Dia Nacional da Juventude 2018: Jovens unidos pela paz

Publicado em 01/10/2018 | Categoria: Notícias |

Um momento de oração, formação, descontração, aprendizado e show, assim foi o Dia Nacional da Juventude (DNJ) da Arquidiocese de Niterói, o encontro que reuniu milhares de jovens no Rincão do Senhor, em São Gonçalo, no domingo dia 30 de setembro.

O evento teve como proposta refletir sobre as temáticas: “Direitos Humanos”, “Cultura de Paz” e “Políticas Públicas para a Juventude”. Nesse ano, a Campanha da Fraternidade – “Fraternidade e superação da violência” – inspirou o tema.

Com o tema, “Juventude Construindo uma Cultura de Paz”, e lema “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem! Eu venci o mundo” (Jo 16,33), os jovens oriundos dos seis vicariatos da Arquidiocese lotaram o Rincão, que fica no bairro da Água Mineral, em São Gonçalo.

Logo pela manhã, Dudu Amaral animou os jovens, e em seguida, houve a Adoração ao Santíssimo Sacramento, com o Padre Bruno Guimarães. Neste ano, a Santa Missa, aconteceu ao meio-dia, uma novidade.

A Santa Missa foi presidida por Dom José Francisco, e concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Luiz Ricci, o Arcebispo Emérito, Dom Frei Alano, alguns padres e diáconos da Arquidiocese. O Arcebispo, em sua homília, destacou a importância dos jovens na cultura de Paz, e lembrou que eles são responsáveis por levar a Paz ao mundo. Dom José disse aos jovens, que seguir os ensinamentos de Jesus os ajudará a levar a Paz a todos os irmãos.

Ao final da celebração, Dom José convidou o Bispo Auxiliar, a proferir algumas palavras aos presentes e aos que acompanhavam pela LIVE da Arquidiocese e Rádio Anunciadora. O Bispo disse aos jovens, que se alegrava e lembrava que um dia ele já estivera em encontro de jovens, e destacou: “quem sabe muitos de vocês poderão estar aqui em breve”, encorajou os jovens, Dom Ricci.

Padre Marcos Santana (Assessor do Setor Juventude), agradeceu a presença do Arcebispo, do Bispo Auxiliar, do Arcebispo Emérito e todos os presentes, dizendo estar muito feliz pelo bom êxito do encontro, que reuniu um grande número de jovens da Arquidiocese de Niterói.

O evento foi concluído com o show da Banda Dominus, que tem mais de 25 anos, com Léo Rabelo, que é o fundador, vocalista e líder da Banda Dominus. Segundo ele, falar para os jovens sobre a Paz e levá-los a se divertir, de uma forma sadia, propicia à evangelização, levar Jesus na alegria da música católica.

Fonte: Arquidiocese de Niterói