Cristãos do Iraque, uma comunidade ameaçada

Publicado em 08/08/2014 | Categoria: Notícias Papa Francisco |

iraque

Veemente apelo do Papa Francisco em favor dos cristãos perseguidos no Iraque

MP3Os cristãos estão em fuga do Iraque. Os jihadistas do auto-proclamado ‘califado islâmico’ expulsam das cidades conquistadas quem não se converte ao Islão. Desesperada a situação dos refugiados. “O Santo Padre acompanha com viva preocupação as dramáticas notícias que chegam do norte do Iraque sobre uma população indefesa. Particularmente atingidas as comunidades cristãs: é um povo em fuga dos próprios povoados devido à violência que nestes dias está assolando e conturbando a região” – palavras do Padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, ao referir-se na manhã desta quinta-feira à reação do Papa Francisco às últimas notícias que chegam da Planície de Nínive.

O Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Fernando Filoni, declarou à Agência Fides que “os cristãos tiveram que abandonar tudo e foram forçados a seguir, mesmo descalços, em direção ao Curdistão. A situação – continua o Cardeal – é desesperante, pois em Irbil, capital do Curdistão, não existe a intenção de acolhê-los, porque não sabem como hospedar estes milhares de pessoas”.

O Padre Lombardi recordou que no Angelus de 20 de julho o Santo Padre, com profunda dor, já se tinha referido à situação vivida pelos cristãos perseguidos, especialmente no Iraque. Foram estas as declarações do Padre Lombardi:

“À luz dos angustiantes acontecimentos, o Santo Padre renova a sua proximidade a todos os que estão atravessando esta dolorosa provação e une-se aos veementes apelos dos bispos locais, pedindo, juntamente com eles, pelas suas comunidades atribuladas, que surja incessante de toda a Igreja uma prece para invocar do Espírito Santo o dom da paz.”

“Sua Santidade dirige também o seu forte apelo à Comunidade Internacional, para que tome medidas que ponham um fim ao drama humanitário em curso, e aja para proteger quem sofre violências e para assegurar as ajudas necessárias, sobretudo, àqueles mais urgentes, e a tantos os desalojados, cuja sorte depende da solidariedade dos outros.”

O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, recordou mais uma vez as palavras pronunciadas pelo Papa Francisco no Angelus de 20 de julho, quando fez um apelo à consciência de todos: “que o Deus da paz suscite em todos um autêntico desejo de diálogo e de reconciliação. A violência não se vence com a violência. A violência vence-se com a paz! Rezemos em silêncio, pedindo a paz; todos, em silêncio….Maria Rainha da Paz, roga por nós!”. (JE / RS)MP3