Igreja celebra hoje Dia dos Diáconos Permanentes

Publicado em 10/08/2017 | Categoria: Notícias |

igreja de sao lourenco

Igreja de São Lourenço Pça. D. Agostinho Benassi, s/nº – Fonseca – Niterói

Hoje, às 20 horas, terá  Santa Missa,  reunindo toda a comunidade paroquial para celebrar o dia dos diáconos, que será  presidida por Dom Luiz Ricci, nosso bispo auxiliar, e com a tradicional presença dos diáconos de nossa arquidiocese, que celebram seu padroeiro.

Parabéns para os nossos diáconos!!!

Por ocasião da Festa de São Lourenço, padroeiro dos diáconos, neste dia 10 de agosto a Igreja celebra o Dia dos Diáconos Permanentes.

No século III, São Lourenço era um dos sete diáconos de Roma que ajudavam o Papa Sisto II. O Pontífice o nomeou como administrador dos bens da Igreja e permitiu que distribuísse esmolas aos pobres e necessitados.

Embora, tenham recebido o sacramento da Ordem, os diáconos têm uma atuação diferente dos sacerdotes. O diácono é ordenado ao ministério da palavra, da liturgia e da caridade. Sua função principal é a assistência qualificada ao sacerdote nas celebrações e não é simplesmente um “ajudante”.

Sobre o diaconato

O sacramento da Ordem tem três graus – episcopado, presbiterato e diaconado. Os dois primeiros são graus de participação sacerdotal, e o último, o grau de serviço, como explica o Catecismo da Igreja Católica (CIC), números 1554 a 1571.

Desde o Concílio Vaticano II, a Igreja restabeleceu o diaconato como grau próprio e permanente. O ministério pode ser conferido a homens casados, o que segundo o Catecismo, constitui um importante enriquecimento para a missão da Igreja.

São funções próprias dos diáconos, entre outros serviços, assistir ao bispo e aos padres na celebração dos divinos mistérios, sobretudo a Eucaristia, o batismo, conservar e distribuir a Eucaristia, ser ministros da exposição do Santíssimo e da bênção eucarística, ser ministro ordinário da sagrada comunhão, levar o viático aos doentes terminais, em nome da Igreja assistir e abençoar o matrimônio, ler a Sagrada Escritura aos fiéis, administrar os sacramentais como por exemplo a água benta, a bênção das casas, imagens e objetos, presidir o ritual fúnebre e o sepultamento.

As outras funções dos diáconos estão explicadas na constituição dogmática Lumen Gentium e nos cânones 757, 835, 910, 943 e 1087 do Direito Canônico.

O diaconato considerado em si mesmo como ministério permanente decaiu no ocidente depois do século V, e este primeiro grau do sacramento da ordem foi reduzida a uma simples etapa para chegar ao grau sucessivo, ou seja, ao sacerdócio.

O Papa Paulo VI, em sua carta apostólica Sacrum diaconatus ordinem de 18 de junho de 1967, assinala que a ordem do diaconato “não deve ser considerada como simples grau para ascender ao sacerdócio, mas recebe tal riqueza pelo seu caráter indelével e pela sua graça particular que aqueles que a ele são chamados podem dedicar-se de modo estável aos ‘mistérios de Cristo e da Igreja’” (EV, 2/1369).

sao-lourenço

São Lourenço, servia a Deus na Igreja de Roma

São Lourenço era responsável pela administração dos bens da Igreja que sustentava muitos necessitados

Festejamos, neste dia, a vida de santidade e martírio do Diácono que nem chicotes, algozes, chamas, tormentos e correntes puderam contra sua fé e amor ao Cristo. Lourenço, espanhol, natural de Huesca, foi um Diácono de bom humor que servia a Deus na Igreja de Roma durante meados do Século III.

Conta-nos a história que São Lourenço como primeiro dos Diáconos tinha grande amizade com o Papa Sisto II, tanto assim que ao vê-lo indo para o martírio falou: “Ó pai, aonde vais sem o teu filho? Tu que jamais ofereceste o sacrifício sem a assistência do teu Diácono, vais agora sozinho, para o martírio?”. E o Papa respondeu: “Mais uns dias e te aguarda uma coroa mais bonita!”. São Lourenço era também responsável pela administração dos bens da Igreja que sustentava muitos necessitados.

Diante da perseguição do Imperador Valeriano, o prefeito local exigiu de Lourenço os tesouros da Igreja, para isto o Santo Diácono pediu um prazo, o qual foi o suficiente para reunir no átrio os órfãos, os cegos, os coxos, as viúvas, os idosos… todos os que a Igreja socorria, e no fim do prazo – com bom humor – disse: “Eis aqui os nossos tesouros, que nunca diminuem, e podem ser encontrados em toda parte”.

Sentindo-se iludido, o prefeito sujeitou o santo a diversos tormentos, até colocá-lo sobre um braseiro ardente; São Lourenço que sofreu o martírio em 258, não parava de interceder por todos, e mesmo assim encontrou no Espírito Santo força para dizer no auge do sofrimento na grelha: “Vira-me que já estou bem assado deste lado”.

Roma cristã venera o santo espanhol com a mesma veneração e respeito com que honra seus primeiros Apóstolos. Depois de São Pedro e São Paulo, a festa de São Lourenço foi a maior da antiga liturgia romana. O que foi Santo Estevão em Jerusalém, isso mesmo o foi São Lourenço em Roma.

São Lourenço, rogai por nós!

Fonte: Canção Nova e ACI Digital