Jovens coreanos são convidados a dar mais espaço à reflexão e à oração

Publicado em 27/01/2015 | Categoria: Notícias |

jovem coreana

A fé cristã “encontra apoio na contribuição dos jovens, que, todavia, devem estar atentos para não cair numa cilada comum: a do ativismo. Vocês devem refletir sobre nosso credo e não deixar-se ocupar somente com atividades, por mais que elas sejam boas. Somente assim crescerão no amor a Deus”.

Foi o que disse o bispo auxiliar de Seul, Dom Peter Chung Soon-taek, aos cerca de cem jovens reunidos no Centro Donggyodong para o Curso anual de atualização da Pastoral da Juventude, reporta a agência missionária AsiaNews.

Estratégias e novos instrumentos de evangelização

O programa, organizado pelo Departamento para os Jovens da Arquidiocese de Seul, busca formar os jovens católicos e ajudá-los a contribuir da melhor forma possível para a vida de suas paróquias. Os participantes refletem e discutem sobre estratégias e colaborações com os párocos e sobre novos instrumentos de evangelização.

O curso deste ano foi norteado pelo tema “Haverão de sofrer, mas a dor de vocês se transformará em alegria”. Pela primeira vez, o encontro foi dirigido por um bispo.

Não cair no ativismo em detrimento da prática religiosa

Dom Cheung fez questão de esclarecer “um desequilíbrio de pensamento. Os verdadeiros protagonistas da Pastoral da Juventude não são os sacerdotes encarregados, mas vocês, jovens. Portanto, vocês devem assumir o compromisso de aprofundar mais a vida de fé, de modo a servir melhor a sua comunidade. Devemos estar atentos a não cairmos no ativismo em detrimento da prática religiosa e da reflexão”.

Como encontrar um companheiro para a vida

Durante o debate e discussão, em forma de perguntas e respostas, o prelado esclareceu também um aspecto muito importante para os jovens sul-coreanos: como encontrar um companheiro para a vida.

“Não basta rezar pedindo um marido ou uma esposa – disse sorrindo. Mas, sobretudo, não devemos julgar a outra pessoa somente através dos padrões comuns como o aspecto físico, a carreira ou o salário. Devemos olhar para os outros através dos olhos de Deus e continuar rezando: o Senhor conduzirá vocês à pessoa justa.” (RL)

Fonte: Rádio Vaticano