Encontros com a Palavra de Deus

Publicado em 20/09/2016 | Categoria: Notícias |

mes-da-biblia-2016

Neste momento que celebramos  o mês da Bíblia, a nossa paróquia está oferecendo a oportunidade de mergulharmos em águas mais profundas, participando do  4º Curso Bíblico, para, em comunhão com toda a Igreja,  estudar a Palavra de Deus, refletindo o livro do profeta Miqueias: “Praticar a justiça, amar a misericórdia e caminhar com Deus”.

fernando   Primeiro Encontro

No  primeiro encontro, na última quinta, dia 15 de setembro, foi  aprofundado o  ser profeta e o profetismo na Bíblia.  Ministrado pelo Fernando Cyrino, os participantes tiveram a oportunidade de saber mais sobre a importância dos  profetas , pessoas que sentem com o coração de Deus  e “possuem a missão de anunciar, denunciar, exortar, comunicar,  tornar conhecida  publicamente alguma notícia ou situação sobre a  realidade humana, seja ela do passado e do  presente com perspectiva de futuro”.

Testemunho

Uma das participantes,  a   Maria Lucia Matoso ,  deixa aqui um testemunho que certamente estimulará a  participação de quem não pode no primeiro encontro, mas que ainda terá duas oportunidades,  nos dias 22 e 28 de setembro,  após a Missa das 19 horas, na Igreja Matriz de São Francisco Xavier:

“Participar do primeiro dia do Estudo Bíblico  foi uma experiência edificante como alimento para minha fé.

Aprendi que nas situações cotidianas, corriqueiras, temos a oportunidade de exercitar nossa missão de profetas e anunciadores da Boa Nova de Jesus.

Entendi que atitudes simples nos consolidam na certeza de que temos um propósito nesta vida: o de sermos sinal de esperança e justiça para os nossos semelhantes. Para isto bastam gestos e atitudes simples, baseadas na prática do amor ao próximo.

Aprendi também,  que para que tudo isto aconteça são  necessários o alimento da oração, que nos conecta diretamente com o Pai, e o estudo,  porque esta atitude exige um processo de aprendizagem contínuo na fé, para nortear nossa ação como profeta, a ser aplicada no contexto em que vivemos: aqui e agora!

Concluí que não é preciso nenhum sinal extraordinário para que eu tenha certeza de que posso e devo contribuir na construção do que peço nas minhas orações; que o estudo é necessário para a reciclagem de minha fé. E isto mudou meu olhar sobre a minha responsabilidade como Cristã Católica.

Sobre o mês da Bíblia

Vivência da Palavra

Criado na década de 1970, com a finalidade de instruir os fiéis sobre a Palavra de Deus, o Mês da Bíblia é celebrado, no Brasil, em setembro. Para o  presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom José Antônio Peruzzo, o Mês da Bíblia na Igreja no Brasil tornou-se espaço de vivência e experiência de fé nas paróquias.

“Graças ao bom Deus, a cada ano vemos crescer nas comunidades de fé o gosto e o sadio anseio por conhecer a Palavra de Deus. Não é apenas curiosidade; não apenas desejo de melhor saber e mais conhecer temas sobre religião. Muito mais, há no coração de nossa gente um secreto desejo de sentido e de esperança. Há uma busca sincera e singela de experiências de fé. Nosso povo quer sentir a proximidade de Deus”, diz.

Dom Peruzzo recorda, ainda, a importância da vivência da Palavra de Deus na vida em comunidade e na família.

“Nosso país precisa de novas experiências de profetismo. O mesmo vale para a nossa Igreja e para as nossas comunidades. Enquanto houver profetas, aqueles que pronunciam a Palavra ouvida de seu Senhor, Deus ainda não terá sido silenciado em meio aos seus. Valorizar a palavra profética, ouvindo-a com humildade e respondendo com fidelidade, é como desejar que a voz de Deus seja sempre a primeira a ressoar e a última a ecoar”, pontua dom Peruzzo.