta de lançar as redes para águas mais profundas como pede Jesus.  Toda família está muito feliz com esse chamado e em ver a felicidade que ela está em participar da missão. Muitos pessoas colaboraram financeiramente  com a ida dela e agradeço por isso e por ter ajudado a realizar seu sonho e seu crescimento espiritual – fala, emocionada a mãe da Kamily,  Flavia de Miranda Pereira Bomfim,  que também tem o filho Felipe,  de apenas 2 meses.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Raphael Costa fala da experiência que ele e o Ciro de  Hollanda viverão na África

                 
 – Na JMJ do Rio, o Papa Francisco convocou a juventude do mundo inteiro a “ir, sem medo, para servir”. Suas palavras reacenderam um sonho que tenho desde criança, que é de poder ajudar as pessoas que mais precisam. Desde então, passei a me dedicar em diversos projetos de evangelização e de ação social, especialmente na PJ, onde servi durante 4 anos como coordenador paroquial. Em janeiro de 2017, nos despedimos da coordenação, e fomos convidados para irmos em Missão na África para partilhar nossas experiências. Mas sei que, na verdade, iremos aprender muito mais que ensinar. Espero poder ajudar ao máximo e me doar no centro de acolhida de crianças pobres, e também na evangelização de jovens. A Africa é um continente muito sofrido e explorado, e Moçambique um dos países mais pobres do mundo, que ainda vive uma guerra civil e muita miséria. O Brasil tem a responsabilidade de ajudar no desenvolvimento deste continente, e a Igreja também deve se empenhar cada vez mais para, não apenas prestar a assistência imediata, mas promover a dignidade deste povo que tem muita fé e alegria em viver.

 

 

raphael na africajpg

 

Neste link o Raphael conta um pouco como está sendo a experiência na África, vale a leitura.ciro

 

 

 

 

 

 

 

 

Depoimento

 

O amigo e ex membro da PJ e agora Clérigo,  Henrique Fortes de Almeida Francioni Gama,  da Pequena obra da Divina Providência, fala sobre a missão dos jovens: 

 
Somos convidados sempre para missão. E a nossa se inicia dentro de casa, em nosso bairro, nossa comunidade e paróquia. Como cristãos devemos ter gosto por ela, pois nos faz entrar em contato direto com as periferias existências do ser, dando-nos possibilidade de sermos instrumento de Deus para estes que estão nestas condições.

Quando alimentamos em nós este desejo pela missão não conseguimos parar, nosso horizonte se expande, nossa visão de mundo e de sociedade cresce e o fascínio por ela só aumenta. Nossa paróquia se alegra com a partida de Jovens dispostos para missão. Souberam ouvir o apelo de Jesus Cristo tanto na missão diária de nossa paróquia como agora em outros povos.

Ciro, Kamilly e Raphael, que o desejo de servir Cristo nos nossos irmãos seja incentivo para outras pessoas de nossa paróquia e que a riqueza cultural e social que vocês irão trazer de lá possam somar na construção da civilização do Amor em nossa Paróquia.

Que Nosso Senhor esteja sempre com vocês, Maria Santíssima vos proteja e interceda junto a seu Filho e que São Francisco Xavier, padroeiro das missões, os ilumine para que sejam testemunhas e anunciadores do Reino de Deus.

 

 

 

TEXTO LIDO NA MISSA DE ENVIO DO CIRO E RAPHAEL – MISSÃO RUMO À ÁFRICA

 missao jovem

O ano começou cheio de despedidas e boas vindas, não é mesmo? Pois é, está chegando a hora de vocês irem… Apesar de querermos vocês por perto, sabemos que tem uma missão a se cumprir. Está difícil dizer um até logo, mas temos certeza de que nossa fé e desejo de um mundo melhor são maiores que qualquer saudade.

Para nós cristãos, o significado da palavra MISSÃO é mais do que uma tarefa delegada, e sim propagação do Evangelho através da Igreja, de nossas ações. Em um trecho do discurso do Papa Francisco durante a Vigília da JMJ Rio 2013, ele disse:

“Por favor, não deixem para outros o ser protagonistas da mudança! Vocês são aqueles que têm o futuro! Vocês… Através de vocês, entra o futuro no mundo. Também a vocês, eu peço para serem protagonistas desta mudança. Continuem a vencer a apatia, dando uma resposta cristã às inquietações sociais e políticas que estão surgindo em várias partes do mundo. Peço-lhes para serem construtores do mundo, trabalharem por um mundo melhor. Queridos jovens, por favor, não olhem a vida da varanda, entrem nela.”

Com essas palavras, sabemos que não teriam pessoas melhores para nos representar nessa missão. Na caminhada, na Pastoral da Juventude, vocês nos mostraram uma nova forma de ver o mundo e nos deixaram uma missão também: dar continuidade a esse grande trabalho que viemos construindo durante esses 4 anos juntos. Será 1 mês de trabalho mas o aprendizado e a transformação na vida das pessoas serão grandiosos.

Que levem muito amor para aquelas crianças e jovens, mas que tragam muito mais, pois temos certeza que eles farão uma grande diferença na vida de vocês também. Vão com Deus e que São Luis Orione interceda por vocês nessa belíssima missão.

 

 

Veja mais fotos



Os comentários estão desativados.