Epifania do Senhor – 2018

Publicado em 08/01/2018 | Categoria: Notícias |

A Igreja celebra hoje a Solenidade da Epifania do Senhor. O Evangelho nos apresenta a passagem dos três Reis Magos que oferecem presentes ao Menino Jesus. Eles buscavam Deus nas estrelas e no palácio, mas o encontraram em um humilde presépio com Maria, sua mãe. Levaram-lhe presentes: ouro por sua realeza, incenso por sua divindade e mirra por sua humanidade. Entretanto, foram eles que saíram presenteados porque viram o Salvador do mundo.

Na missa das 09h30, na Matriz, o Presidente da Celebração, Pe. Magno, no momento do Ato Penitencial aspergiu água sobre a assembleia, após benzê-la com o seguinte texto:

“Ó Deus, derramai a vossa bênção + sobre esta água, que recorda a manifestação do Senhor como luz de todas as nações. Que passemos da morte para a vida, acolhendo a graça do vosso Espírito que manifesta a vossa misericórdia. Que esta água nos lave e nos purifique de nossos pecados e nos torne novas criaturas. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Na homilia, o Padre indicou que à frente do altar foram coladas propositalmente apenas duas imagens dos Reis Magos para que cada um dos participantes se colocasse no lugar do terceiro.

Seguiu dizendo que apesar dos muitos Herodes que atravessam nossas vidas devemos estar focados na Luz da Estrela Guia que nos leva em direção a Jesus, caminho de luz como já havia sido profetizado, há uns 740 anos A.C., por Isaías: “Os povos caminham à tua luz e os reis, ao clarão de tua aurora” (Is, 60, 3).

Fazendo um paralelo, comparou os Reis Magos à revelação descrita por São Paulo, na Segunda Leitura, quando afirma que os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo por meio do Evangelho, pois os reis embora “estrangeiros” foram homenagear o Rei dos Judeus que acabara de nascer. Com estas palavras, deixou claro que todos são convidados a participar da Glória.

Antes do término da cerimônia Padre Magno fez um apelo para adesão a uma campanha para possibilitar a instalação de um elevador a fim de facilitar o acesso de todos ao Salão Paroquial, pois muitos ficam impedidos de participar das atividades e dos eventos naquele local pela dificuldade em subir as escadas. O objetivo é já estar com o projeto concluído no máximo até maio deste ano. Informou que os interessados em colaborar podem procurar a Secretaria da Paróquia, agradecendo a generosidade de todos nesse sentido e também na doação do kilo, que poderá ser feito durante esta semana.

Também chamou ao altar, a senhora Virgínia, que completou 100 anos de vida.

Vejam mais fotos da cerimônia.