Encontro de Comunicadores movimenta Pascom em Formação

Publicado em 04/03/2018 | Categoria: Notícias |

A Pascom da Arquidiocese de Niterói se reuniu no primeiro sábado de março, dia 3, para o Encontro Arquidiocesano de Comunicação, realizado na Paróquia Santíssima Trindade, em Trindade, São Gonçalo. O encontro reuniu agentes da Pastoral da Comunicação de diversas paróquias e Lucia Fortes e Maria Cristina Mello representaram a Pascom da Paróquia São Francisco Xavier em um dia de formação e comunhão.

As atividades se iniciaram com uma dinâmica, conduzida pelo padre Ricardo Mota, responsável pela Pastoral de Comunicação e coordenador do Setor de Comunicação. A Pascom deve ser a referência luminosa, iluminada pela fonte, que é Jesus Cristo.

Dom Luiz Antônio conduziu a segunda palestra, com o tema: Mística e Ética: O ser e o agir do Comunicador. (A Espiritualidade do Comunicador). Dom Luiz lembrou que “O cristão, movido pela mística, torna-se atento e dinâmico. Seu objeto de interesse e ponto de partida é a realidade, as questões concretas e prioritárias que dela emergem. Ele não se detém em discussões estéreis, cansativas e pouco eficazes. Quer tocar e incidir no real”.

O Bispo Auxiliar concluiu com um trecho da carta do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações: “Mas, o Filho do Homem, quando voltar, será que irá encontrar a fé sobre a terra?” (Lc18,8). “Há apenas uma maneira de evitar críticas: não faça nada, não diga nada, e não seja nada” (Frase atribuída a Aristóteles). “O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz”. “Embora ambos [Platão e a verdade] nos sejam caros, o dever moral nos impõe preferir a verdade”.

A irmã Helena Corazza, da Edições Paulinas, segunda palestrante, destacou a importância do trabalho da Pascom nas comunidades, e da comunicação, no conjunto de todas as pastorais das paróquias. Apresentou aos participantes a estrutura da Pastoral da Comunicação no Brasil, com base no diretório de Comunicação da CNBB (Documento 99).

Dom José Francisco, Arcebispo de Niterói, falou um pouco sobre a alegria de participar do Encontro, pediu aos participantes que divulguem a Construção da Nova Catedral nas pastorais paroquiais, e falou sobre o Caminho da Gratidão.

A parte da manhã foi encerrada com as perguntas direcionadas aos palestrantes, destacando os eixos que geram comunhão e interatividade na pastoral: a formação, a articulação, a produção e a espiritualidade. Eles salientaram a importância da pastoral assessorar a paróquia em todas as instâncias de comunicação, e enxergar onde o padre precisa de auxílio e orientação. “A Pascom precisa estar ao lado do padre, como um apoio, e nem sempre concordar com tudo, mas ter o senso crítico daquilo que está sendo feito na paróquia”, disse a Irmã Helena.

Na parte da tarde, os comunicadores puderam também optar por participar de uma das três oficinas, que aconteceram, simultaneamente: Planejamento e estratégia na Pascom; Web, Conteúdo para Redes Sociais; e Processo de produção e entrevista em áudio, transmitindo conhecimentos mais técnicos.

Fonte: Com informações da Arquidiocese de Niterói
Foto: Rita Vasconcelos