Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) 2019-2023

Publicado em 25/03/2019 | Categoria: Notícias |

De 26 a 28 de março de 2019 acontece 98ª reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a primeira deste ano, na sede provisória da entidade, em Brasília (DF).

O órgão, segundo o Estatuto e Regimento da entidade, é responsável pela orientação e acompanhamento da CNBB e dos organismos a ela vinculados. O Conselho Permanente, constituído pela presidência, presidentes das comissões episcopais e membros eleitos dos 18 conselhos episcopais regionais, também tem caráter eletivo e deliberativo.

O destaque da pauta desta edição é a realização da 57ª Assembleia Geral da entidade, que acontece de 1º a 10 de maio deste ano em Aparecida (SP), com análise sobre o texto das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) 2019-2023, a ser aprovado pelos bispos de todo país.

Está prevista na quarta-feira, 27/3, uma bênção ao prédio sede da CNBB, no Setor de Embaixadas Sul, após ter quase 100% de seu processo de reforma, iniciado setembro de 2017, concluído. Concluída a fase, a presidência, assessores e colaboradores da entidade deverão retornar à sede definitiva da entidade.

Os bispos que integram o Conselho Permanente também vão analisar a conjuntura sociopolítica do Brasil bem com o texto: Orientação para a Mídia Católica, o projeto Escolas em Rede, da Associação Nacional de Escolas Católicas (Anec), as iniciativas e o planejamento do Mês Missionário Extraordinário, em outubro deste ano.

O cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, apresentará ao grupo as decisões e compromissos assumidos no Encontro sobre Proteção de Menores, realizado em fevereiro no Vaticano. Assuntos dos 18 regionais da entidade e também outros comunicados, como a Conferência Nacional de Saúde e a campanha SOS Moçambique, também integram a pauta da reunião.