Corpus Christi

Publicado em 14/06/2017 | Categoria: Notícias |


tapetes

Veja aqui as fotos da Matriz,  dos tapetes e da celebração no Centro de Niterói, onde os paroquianos da Paróquia São Francisco Xavier vivenciaram o dia de Corpus Christi.

Na quinta-feira, 15 de junho, a Igreja Católica, em todo o mundo, celebra o dia de Corpus Christi, nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar, solenemente, o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Este ano a CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil), estimulou todas as igrejas do Brasil a fazerem uma jornada de oração pelo País.

 

Vicariatos São Gonçalo e Alcântara

Município de São Gonçalo

Neste ano, em São Gonçalo, a confecção dos tapetes acontece no dia 14 de junho, por volta das 22h. Já no dia 15 de junho, data em que se comemora a solenidade de Corpus Christi, os gonçalenses irão se concentrar na rua em frente à matriz São Gonçalo de Amarante, às 07h, e em seguida, às 8h começará a Santa Missa. A Matriz fica na Alameda Pio XII, nº 86, no Centro.

A festa de Corpus Christi costuma reunir milhares de fiéis, para celebrarem a data, nas ruas do centro de São Gonçalo. São esperados mais de 60 mil fiéis na celebração deste ano. São Gonçalo terá a confecção de, aproximadamente, 232 tapetes, totalizando 1,5 km na Rua Dr. Nilo Peçanha. Atualmente,  São Gonçalo possui o maior tapete artístico da América Latina. A Missa campal, em frente à Igreja Matriz terá a presidência do Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias.

Logo após a missa, sairá a procissão, percorrendo os tapetes até o Clube Mauá, onde Dom José Francisco dará a bênção aos fiéis presentes.

Confira a programação:

14 de junho

20h – Montagem dos tapetes

15 de junho

8h – Santa Missa e logo após Solene Procissão Eucarística

________________________________________________________________________

Vicariato Niterói

Município de Niterói

Em Niterói, na tarde do dia 15 de junho, são esperadas mais de 20 mil pessoas na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, a principal da cidade, para a missa campal e a procissão, presididas pelo Arcebispo Dom José Francisco Rezende Dias.

A confecção dos tapetes será às 7h,  do mesmo dia. Serão confeccionados, aproximadamente, 100 tapetes, ao longo da Avenida Amaral Peixoto, cobrindo 550 dos 1000 metros de extensão da via.

No final da missa, haverá uma procissão, até o final da Avenida. Na chegada, o Arcebispo concederá a bênção aos fiéis presentes.

Confira a programação:

15 de junho

7h – Montagem dos tapetes
15h – Louvor
16h – Santa Missa e logo após Solene Procissão Eucarística

________________________________________________________________________

Vicariato Lagos

  • Paróquias São Sebastião (Centro) e Nossa Senhora Aparecida (Bananeiras) – (Araruama)

Seg. 12 de junho, na Matriz às 18h – 1º DIA – TRÍDUO EUCARÍSTICO

Exposição do Santíssimo e Adoração

Pastorais Convidadas: Milícia Imaculada, Movimento Nª. Srª de Guadalupe, O Terço da Divina Misericórdia, Missão Franciscana,

Teatro, Pastoral da Esperança, Vida Consagrada (Irmãs Fátima) e Ordem Franciscana Secular – OFS e Comunidades do Setor 4.

19h – Missa

Ter. 13 de junho, na Matriz às 18h – 2º DIA – TRÍDUO EUCARÍSTICO

Exposição do Santíssimo e Adoração

Pastorais Convidadas: Pastoral Familiar, Legião de Maria, Vicentinos, Pastoral da Saúde, Pastoral da Criança, Obra do Berço, M.E.S.C. e Grupos Jovens (EAC /EJOC/Juventude Missionária) e Comunidades do Setor 1 e 2.

19h – Missa

Qua. 14 de junho, na Matriz às 18h – 3º DIA – TRÍDUO EUCARÍSTICO

Exposição do Santíssimo e Adoração

Pastorais Convidadas: AIDS, Pastoral do Dízimo, Apostolado da Oração, E.C.C., Pastoral do Batismo, IVIC (Cateq., Pós Euc. e Crisma), Renovação Carismática Católica – RCC, e Comunidades do Setor 3.

19h – Missa

Ruas da Cidade 19h – Início da confecção dos tapetes de sal.

Qui. 15 de junho

Clarissas 7h30 – Missa

Matriz 8h30 – Missa Solene – Laudes Gregoriana

Ruas da Cidade 13h – Encerramento da confecção dos tapetes de sal.

  1. Auxiliar 15h – O Terço da Divina Misericórdia

(T. Misericórdia e Todos os grupos Marianos da Paróquia)

  1. Auxiliar 16h30 – Missa Solene Corpus Christi

Procissão pelas ruas da Cidade, Bênção do Santíssimo ao chegar à Matriz

Pça. Matriz 20h – Show Católico –

Obs.: Toda a programação está sujeita a alterações, de acordo com as condições climáticas, sem prévio aviso.

Frei Luiz Fernando Lima Rangel, O.F.M. Conv. – Adm. Paroquial
Endereço:
 Praça São Sebastião, 192, Centro, ARARUAMA.

Informações: (22) 2665-1010

Paróquia São Vicente de Paulo  (São Vicente)

A Paróquia São Vicente de Paulo estará celebrando, no dia 15 de junho do corrente ano, a Solenidade de Corpus Christi (Jo 6,51-58)

A confecção de tapetes será com alimentos não perecíveis, roupas e brinquedos.

Os alimentos e materiais arrecadados serão destinados ao Lar dos Idosos São Francisco de Assis, à Comunidade Divina Cruz (acolhimento de dependentes químicos) e aos trabalhos sociais da Igreja.

 A confecção ocorrerá a partir das 13h, na Praça da Matriz de São Vicente de Paulo.

Temas: Símbolos cristãos e Campanha da Fraternidade 2017 – Tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15).

A Missa às 16h na Igreja Matriz de São Vicente de Paulo.

Endereço: Praça da Matriz, 07, São Vicente de Paulo, ARARUAMA.

Informações: (22) 2666-1347

Paróquia de São Cristóvão  (São Cristóvão)

Missa às 9h, seguida de procissão com Santíssimo pelas ruas do bairro. Exposição na rua dos tapetes, feitos de TNT, antes da Missa
Endereço:
 Av. Lecy Gomes da Costa, s/nº – São Cristóvão – CABO FRIO

Informações: (22) 2647-3471

 

Paróquia São Pedro e São Paulo – ( Tamoios – Cabo Frio ) 

Endereço: Rua da Torre, 168 – Aquarius/Tamoios – Cabo Frio – RJ
Informações: (22) 2644-6001

Paróquia Nossa Senhora da Assunção – ( Centro – Cabo Frio ) 

Na quinta-feira (15/06), data em que a Igreja Católica celebra Corpus Christi, a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, tradicionalmente, prepara, com os fiéis, os festejos para este dia em que comemoramos, em especial, o mistério da Eucaristia, o sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo. A comemoração acontece todos os anos, sempre após o Domingo da Santíssima Trindade. De 12 a 14 de junho, será realizado o Tríduo preparatório.

Durante esses dias de Tríduo, todos os fiéis poderão participar de momentos de Adoração ao Santíssimo, e das Santas Missas, que acontecerão nos seguintes horários: segunda-feira (12) 19h, terça-feira (13) 19h e quarta-feira (14) 19h.

Na sequência da programação, quinta-feira (15), a partir das 07h, se iniciará a confecção dos tapetes de sal, pela Avenida Nossa Senhora da Assunção, e às 16h, acontecerá a Santa Missa na Matriz Auxiliar. Logo após, sairá a procissão com o Santíssimo Sacramento, abençoando nossa cidade de Cabo Frio. Os festejos externos terão como atração da noite a Banda católica Som do Céu.

Sexta-feira (16), as Missas serão nos horários das 07h30 e 19h. A partir das 21h30 subirão ao palco as atrações Juliana Gorito e convidados do The Voice Kids.

Sábado (17) NÃO HAVERÁ MISSA ÀS 16H. A alteração também acontecerá na Missa da noite,  que será às 19h. Nos festejos externos, quem estará animando, às 22h, com um grande show, será a Banda NOHALL,  tocando o melhor do pop rock, samba e MPB.

O pároco, Padre Marcelo Chelles, ainda convida para no domingo, dia (18), participar do tradicional almoço de Corpus Christi na Praça Porto Rocha, após a Santa Missa das 10h30. No almoço, Mari Simas e banda, tocando o melhor da música na atualidade. À noite, os horários das Santas Missas permanecerão os mesmos: 18h e 20h.

Paróquia Santa Rita – Armação de Búzios

07h – Início da confecção dos tapetes com a participação das pastorais e movimentos da paróquia e instituições, entidades e escolas do município.

17h – Missa Solene na Matriz, seguida de procissão.

 ________________________________________________________________________

Vicariato Oceânico

A confecção dos tapetes nas paróquias de São José de Piratininga, São Sebastião de Itaipu, São João Batista de La Salle e Nossa Senhora de Fátima será na Praça do Descobrimento, em Piratininga (atrás do Boliche de Piratininga).

Programação
8h –
 Confecção dos tapetes

15h – Terço da misericórdia
16h – Missa

Endereço: Avenida Cons. Paulo de Mello Kalle, s/nº, Cafubá, Piratininga, NITERÓI 
Informações:
 (21) 2709-7407

A confecção dos tapetes nas paróquias de Nossa Senhora de Fátima (Itaipuaçu-Maricá), São José (São José de Imbassaí-Maricá), Santa Terezinha do Menino Jesus (Rio do Ouro – São Gonçalo) e Nossa Senhora do Amparo (Centro – Maricá) será na Avenida Nossa Senhora do Amparo.

Programação
8h 
– Santa Missa

9h – Confecção dos tapetes

10h – Exposição e Adoração ao Santíssimo
16h – Missa, seguida de procissão e show, com a Ilmar Quintanilha – Comunidade Servir

Endereço: Avenida Nossa Senhora do Amparo, 239, Centro, MARICÁ 
Informações:
 (21) 2637-2111

A paróquia de Nossa Senhora de Fátima e São Sebastião (Tribobó – SG)  participa da confecção, Missa e procissão no Centro de São Gonçalo.

________________________________________________________________________

Vicariato Rural

Município de Itaboraí

A confecção dos tapetes nas paróquias de Nossa Senhora da Conceição (Porto das Caixas), Nossa Senhora de Fátima (Manilha), São João Batista (Centro) e São Pedro Apóstolo (Venda das Pedras) será na Avenida 22 de Maio, no Centro de Itaboraí.

Programação
7h –
 Oração Inicial

12h – Oração do Angelus

15h – Terço da Misericórdia
16h – Santa Missa, na própria Avenida 22 de maio, no Centro de Itaboraí

Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, 15, Centro, ITABORAÍ 
Informações:
  (21) 2635-1066

Paróquia Nossa Senhora do Amparo (Tanguá)

Endereço: Rua Terezinha Campins Gonçalves, 21, Centro, TANGUÁ 
Informações:
  (21) 2747 1220

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Rio Bonito)

Santa Missa na Matriz Auxiliar – 8h
18h seguida de Procissão

“Eucaristia, sacramento de amor, prova de amor” – São Tomás de Aqui.

 

A Paróquia São Francisco de Assis (Apolo II),  participa da confecção, Missa e procissão no Centro de São Gonçalo.

Fonte: Arquidiocese de Niterói



Os comentários estão desativados.