Es.Pe.Re Jovem – Núcleo São Francisco

Participantes do Es.Pe.Re Jovem e multiplicadores

Es.Pe.Re – Escolas de Perdão e Reconciliação

Núcleo São Francisco – 1º Encontro Jovem

Nos dias 16 e 17 de outubro de 2010, foi realizado o primeiro módulo do 1º Encontro Jovem das Es.Pe.Re, núcleo São Francisco, na Igreja São Francisco Xavier, em São Francisco, Niterói, com duração de 16 horas, sob a coordenação de Carmen Cyrino e de 9 multiplicadores. O encontro contou com a presença de 14 participantes com idade de 15 a 28 anos, que se dispuseram do seu fim de semana para participarem ativamente do programa Es.Pe.Re.

No 1º módulo – PERDÃO, foi trabalhado os pequenos conflitos do dia-a-dia, o que possibilitou que os jovens vivenciassem uma experiência efetiva de lidar com suas feridas da alma, procurando transformar raivas, ódios e desejos de vingança em sentimentos que facilitam o seu crescimento pessoal e conseqüentemente melhorias em suas relações interpessoais.

Através de técnicas que estimulam a dinâmica do grupo, tais como danças, cantos, relaxamentos, palestras, leituras de textos, filmes, trabalhos em grupo, os participantes exteriorizam e partilham suas mágoas e ressentimentos. Passam a compreender que perdoar não é esquecer as ofensas, é olhar o passado com um novo olhar. É uma decisão pessoal, um processo, um estilo de vida que beneficia o individuo e a sociedade. É transformar a memória ingrata, resignificar o passado, deixando para traz o ódio e o desejo de vingança, que nos impede de viver plenamente o presente prejudicando até mesmo nosso futuro.

Jovens falam da experiência vivida na primeira etapa do Es.Pe.Re Jovem

– Aprender o que é o perdão… me ajuda a entender meus próprios sentimentos… 21 anos

– Não devemos conviver com sentimentos que partem de uma irracionalidade, mas sim com sentimentos que irão me fazer bem…. 20 anos.

– A raiva me impedia até de respirar… 24 anos

– A primeira etapa da Es.Pe.Re me fez refletir que é possível perdoar, que o perdão só traz benefícios. E que o melhor beneficiado somos nós mesmos… 21 anos

– Essa primeira etapa me ajudou a refletir…. 28 anos.

– O que esses dois dias representaram para mim? Um entendimento maior do que eu sou e como as pessoas podem me ver… 24 anos.

– Perdoar mais e melhor , me ensinou a ver os outro com mais compaixão , equilíbrio e justiça…16 anos

– Me ajudou a olhar o lado do meu agressor para que possa também entendê-lo…21 anos

– Um fortalecimento do processo de perdão. Rever a vida por outros ângulos. …21 anos

– Aprendi que existe outra maneira de lidar com meus sentimentos.

– Aprendi que não preciso ter vergonha de sentir raiva.

– O perdão é algo meu, pessoal, e não preciso da iniciativa de outras pessoas para perdoar e me livrar da mágoa… 26 anos

– A Es.Pe.Re está me ajudando muito a enxergar coisas que eu não via…17anos

– Um aprendizado.que estou fazendo nesse curso da Es.Pe.Re de aprender e aprimorar o perdão e reconciliação…

– Perdoar não é esquecer… me mostrou que há mais raivas guardadas em mim do que esquecidas…20 anos

Nos dias 23 e 24 de outubro, das 8 às 18 horas , no Salão da Paróquia Sao Francisco Xavier, acontecerá a segunda fase do Es.Pe.Re Jovem, a RECONCILIAÇÃO. No sábado, dia 23, os particiopantes contarão com a presença do criador das Es.Pe.Re, Padre Leonel Narváez, Diretor da Fundación para La Reconciliación em Bogotá, Colômbia.