Jovem Seminarista Paroquiano serve junto ao Papa

Publicado em 29/01/2022 | Categoria: Destaques Slideshow Home |

No último domingo (23/01), o jovem seminarista Henrique Gama, emocionou toda a comunidade paroquial, ao servir junto ao Papa Francisco na Santa Missa na Basílica de São Pedro, em Roma. Henrique que iniciou o seu caminho vocacional em nossa paróquia, nos conta através de depoimento sobre esse dia especial em que esteve ao lado do Papa .

Como aconteceu o convite?

É costume em Roma, que os seminários que tem sede em Roma, mandem uma carta ao ofício litúrgico que organiza as celebrações do papa, oferecendo o serviço durante as celebrações do Santo Padre. Não foi diferente no seminário da congregação de São Luís Orione. O superior da comunidade escreveu a carta e obtivemos a resposta-convite para servir na missa do Terceiro Domingo do tempo comum – domingo que o papa instituiu como o domingo da Palavra de Deus. Cada um dos seminaristas durante a celebração teve a responsabilidade de assumir uma função específica. Eu fiquei responsável pelo turíbulo, essa função se chama: turiferário.

Pode nos contar um pouquinho sobre essa experiência abençoada?

A experiência foi única e inesquecível. Antes da celebração tivemos um momento reservado para cumprimentar o Papa Francisco. Foi breve, mas repleto de alegria e emoção. Ele passou perguntando para cada um a respectiva origem e fez alguma pergunta a respeito ou comentário particular.

O que mais chamou a sua atenção neste momento com o Santo Padre?

A sua simplicidade e o modo com que ele fala foi o que mais chamou atenção. Ele transmite uma paz e serenidade sem igual, se sente a presença divina nele.

O que se passava pela sua mente neste dia?

Neste dia recordei todo o meu caminho vocacional, toda a minha história e nesta recordação, sem dúvida alguma, estava a Paróquia São Francisco Xavier, minha origem, onde pude crescer na fé. Na celebração rezei por todos vocês que daí rezam por mim e me acompanham com carinho.