“Notícias falsas e jornalismo de paz”, é o tema Dia Mundial das Comunicações em 2018

Publicado em 02/10/2017 | Categoria: Notícias Papa Francisco |


arcanjo gabriel padroeiro das comunicacoes sociais_Articolo

“A verdade vos tornará livres. Notícias falsas e jornalismo de paz”  – foi o tema escolhido pelo  Papa Francisco, para o Dia Mundial Comunicações  em 2018. O anúncio foi feito  através da sua conta twetter, no dia 29 de Setembro, solenidade dos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel, este último, Padroeiro das Comunicações Sociais.

Numa nota, a Secretaria do Vaticano para as Comunicações explica que o tema diz respeito às notícias falsas ou “fake news”, isto é as informações infundadas que  geram e alimentam, muitas vezes, uma forte polarização de opiniões. Trata-se – sublinha – duma distorção dos fatos com possíveis repercussões no plano dos comportamentos individuais e coletivos. Numa altura em que as empresas de referência para as redes sociais, o mundo das instituições e da política estão a enfrentar este fenômeno, a Igreja quer também dar o seu contributo para a reflexão sobre as causas, as lógicas e as consequências da desinformação nos media, ajudando a promover um jornalismo profissional que procure a verdade e, consequentemente, um jornalismo de paz que promova a compreensão entre as pessoas.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais, o único estabelecido pelo Concílio Vaticano II com o Decreto “Inter Mirifca” (Entre as Maravilhas) é celebrado em muitos países do mundo, sob recomendação dos bispos, no domingo que precede o Pentecostes. Em 2018 será no dia 13 de Maio. A mensagem do Papa para esse Dia é geralmente publicado por ocasião da festa de São Francisco de Sales, Padroeiro dos Jornalistas, a 24 de Janeiro.

 

Leia o decreto “Inter Mirifca”

 

Fonte: Rádio Vaticano



Os comentários estão desativados.